Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos internos > Faturamento > MDF-e >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico - Tela de lançamento

cab_nfe


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       A tela principal do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico permite o lançamento de um novo MDF-e ou alteração de um documento ainda não transmitido.

       

       Para acessar o módulo de MDF-e, acesse o módulo de Faturamento na tela principal do sistema GDOOR e após utilize o atalho CTRL + M.

       

       Logo abaixo mostraremos imagens das telas do MDF-e e detalharemos suas funções.

 

       Para melhor organização, o módulo de MDF-e está disposto da seguinte maneira: cabeçalho, seção principal -a qual está dividida em 4 abas - e rodapé.

 

       No cabeçalho há o botão MDF-e, o qual está detalhado no menu Outras funções.

 

       Abaixo seguem detalhes referentes à seção principal.

 


 

Dados Gerais

 

       Os dados gerais do MDF-e é destinado para que sejam informados os dados da série utilizada, data e hora de emissão, UF onde será finalizado o manifesto, CIOT, municípios de carregamento e UF´s do percurso.

 

gdoor14_mdfe_dadosgerais

 

       Status: Mostrará o status da MDF-e. Podendo ser transmitida, processada, validada e assinada, cancelada e assim por diante.

       Chave da MDF-e: Ao validar, assinar e transmitir o manifesto de documentos fiscais eletrônico, o sistema receberá a chave da MDF-e e gravará no campo em questão.

       MDF-e nº: Número (sequencial)  do manifesto de documentos fiscais eletrônico que está sendo lançado. Esta numeração é gerada automaticamente pelo sistema e não pode ser alterada.

       Série: Série do manifesto de documentos fiscais eletrônico que está sendo lançado, conforme configuração do MDF-e.

       Data/hora emissão: Data e hora de emissão da MDF-e.

       UF final: Unidade Federativa (estado) final do manifesto que está sendo lançado. Esta informação será utilizada para informar ao sistema qual é o destino final da mercadoria transportada.

       CIOT: Código Identificador da Operação de Transporte. O CIOT deverá ser obtido pelo transportador de carga, quando contratar TAC (Transportador Autônomo de Carga) mediante cadastramento de operação de frete junto à empresas credenciadas à ANTT.

 

       Municípios de carregamento: Município onde será carregada a mercadoria no veículo para o transporte até o destino da mercadoria. Este carregamento pode ocorrer mais de uma vez por transporte, ou seja, as mercadorias podem ser recolhidas no decorrer do percurso. Esta informação deverá constar no Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico.

 

       Para cadastramento dos municípios de carregamento, basta clicar no botão Adicionar município de carregamento, que abrirá a seguinte seção de cadastramento:

 

gdoor14_mdfe_cadmuncarr

 

       Após a abertura do local para inserção da UF, basta incluir tal informação e digitar no quadro de Município o nome do Município desejado, o sistema auto-completará o campo trazendo o nome do município de acordo com o que vai sendo digitado e mostrará apenas cidades referentes ao UF informado anteriormente. Por fim, basta apertar a tecla Enter que a informação será inserida no quadro logo ao lado.

       Caso haja mais de um carregamento durante o percurso, basta informar o Estado (UF) e o novo Município adicionando à listagem quantos forem necessários.

       Caso desejavel remover algum dos município inclusos na listagem, basta clicar sobre o registro e após clicar no botão Remover.

 

       UFs do percurso: Neste quadro deve-se informar todas as UF´s pelas quais o manifesto irá passar. Não é necessário incluir a UF de saída nem a UF final (de descarregamento), apenas as UF´s que fazem parte do percurso.

       Esta informação é muito importante, pois caso seja preenchida incorretamente, o documento não será validado junto ao SEFAZ. Durante a validação o sistema verificará se os estados informados possuem relação com o percurso e se possuem ligação (fronteira) entre eles.

Por ex.: Uma carga que sairá do RS até o RJ, obrigatoriamente deve estar passando por SC e PR, podendo ou não passar do PR para SP e por fim RJ. Como também poderá sair do PR para MS, GO, MG e por fim RJ e assim por diante.

       Caso desejavel remover alguma das UF´s informadas, basta clicar sobre a UF e após clicar no botão Remover.

 


 

Documentos

 

       Nesta aba são informadas as notas fiscais que fazem parte do MDF-e e também o peso e valor das mercadorias.

 

gdoor14_mdfe_documentos

 

       Adicionar município de descarga: Campo para inclusão do município em que a(s) mercadoria(s) será(ão) descarregada(s).

 

       Para cadastramento do município de descarga, basta clicar no botão Adicionar município de descarga, que abrirá a seguinte seção de cadastramento:

 

gdoor14_mdfe_cadmundesc

       Após a abertura do local para inserção da UF, basta incluir tal informação e digitar no quadro de Município o nome do Município desejado, o sistema auto-completará o campo trazendo o nome do município de acordo com o que vai sendo digitado e mostrará apenas cidades referentes ao UF informado anteriormente.

