Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos internos > Ordem de Serviço >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Ordem de Serviço - Tela de lançamento

cab_movimentacoes


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       A tela principal do módulo de Serviços permite o cadastramento de uma nova Ordem de Serviços, fazer alteração e manutenção em Ordens de Serviços ainda não encerradas, e também fazer a visualização de Ordens já encerradas. Abaixo imagem da tela principal do Módulo de Serviços.

 

gdoor14_os_ficha

 

       A tela de Serviços pode ser divididas em sete partes: Menu superior, Cabeçalho, Dados do Cliente\Informações Complementares, Dados do Objeto, Serviços Prestados\Peças Utilizadas e Rodapé.

 


 

Menu Superior

 

       Acesso às opções para cadastramento de Serviços, Técnicos, Objetos, Atividades e visualização da Agenda.

 


 

Cabeçalho

 

       O cabeçalho da tela em questão é destinado para que sejam informados: data e hora do chamado, data e hora prevista, tempo previsto e efetivo, informações complementares, situação da ordem, tipo de atendimento, nome do atendente, status da ordem, data e hora da entrega e encerramento da Ordem de Serviços.

 

gdoor14_os_cabecalho_ficha

 

       Os campos disponível no cabeçalho da Ordem de Serviços são:

 

       Número da Ordem de Serviços: Número sequencial para a Ordem de Serviços.

       Data do Chamado: Data da abertura da Ordem de Serviço.

       Tipo de Atendimento: Campo para informar o tipo de atendimento (Garantia, Avulso, Contrato, Pagamento, etc...). Os tipos de atendimentos devem ser cadastrados nas configurações para os módulo de Serviços, antes de começar a utilização do módulo de Serviços. Se no tipo de atendimento a opção utilizada for Contrato, ao transferir um objeto para a OS, o sistema verificará se a data final do contrato é menor do que a data do chamado e solicitará ao usuário se o mesmo deseja ou não continuar o atendimento.

Caso seja utilizada a opção Garantia, o sistema permitirá salvar serviços com o valor zerado. O não preenchimento deste campo não permitirá a transfêrencia de objetos para a ordem, porém é possível continuar a digitação dos objetos na própria ordem de forma manual, independente de estar ou não cadastrado.

       Atendente: Nome da pessoa que fez o atendimento ou preenchimento da Ordem de Serviço. O nome do atendente será buscado no cadastro de vendedores.

       Data e Hora Prevista: Campo para preencher a data e hora prevista que o serviço será executado. Com este campo preenchido o sistema irá fazer o agendamento da Ordem de Serviço. Ao clicar no ícone o sistema irá mostrar um calendário para a escolha do dia.

       Tempo Previsto/Efetivo: Campo para digitar o tempo previsto para conclusão do serviços. Ao clicar no botão gdoor14_os_botaorelogio o sistema irá começar a contagem do tempo efetivo da execução do serviço. Para parar o tempo e preencher o campo com o tempo efetivo, clique no botão gdoor14_os_botaorelogioaberto.

       Data/Hora da Entrega: Campo para preencher a data e hora da entrega do Objeto pronto. Ao preencher este campo o Sistema irá considerar a Ordem de Serviço encerrada, porém se faz necessário haver algum valor na OS para tal. Ao utilizar esta opção, o status da OS mudará para entregue e não permitirá mais que esta seja editada.

       Finalizar OS: Botão utilizado para finalização da OS independente de como esteja o status e a situação da mesma, porém deverá possuir algum valor informado na OS para tal. O status será alterado para encerrada, podendo posteriormente ser reaberta ou inserida data e hora de entrega.

 


 

Dados do cliente:

 

gdoor14_os_dadoscliente

 

       Aba destinada às informações gerais do cliente selecionado para a OS, como:

 

       Código: Campo que mostrará o código do cliente selecionado. Não permite edição.

