Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos internos > Faturamento > CT-e >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e

cab_nfe


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       A tela principal do Conhecimento de Transporte Eletrônico permite o lançamento de um novo CT-e ou alteração de um documento ainda não transmitido.

       Para acessar o módulo de CT-e, acesse o módulo de Faturamento na tela principal do sistema GDOOR e após utilize o atalho CTRL + T.

       Logo abaixo mostraremos imagens das telas do CT-e e detalharemos suas funções.

       Para melhor organização, o módulo de CT-e está disposto da seguinte maneira: cabeçalho, seção principal e rodapé.

 

       No cabeçalho há o botão CT-e, o qual está detalhado no menu Outras funções.


 

Motoristas

 

       Para efetuar a correta emissão do CT-e é necessário efetuar o cadastro dos motoristas, basta clicar na opção Motoristas, seguido do clique no botão novo.

 

g15_cad_mot

 

       O cadastro de motoristas conta com os seguintes campos: CPF, nome do motorista, apelido, telefone e celular.

 


 

Veículos

 

       Para efetuar a correta emissão do CT-e é necessário efetuar o cadastro dos veículos, basta clicar na opção Veículos, seguido do clique no botão novo.

 

g15_cad_vei

 

       O cadastro de veículos conta com os seguintes campos: RENAVAM, placa, tara, capacidade em KG, capacidade em M³, tipo de rodado, tipo de carroceria, tipo de veículo, propriedade do veículo, UF e opção de veículo pertencente.

 

       


 

  Importante!

      Para evitar transtornos na emissão, transmissão ou validação do CT-e, sugerimos que consulte o profissional contábil de sua preferência.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

 

       Para efetuar a geração e emissão do CT-e, basta clicar no botão novo, nesta tela será apresentado as abas: Dados, destinatário, serviço e impostos, informações do CT-e, modal rodoviário e observações.

 

g15_cte_novo

 

Na aba dados, inicialmente é necessário o preenchimento de informações contidas na sub aba Dados do CT-e. Parâmetros referentes a: data/hora da emissão, CFOP, forma de pagamento e locais referentes a emissão e prestação do CT-e compõe esta aba:

 

g15_cte_dados_dados

 

Na aba dados, também é necessário o preenchimento das informações contidas na sub aba Dados Complementares.

Parâmetros referentes a: características do transporte, características do serviço, município de origem, município de destino entre outros campos fazem parte desta aba:

 

g15_cte_dados_dadoscomp

 

Na aba dados, também é necessário o preenchimento das informações contidas na sub aba Dados da retirada.

Parâmetros referentes a: detalhes da retirada e recebedor fazem parte desta aba:

 

g15_cte_dados_dadret

 

Na aba destinatário, possuímos informações referentes ao cliente que irá receber a mercadoria. O cliente já deve estar cadastrado no GDOOR ou poderá ser cadastrado ao abrir a tela de lançamento através da tecla INSERT, conforme imagem:

 

g15_cte_dest

 

Na aba serviços e impostos, possuímos informações referentes ao valor da prestação de serviço. É válido lembrar que todo serviço cadastrado no GDOOR será apresentado quando utilizarmos o botão incluir, porém podemos lançar um novo componente o qual não esteja cadastrado, conforme imagem:

 

g15_cte_ser_imp

 

Na aba informações do CT-e, possuímos informações referentes a carga, documentos e seguros, cada um em sua respectiva aba, conforme imagem:

 

g15_cte_inf_cte

 

Seguindo, possuímos a sub aba documentos, nesta, as notas de vendas podem ser referenciadas, basta clicar no botão incluir e a listagem das notas será exibida conforme imagem:

 

g15_cte_inf_doc

 

Ainda na aba Informações do CT-e, a sub aba seguros está presente. Nesta sub aba é possível efetuar o lançamento dos dados referentes ao seguro da carga, conforme imagem:

 

g15_cte_seg

 

A aba modal rodoviário, contempla informações gerais da carga, como: Previsão de entrega, pedágio, motoristas, veículos, lacres e código do CIOT (Código Identificador da Operação de Transporte):

       

g15_cte_mod_via

       

E para finalizar o menu principal, possuímos a aba Observações. Este espaço é destinado a inserir os CNPJ's autorizados a efetuarem o download do XML no portal do CT-e (http://www.cte.fazenda.gov.br). O cliente necessita ter o certificado digital para efetuar o download.

 

g15_cte_obs

 

 


 

Rodapé

 

       No rodapé estão dispostos os botões padrão de listagem e os botões específicos referente ao módulo de CT-e.

 

g15_cte_rod

               

       DACTE: Utilizado para que seja feita a impressão do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, é uma espécie de DANFE, porém para o CT-e.

 

       Na lateral direita possuímos os seguintes botões:

 
       Validar e Assinar: Cria o XML do CT-e, fazendo a validação dos dados e assinando digitalmente o XML para posterior transmissão para a Receita. Esta opção somente estará disponível para os documentos ainda não transmitidos. Após validar e assinar, é possível enviar o XML por e-mail e imprimir o DACTE, porém somente estará validado e assinado, não tem valor fiscal e não está autorizado o uso. O GDOOR apresentará um retorno da Receita indicando a validação e assinatura da CT-e

       Transmitir: Transmite o arquivo XML para o servidor da Receita. Após a transmissão, o sistema recebe da Receita o XML com a autorização de uso. O documento somente será válido se a mensagem de retorno for com status de autorizado para uso.

       Imprimir DACTE: Imprime o DACTE. A função de impressão do DACTE só estará disponível depois que o documento for validado e assinado, porém o DACTE somente terá valor quando o documento estiver autorizado. A impressão do DACTE pode ser gera apenas na tela ou em impressora. Nas configurações do DACTE é possível configurar a impressora usada para imprimir o DACTE. A impressão do DACTE pode ser feita em retrato ou paisagem.

       Validar, Assinar, Transmitir e Imprimir DACTE: Realiza automaticamente a validação, assinatura, transmissão e impressão do DACTE em uma única operação. Ao finalizar esta operação, se o documento for autorizado, o sistema irá imprimir o DACTE. Esta opção fica disponível apenas em documentos com Status de processados na listagem.