 

       Adicionar NF-e: Botão utilizado para acesso à tela para escolha das notas fiscais que farão parte do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico. Ao clicar no botão em questão apresentará a tela conforme mostrado abaixo. Nesta, basta marcar a NF-e desejada e após, clique em Concluir para que a mesma seja inserida na listagem das notas. Faça o procedimento tantas vezes seja necessário para escolha de todos os documentos que irão compor o Manifesto. Esta opção estará acessível somente se o sistema estiver configurado para emissão da NF-e.

 

gdoor14_mdfe_selecnfe

 

       Adicionar NF: Botão utilizado para acesso à tela de escolha das notas fiscais (formulário) que farão parte do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico. Esta opção funcionará exatamente igual à opção para adição das notas fiscais eletrônicas (conforme explicado acima), porém ficará acessível somente se o sistema estiver configurado para emissão de notas fiscais em formulário contínuo.

 

       Adicionar CT-e: Botão utilizado para acesso à tela de escolha de CT-e´s que farão parte do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico.

 

gdoor14_mdfe_adcct

 

 

 

               Tipo de documento: Campo utilizado para escolha de qual tipo de documento será importado. Pode-se por este campo escolher tanto o CT-e quanto o CT. Abaixo seguem detalhes a respeito da utilização da opção CT-e.

               Adicionar CT-e:

                       Chave do CT-e: Campo para informar a Chave de autorização do CT-e junto a SEFAZ.

                       Segundo código de barras (opcional): Campo para informar o código de barras adicional do CT-e.

                       Peso da carga (opcional): Campo para informar o peso da carga que consta no CT-e. Caso essa informação seja utilizada, o valor será somado ao total de peso já informado no MDF-e anteriormente.

 

       Adicionar CT: Botão utilizado para acesso à tela de escolha de CT´s que farão parte do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico.

 

gdoor14_mdfe_adccte

 

 

 

               Tipo de documento: Campo utilizado para escolha de qual tipo de documento será importado. Pode-se por este campo escolher tanto o CT-e quanto o CT. Abaixo seguem detalhes a respeito da utilização da opção CT.

               Adicionar CT:

                       Número: Campo para informar o número do CT que está sendo importado para o MDF-e.

                       Série: Série do CT que está sendo importado para o MDF-e.

                       Subsérie: Subsérie do CT que está sendo importado para o MDF-e.

                       Data de emissão: Data de emissão CT que está sendo importado para o MDF-e.

                       Valor total: Valor total do CT que está sendo importado para o MDF-e.

                       Peso da carga (opcional): Campo para informar o peso da carga que consta no CT. Caso essa informação seja utilizada, o valor será somado ao total de peso já informado no MDF-e anteriormente.

       

       Remover: Utilizado para remover algum documento da listagem. Para tanto basta clicar sobre o documento desejado e após, clicar no botão Remover.

 

       Peso bruto total da carga: Campo utilizado para informar o peso bruto total da carga que será carregada no manifesto em questão. Este poderá ser em KG (Kilograma) ou TON. (Tonelada).

       Valor da mercadoria transportada: Campo para informar o valor total dos documentos que serão carregados no manifesto. Este campo calculará automaticamente o valor das notas e preencherá no campo em questão. O valor poderá ser alterado manualmente caso desejado.

 


 

Modal Rodoviário

 

       Na aba de Modal Rodoviário são lançadas as informações referentes ao Condutor, Veículo, Reboque e pedágio que fazem parte do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico.

 

gdoor14_mdfe_modal

 

Condutores: Nesta seção da tela são informados e/ou cadastrados os condutores que farão parte do Manifesto. Para efetuar o cadastramento, basta clicar no botão Cadastrar ao lado direito da tela.

       Ao clicar em Cadastrar, abrirá a seguinte tela:

 

gdoor14_mdfe_cadmotorista

 

       A tela de cadastro de motorista segue o mesmo padrão das demais telas de cadastro do sistema, inclusive com relação aos botões padrão do rodapé.

       Para melhor organização, a tela de cadastro é dividida em 2 partes:

       

       Listagem: Na listagem aparecerão os condutores já cadastrados e suas informações de cadastro.

       Ficha de Cadastro: Na ficha de cadastro são inseridas as informações para o cadastramento do condutor.

 

       Na ficha de cadastro existem os seguintes campos:

 

       Código: Código numérico gerado automaticamente pelo sistema de forma sequencial, não sendo permitida sua alteração.

       CPF: Número do CPF do condutor cadastrado.

       Nome do Motorista: Nome do condutor cadastrado.

