Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos internos > Faturamento > CT-e >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e

cab_nfce


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Neste tópico abordaremos os detalhes dos botões posicionados na parte superior da tela da listagem da CT-e.

 

g15_cte_opcoes

 


 

CT-e

 

       O botão CT-e no topo da listagem dá acesso ao menu com todas as funções da CT-e. Abaixo serão detalhadas todas as funções.

 

       Testar Servidor CT-e: Verifica se o servidor da CT-e do estado do emitente está em operação. Caso esteja tudo ok, retornará a mensagem: "Serviço em Operação"

       Validar e Assinar: Cria o XML da CT-e, fazendo a validação dos dados e assinando digitalmente o XML para posterior transmissão para a Receita. Esta opção somente estará disponível para os documentos ainda não transmitidos. Após validar e assinar, é possível enviar o XML por e-mail e imprimir o DACTE, porém somente estará validada e assinada, não tem valor fiscal e não está autorizado o uso. O Sistema apresentará um retorno da Receita indicando a validação e assinatura da CT-e.

       Transmitir: Transmite o arquivo XML para o servidor da Receita. Após a transmissão, o sistema recebe da Receita o XML com a autorização de uso. O documento somente será válido se a mensagem de retorno for com status de autorizado para uso.

       Imprimir DACTE: Imprime o DACTE. A função de impressão do DACTE só estará disponível depois que o documento for validado e assinado, porém o DACTE somente terá valor quando o documento estiver autorizado. A impressão do DACTE pode ser feita em vídeo ou em impressora. Nas configurações do CT-e é possível configurar a impressora usada para imprimir o DACTE. A impressão do DACTE pode ser feita em retrato ou paisagem.

       Validar, Assinar, Transmitir e Imprimir DACTE: Realiza automaticamente a validação, assinatura, transmissão e impressão do DACTE em uma única operação. Ao finalizar esta operação, se o documento for autorizado, o sistema irá imprimir o DACTE. Esta opção fica disponível apenas em documentos com Status de processados na listagem.

       Consultar CT-e (Atualizar): Consulta no servidor da Receita a situação da CT-e. Se necessário, o Sistema atualiza a situação do documento conforme o status do mesmo na Receita. Tal recurso é muito útil, pois é possível ocorrer uma falha no retorno do XML da Receita para o GDOOR. Esta função só funciona quando o CT-e estiver na listagem como Validado e Assinado.

       Encerrar CT-e: Entende-se como encerramento do CT-e o ato de informar ao fisco, através de Web Service de registro de eventos o fim de sua vigência, que poderá ocorrer pelo término do trajeto acobertado ou pela alteração das informações do CT-e através da emissão de um novo.

       Quando a empresa deve registrar o encerramento de um CT-e? A empresa emitente deverá encerrar o CT-e no final do percurso. Enquanto houver CT-e pendente de encerramento não será possível autorizar novo CT-e, para o mesmo par UF de carregamento e UF de descarregamento, para o mesmo veículo.

Se no decorrer do transporte houver qualquer alteração nas informações do CT-e (veículos, carga, documentação, motorista, etc.), este deverá ser encerrado e ser emitido um novo CT-e com a nova configuração.

       Cancelar CT-e: Cancela o CT-e na Receita e também no Sistema. O prazo para cancelamento do CT-e é de 24 horas, além de não ter ainda iniciado o transporte. Este  tempo é contado a partir do recebimento da autorização de uso do mesmo. O cancelamento somente será possível se o documento estiver com status de Autorizado o uso do CT-e.