       Nome do cliente: Campo destinado à busca do cliente. O sistema permite a busca pelo código, nome ou cnpj do cliente. Trará a relação de clientes cadastrados assim que começar a digitação do nome do cliente. O Sistema fará um filtro mostrando apenas os clientes encontrados conforme a digitação. No topo do campo na cor azul o sistema mostrará o telefone de contato cadastrado na ficha do cliente selecionado. Neste campo é possível acessar a agenda de contato por meio do botão gdoor14_os_agendacontato. Esta opção funcionará apenas com a OS em modo de edição e com o cliente já preenchido. Ao sair deste campo, caso esteja configurado para verificar inadimplência, o sistema verificará e após solicitará a continuidade ou não no lançamento da O.S. caso o cliente esteja inadimplente.

       Contato: Destinado à informação do contato cadastrado no cliente utilizado no lançamento da OS. Este campo não permite edição.

       CNJP: CNPJ do cliente selecionado. Campo preenchido automaticamente de acordo com o cliente escolhido. Este campo permite a digitação do CNPJ para consulta do cliente cadastrado. Por este campo, utilizando o botão gdoor14_os_botaocnpj é possível efetuar uma consulta diretamente no banco de dados do Sintegra para que busque o cliente pelo CNPJ e automaticamente cadastre-o na base de dados do Gdoor. Abaixo, segue exemplo da tela utilizada para tal procedimento.

 

gdoor14_consultacnpj

 

       Inscrição Estadual: Inscrição Estadual do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Logradouro: Endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente. Clicando no botão gdoor14_botaologradouro, abrirá o googlemaps no navegador para visualização do endereço do cliente.

       Número: Número cadastrado junto ao endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Complemento: Complemento cadastrado junto ao endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Bairro: Bairro do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       CEP: CEP do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       UF: * Unidade Federativa (estado) do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Município: Cidade do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Telefone: Número do telefone do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Fax: Número do fax do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Celular: Número do celular do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

 


 

Informações Complementares:

 

gdoor14_os_infcomplem

 

       Aba destinada à informações complementares da O.S. Neste campo é possível preencher livremente com qualquer informação desejada.

       Toda informação constante neste quadro, será impressa na OS e visualizada na última coluna do grid da listagem das O.S.´s.

 


 

Dados do Objeto:

 

gdoor14_os_dadosobjetos

 

       Os campos disponível na seção de Dados do Objeto da Ordem de Serviços são:

 

       Descrição do Objeto:* Este campo é destinado a informação do nome do objeto ao qual será prestado o serviço. Ele pode ser alimentado automaticamente através da transferência de um objeto cadastrado para a OS ou informado diretamente na própria OS, sem a necessidade de ter um Objeto cadastrado.

       Código...: Apresenta o código do Objeto cadastrado previamente. Esta informação só é mostrada se o Objeto for transferido do cadastro de Objetos em Contrato para a O.S..

       Controle/Prisma: Campo utilizado para controle interno do usuário. Pode ou não ser obrigatório dependendo da Configuração de serviços, na opção: Fazer verificação de nº de controle.

       Marca: Chave para Busca: (Campo personalizado 1): Mostrará o nome do campo configurado previamente nas configurações de Serviços - Campos identificadores do objeto e a opção de marcar o mesmo para funcionar como chave de busca através do identificador nas Ordens já lançadas. Ao sair do campo, caso encontre a informação digitada neste identificador, o sistema irá substituir todos os campos do objeto pela informação respectiva encontrada. Para tornar este campo como uma chave para busca, basta clicar na opção de busca em frente ao nome do campo.

       Modelo: Chave para Busca: (Campo personalizado 2): Este campo possui a mesma funcionalidade do 1º campo explicado (Campo personalizado 1), porém trazendo a descrição do campo personalizado 2.

       Serial: Chave para Busca: (Campo personalizado 3): Este campo possui a mesma funcionalidade do 1º campo explicado (Campo personalizado 1), porém trazendo a descrição do campo personalizado 3.