       Apelido: Apelido pelo qual o condutor é conhecido.

       Telefone: Número de telefone fixo do condutor cadastrado.

       Celular: Número do telefone celular do condutor cadastrado.

 

       Para inclusão de um condutor já cadastrado basta utilizar o botão gdoor14_mdfe_mais e escolher o condutor na listagem que será apresentada. Caso desejado remover algum dos condutores informados, basta clicar no mesmo e após utilizar o botão gdoor14_mdfe_menos.

       

Veículo: Nesta seção da tela são informados e/ou cadastrados os veículos que farão parte do Manifesto. Para efetuar o cadastramento, basta clicar no botão Cadastrar ao lado direito da tela.

       Ao clicar em Cadastrar, abrirá a seguinte tela:

 

gdoor14_mdfe_cadveiculos

 

       A tela de cadastro de veículos segue o mesmo padrão das demais telas de cadastro do sistema, inclusive com relação aos botões padrão do rodapé.

       Para melhor organização, a tela de cadastro é dividida em 2 partes:

       

       Listagem: Na listagem aparecerão os reboques/veículos já cadastrados e suas informações de cadastro. Nesta tela aparecerão tanto os veículos (Tração) quanto os Reboques, pois se trata da mesma tela de cadastro de veículos, porém somente os veículos cadastrados como 0-Tração podem ser utilizados na seção Veículo.

       Ficha de Cadastro: Na ficha de cadastro são inseridas as informações para o cadastramento do veículo.

 

       Na ficha de cadastro de veículos existem os seguintes campos:

 

       Código: Código numérico gerado automaticamente pelo sistema de forma sequencial, não sendo permitida sua alteração.

       Renavam: Código do Registro Nacional de Veículos Automotores do veículo que está sendo cadastrado.

       Placa: Placa do veículo cadastrado.

       Tara (KG): Peso próprio do veículo vazio em KG.

       Capacidade em KG: Capacidade máxima de carga do veículo em KG.

       Capacidade em M³: Capacidade máxima de carga do veículo em M³

       Tipo de Rodado: Campo para informar qual é o tipo de rodado do veículo cadastrado. As opções são: 00-Não aplicável, 01-Truck, 02-Toco, 03-Cavalo Mecânico, 04-VAN, 05-Utilitário e 06-Outros.

       Tipo de Carroceria: Campo para informar qual é o tipo de carroceria do veículo cadastrado. As opções são: 00-Não Aplicável, 01-Aberta, 02-Fechada/Baú, 03-Granelera, 04-Porta Container e 05-Slider.

       Tipo de Veículo: Tipo de veículo cadastrado. As opções são: 0-Tração ou 1-Reboque.

       Prop. do Veículo: Campo para informar se o veículo é Próprio ou de Terceiro.

       UF: Unidade Federativa (Estado) do veículo cadastrado.

 

       Veículo Pertence à empresa emitente do CT-e: Campo para informar se o veículo é pertencente à empresa que emite o CT-e.

 

       Caso na opção acima for escolhida a opção Não, o sistema abrirá uma nova seção no cadastro de veículos, esta seção terá as seguintes informações:

 

       Proprietário do veículo

               Tipo de documento: Tipo do documento que será utilizado no cadastramento dos dados do proprietário do veículo, CNPJ ou CPF.

               CNPJ/CPF: Número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica ou Cadastro Nacional de Pessoa Física do proprietário do veículo cadastrado.

               RNTRC: Campo para informar o Código do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, que é obrigatório a todos os que prestam serviços de transporte rodoviário de cargas no País, sejam empresas de transporte ou transportadores autônomos.

               Inscrição Estadual: Número da Inscrição Estadual do proprietário do veículo cadastrado.

               IE Isento: Campo para marcar caso a Inscrição Estadual do proprietário do veículo seja Isenta.

               UF: Unidade Federativa (Estado) do proprietário do veículo cadastrado.

               Tipo de Proprietário: Campo para informar qual o tipo de proprietário do veículo, se é P-Próprio ou de T-Terceiros.

               Razão Social/Nome: Nome ou Razão Social do proprietário do veículo cadastrado.

 

       Para escolha de um veículo já cadastrado basta utilizar o botão gdoor14_mdfe_refresh e escolher o veículo na listagem que será apresentada.

 

       Veículo de terceiros: Campo para preenchimento caso o veículo utilizado seja de terceiros. Este campo terá informação somente se no cadastro do veículo for marcada a opção Veículo pertence à empresa emitente do CT-e = Não.

 

Reboques: Nesta seção da tela são informados e/ou cadastrados os reboques, caso utilizados, que farão parte do Manifesto. Para efetuar o cadastramento, basta clicar no botão Cadastrar ao lado direito da tela.