       Cor: Chave para Busca: (Campo personalizado 4):Este campo possui a mesma funcionalidade do 1º campo explicado (Campo personalizado 1), porém trazendo a descrição do campo personalizado 4.

       Limpa busca pelos campos do objeto: Opção utilizada para que o sistema não faça mais a busca por nenhum dos campos dos identificadores.

       Problema Reclamado: Descrição do que está ocorrendo com o objeto a ser consertado.

       Próxima Revisão/Garantia: Campo para informar a próxima revisão ou a data de garantia da Ordem de Serviço. Ao entrar no campo, o sistema automaticamente preenche para 30 dias após a data do chamado, podendo ser alterado manualmente pelo usuário.

 


 

Serviços Prestados:

 

gdoor14_os_servicosprestados

 

       Os campos disponível na seção de Serviços Prestados são:

 

       Serviço Prestado: Neste campo será informado o serviço que está sendo prestado na Ordem de Serviço. Ao iniciar a digitação do nome do serviço, abrirá a tela de busca dos serviços de acordo com as letras ou códigos que são digitados. Obrigatoriamente é necessário ter o serviço cadastrado no cadastro de serviços do sistema.

       Nome do Técnico: O nome do técnico que irá prestar o serviço deve ser informado para que o serviço seja agendado ao técnico escolhido. Obrigatoriamente é necessário ter o técnico cadastrado no cadastro de técnicos.

       Data: Data em que o técnico iniciará o serviço. A agenda irá se basear nesta data.

       Hora: Hora em que o técnico iniciará o serviço. A agenda também irá se basear nesta informação.

       Tempo: Tempo que o técnico irá utilizar para efetuar o serviço. Inicialmente o tempo será mostrado como 30 minutos, porém pode ser alterado para o tempo necessário.

       Qtd: Quantidade de serviço prestado. Se o serviço for cadastrado em tempo, a cobrança do total será convertida de acordo com esta informação.

       Valor Unitário: Valor unitário do serviço prestado.

       Valor Total: Valor total individual do item de serviço lançado.

       Descrição da Atividade: É uma visualização do que foi cadastrado no cadastro de serviço.

 

       Para excluir um item de uma linha, basta utilizar o botão gdoor14_botaox

       Para incluir informações adicionais ao serviço cadastrado, deve-se utilizar o botão balaozinho. Esta informação será impressa na Ordem de Serviço e na Nota fiscal eletrônica de Serviço.

       

       No grid de lançamento dos serviços, não é possível lançar duas vezes o mesmo serviço, apenas aumentar a quantidade já existente. Caso lançado um serviço de forma duplicada, o sistema automaticamente avisará o usuário e posicionará o cursor em cima da quantidade do serviço anteriormente lançado.

 


 

Peças Utilizadas:

 

gdoor14_os_pecasutilizadas

 

       Os campos disponível na seção de Peças Utilizadas são:

 

       Descrição da Peça: Neste campo será informado o produto/peça que foi utilizada na Ordem de Serviço. Ao iniciar a digitação do nome do produto, abrirá a tela de busca dos produtos de acordo com as letras ou códigos que são digitados. Obrigatoriamente é necessário ter o produto cadastrado no cadastro de Estoque.

       Qtd.: Quantidade de peças utilizadas.

       Unitário: Valor unitário da peça. Caso o valor esteja zerado no cadastro de estoque, buscará como padrão o valor de R$0,01.

       Total: Valor total do ítem.

       gdoor14_botaoincluir: Ao clicar neste botão ou utilizar a tecla Insert o sistema abrirá a busca de produtos.

       Para excluir um item de uma linha, basta utilizar o botão gdoor14_botaox.

       Para incluir informações adicionais às peças\produtos cadastrados, deve-se utilizar o botão balaozinho. Esta informação será impressa na Ordem de Serviço e na Nota fiscal eletrônica.

 

       No grid de lançamento das peças\produtos, não é possível lançar duas vezes o mesmo item, apenas aumentar a quantidade já existente. Caso lançado um item de forma duplicada, o sistema automaticamente avisará o usuário e posicionará o cursor em cima da quantidade do item anteriormente lançado.

 


 

Rodapé:

 

 

gdoor14_os_rodape

 

       Além dos botões padrão, no rodapé da Ordem de Serviço são disponibilizadas as seguintes informações:

 

       Valor Bruto dos Serv..: Valor total bruto do serviço sem os descontos.

       Desconto nos Serviços: Valor total dos descontos informados nos serviços.

       Total dos Serviços: Soma de todos os serviços lançados na Ordem de Serviço.

       Valor Bruto das Peças: Valor total bruto das peças sem os descontos.

       Desconto nas Peças: Valor total dos descontos informados nas peças.

       Total das Peças: Soma de todos os produtos\peças lançados na Ordem de Serviço.

       Desconto Total: Campo para que seja informado o valor do desconto para a Ordem de Serviço. Este valor não é rateado em nenhum dos produtos ou serviços, apenas é acrescentado ao valor total da Ordem. Esta informação é lançada automaticamente na nota fiscal quando a O.S. é faturada.

       Valor do Frete: Campo para que seja informado o valor do frete para a Ordem de Serviço. Este valor não é rateado em nenhum dos produtos ou serviços, apenas é acrescentado ao valor total da Ordem. Esta informação é lançada automaticamente na nota fiscal quando a O.S. é faturada.

       Total da Ordem: Soma total dos itens de serviço e produto da ordem de serviço. Neste valor soma-se o frete e subtrai-se os descontos.

 

       Para editar os descontos nos serviços e peças é necessário clicar no botão gdoor14_botaodesconto. Ao clicar neste botão, caso não haja nenhuma informação no campo, o sistema liberará para alteração. Caso contrário o sistema retornará a seguinte mensagem:

 

gdoor14_os_avisodesconto

 

       Ao confirmar no botão Sim o sistema liberará o campo para edição.

       O desconto informado no campo será calculado sobre o valor Bruto, portanto deve-se tomar como base este campo para que se aplique o valor correto do desconto desejado.

 

       Botão Recibo: Imprime o recibo de entrega da Ordem de Serviço.

       Botão NFS-E: Este botão estará disponível apenas se houver a configuração para transmissão de nota fiscal eletrônica de serviço (NFS-e). Verifique no site Gdoor a relação das cidades atendidas.

 

       Gerar Financeiro do Valor dos Serviços

               - Forma de Recebimento: Esta opção será apresentada somente se a NFS-e estiver configurada e com o usuário com permissão de lançamentos no módulo financeiro do sistema.

       Ao marcar a opção de Gerar Financeiro, o sistema automaticamente solicitará a forma de pagamento e mostrará a tela do respectivo lançamento de acordo com a opção utilizada.

       Caso utilizada a opção À Vista, apresentará a seguinte tela para lançamento no livro caixa do sistema:

 

gdoor14_os_caixavista

 

       Caso utilizada a opção À Prazo, será apresentada a seguinte tela para lançamento das parcelas no Contas a Receber:

 

gdoor14_os_receber

 

       Na tela de parcelamento, é possível configurar o nº de parcelas, intervalo de dias ou dia específico de vencimento, assim como a configuração dos juros para parcelamento. A taxa de juros, o nº de parcelas e o intervalo de dias entre parcelas são buscados das configurações do sistema, porém é possível alterá-los manualmente nas opções citadas anteriormente.

 

       Ao efetuar o lançamento no contas a receber, o sistema assumirá o número do documento como sendo a palavra "OS" mais o número da Ordem de Serviço.

       Caso a NFS-e seja cancelada, os lançamentos no contas a receber e\ou do caixa serão estornados, desde que não estejam quitados.

       

       As opções de caixa e parcelamento somente serão acionadas se houver transmissão da NFS-e. De acordo com o provedor do serviço, esta tela poderá ser apresentada antes ou ao final da transmissão da NFS-e.