       Ao clicar em Cadastrar, abrirá a seguinte tela:

 

gdoor14_mdfe_cadreboque

 

       A tela de cadastro de reboques segue o mesmo padrão das demais telas de cadastro do sistema, inclusive com relação aos botões padrão do rodapé.

       Para melhor organização, a tela de cadastro é dividida em 2 partes:

       

       Listagem: Na listagem aparecerão os reboques/veículos já cadastrados e suas informações de cadastro. Nesta tela aparecerão tanto os veículos (Tração) quanto os Reboques, pois se trata da mesma tela de cadastro de veículos, porém somente os reboques podem ser utilizados na seção Reboques.

       Ficha de Cadastro: Na ficha de cadastro são inseridas as informações para o cadastramento do reboque, este cadastro nada mais é do que o cadastro de veículos conforme  detalhado anteriormente.

 

       Para inclusão de um Reboque já cadastrado basta utilizar o botão gdoor14_mdfe_mais e escolher o reboque na listagem que será apresentada. Caso desejado remover algum dos reboques informados, basta clicar no mesmo e após utilizar o botão gdoor14_mdfe_menos.

 

Vales pedágio: Nesta seção da tela são cadastrados os vales pedágio do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico.

 

gdoor14_mdfe_cadpedagio

 

       O cadastramento destas informações se dá diretamente na tela principal, sem necessidade de abertura de uma nova tela para tal. Para iniciar o cadastramento basta clicar no botão gdoor14_mdfe_mais que abrirá o modo de edição diretamente na grid.

 

       Os campos disponíveis para cadastramento são:

 

       CNPJ fornecedor: Campo para informar o CNPJ da Empresa Fornecedora do Vale-Pedágio, ou seja, empresa que fornece ao Responsável pelo Pagamento do Vale-Pedágio os dispositivos do Vale-Pedágio.

       CNPJ responsável: Campo para informar o CNPJ do responsável pelo pagamento do Vale Pedágio. Informar somente quando o responsável não for o emitente do MDFe.

       Comprovante de compra: Campo para informar o Número de ordem do comprovante de compra do Vale-Pedágio fornecido para cada veículo ou combinação veicular, por viagem.

 

       Caso necessário remover algum registro do grid, basta selecionar o registro desejado e após clicar no botão gdoor14_mdfe_menos.

 


 

Informações Adicionais

 

       Aba onde são informados os complementos e observações do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico.

 

gdoor14_mdfe_infadic

 

       Informações complementares: Campo para digitação de informações adicionais para o MDF-e.

       Observações (Livros fiscais): Campo para informação das observações da MDF-e que irão para os livros fiscais.

 


 

Rodapé

 

       No rodapé estão dispostos os botões padrão de listagem e os botões para validação\transmissão do MDF-e.

 

gdoor14_mdfe_rodape

 

       Os botões padronizados são basicamente os mesmos dos demais módulos, porém também possui 2 botões diferentes que são específicos para o MDF-e.

       

       Encerrar: Utilizado para efetuar o encerramento do documento, fazendo com que seja possível lançar uma nova rota

       DAMDFE: Utilizado para que seja feita a impressão do documento auxiliar do manifesto de documentos fiscais eletrônico, é uma espécie de DANFE, porém para o MDF-e.

 

       Na lateral direita estão os botões para validação\transmissão do MDF-e.

 
       Validar e Assinar: Cria o XML da MDF-e, fazendo a validação dos dados e assinando digitalmente o XML para posterior transmissão para a Receita. Esta opção somente estará disponível para os documentos ainda não transmitidos. Após validar e assinar, é possível enviar o XML por e-mail e imprimir o DAMDFE, porém somente estará validada e assinada, não tem valor fiscal e não está autorizado o uso. O Sistema apresentará um retorno da Receita indicando a validação e assinatura da MDF-e.

       Transmitir: Transmite o arquivo XML para o servidor da Receita. Após a transmissão, o sistema recebe da Receita o XML com a autorização de uso. O documento somente será válido se a mensagem de retorno for com status de autorizado para uso.

       Imprimir DAMDFE: Imprime o DAMDFE. A função de impressão do DAMDFE só estará disponível depois que o documento for validado e assinado, porém o DAMDFE somente terá valor quando o documento estiver autorizado. A impressão do DAMDFE pode ser feita em vídeo ou em impressora. Nas configurações do MDF-e é possível configurar a impressora usada para imprimir o DAMDFE. A impressão do DAMDFE pode ser feita em retrato ou paisagem.

       Validar, Assinar, Transmitir e Imprimir DAMDFE: Realiza automaticamente a validação, assinatura, transmissão e impressão do DAMDFE em uma única operação. Ao finalizar esta operação, se o documento for autorizado, o sistema irá imprimir o DAMDFE. Esta opção fica disponível apenas em documentos com Status de processados na listagem.