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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Notas de compra - Tela de lançamento

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       A tela principal do módulo de Nota de Compra permite a digitação de uma nova Nota de compra de Mercadoria. A digitação da nota de compra, terá que ser um espelho da nota de venda emitida pelo fornecedor, exceção feita para CFOP, que terá que ser uma CFOP de compra. Ao tentar sair da tela principal com uma nota em edição (pedido já gravado anteriormente) para a listagem ou para outro módulo, o sistema informará ao usuário que há uma nota em edição e não deixará sair da tela sem que grave a alteração ou clique no botão Desfazer. Abaixo imagem da tela principal do módulo de Nota de Compras.

 

gdoor14_notacompra_telalanc

 

       A tela do módulo de Nota de Compras pode ser dividida em quatro partes:

 


 

Botões de comando

 

       NFe (Importa): Botão utilizado para acessar a rotina de importação de Notas de Compra através do XML de Compra.

       Pedido de Compra: Botão utilizado para acessar a rotina de importação de Pedidos de Compra para a nota de compra.

 

 

gdoor14_notacompra_prazo        

       Prazo: Botão utilizado para lançamento das informações referentes ao prazo para geração dos títulos no contas a pagar.

       Na tela de lançamento do prazo, é possível incluir o nº de parcelas, sendo que ao informar as parcelas o sistema automaticamente jogará os valores de cada parcela e criará o vencimento de acordo com as configurações de financeiro.

       Consumo: Ao selecionar este campo, automaticamente é adicionado o valor do IPI ao valor unitário do item.

       Nesta mesma tela, é possível marcar a opção para que o sistema Quite parcelas vencendo na data do lançamento da nota de compra, ou seja, no caso de uma das parcelas ser à vista, o sistema automaticamente já lança-a como paga e também, se desejado, lança esta parcela automaticamente no caixa.

       Outra opção disponível é a de escolha do Plano de Contas e Centro de custo para lançamento dessas despesas. Também é possível definir conta e centro de custos mais utilizados como padrão para que em todas as notas de compra já venha esta informação preenchida.

 

       Etiquetas: Botão utilizado para abertura do módulo de etiquetas, onde poderão ser impressas as etiquetas dos produtos que constam na nota fiscal de compra em questão. Este botão somente é habilitado após a nota estar salva e fora do modo de edição.

 

gdoor14_notacompra_etiquetas

 

 

       Validade: Este recurso possibilita efetuar o lançamento de datas visando o controle de validade dos itens.

       gpro_not_ent_val

       

       Alt.Preço: Este recurso contempla a possibilidade de realizar a alteração de preços utilizando %, valor em reais ou lucro já configurado no estoque.

 

       gpro_not_ent_alt_pre

       

 

 


 

Cabeçalho da Nota

 

       Os campos disponível no cabeçalho da Nota de Compra são:

 

       Entrada: Determina que a nota fiscal, será usada para dar entrada na mercadoria no estoque (será necessário usar CFOP de entrada).

       Consumo: Determina que a nota fiscal será para consumo, com isto não será calculada Substituição Tributária caso houver.

       Nº da Nota:* Campo obrigatório destinado para digitar o número da nota fiscal de compra.

       Modelo: Campo para digitar o modelo da nota fiscal de entrada. Este modelo é mesmo da nota fiscal de vendas recebida.

       Série: Campo para digitar a série da nota fiscal de entrada. Este modelo é mesmo da nota fiscal de vendas recebida.

       Emissão: Data da Emissão da nota fiscal recebida.

       Data e Hora entrada: Data e hora da entrada da mercadoria no estabelecimento.

       Natureza da Operação:* Nome da Natureza da operação usada na nota fiscal de compra (esta CFOP não é a mesma que consta na nota de Venda recebida). As CFOPs, já devem estar cadastradas na tabela de tributos.

       Chave da NF-e: Caso a nota seja importada através de um XML, apresentará a chave da NF-e de origem.

 

Aba Fornecedor:

 

       Nome do Fornecedor:* Nome do fornecedor de que está sendo recebida a nota. O sistema traz a relação de fornecedores cadastrados assim que começar a digitação do nome do fornecedor. O Sistema irá fazer um filtro mostrando apenas os fornecedores encontrados conforme a digitação.

       CNPJ: CNPJ do fornecedor selecionado. Clicando no ícone à esquerda do campo gdoor14_os_botaocnpj, será aberta a tela de consulta por CNPJ, que trará os dados da empresa no cadastro da União. A consulta não funcionará para CPF.

 Dica de produtividade

      Para fazer a consulta, preencha o CNPJ no campo "CNPJ sendo consultado", digite o código que consta na imagem e clique em "Consultar".
      Ao clicar no botão "Confirmar", os dados disponíveis no cadastro da União serão preenchidos na ficha do fornecedor automaticamente.


gdoor14_clientes_ficha_consulta_cnpj

       Inscrição Estadual: Inscrição Estadual do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Contato: Pessoa para contato preenchida no cadastro do fornecedor utilizado na nota de compra.

       CEP: CEP do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       UF:* Unidade Federativa (estado) do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Município: Cidade do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Logradouro: Endereço do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Complemento: Complemento do endereço conforme informado no cadastro do fornecedor.

       Número: Número do endereço do fornecedor conforme seu cadastro.

       Bairro: Bairro do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Telefone: Número do telefone do fornecedor selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       IE do Substituto Tributário: Campo para digitar a inscrição do substituto tributário que consta na nota e venda recebida.

 

Aba Transportadora

 

       Nesta aba estarão as informações referentes ao frete e à transportadora. Abaixo uma relação dos campos disponíveis para preenchimento:

 

       Razão Social / Nome: Campo para indicar o nome da transportadora. O sistema traz a relação de transportadoras cadastradas assim que começar a digitação do nome.

       Placa: Placa do Veículo que fará o transporte da mercadoria, este campo pode ser alterado antes a gravação da nota.

       UF da Placa: Unidade Federativa (Estado) da placa do veículo que fará o transporte da mercadoria, este campo pode ser alterado antes da gravação da nota.

       Modalidade do frete: Campo para informar se o frente será por conta do "0 - Emitente", do "1 - Destinatário", de "2 - Terceiros" ou ainda, se não houver frete na nota, a modalidade "9 - Sem Frete". Ao informar a modalidade "1 - Destinatário" o Sistema irá incluir automaticamente o valor do frete no valor total da nota. Nas demais modalidades não alterará o valor da nota de compra.

       C.N.P.J: CNPJ da transportadora. Esta informação já deve estar cadastrada no cadastro da transportadora.

       IE: Inscrição Estadual da transportadora. Esta informação já deve estar cadastrada no cadastro da transportadora.

       UF: Unidade Federativa (Estado) da transportadora. Esta informação já deve estar cadastrada no cadastro da transportadora.

       Município: Município da transportadora. Esta informação já deve estar cadastrada no cadastro da transportadora.

       Logradouro: Endereço da transportadora. Esta informação já deve estar cadastrada no cadastro da transportadora.

       Quantidade: Campo para digitar a quantidade de volumes transportados

       Espécie: Campo para digitar a espécie de volumes transportados (Ex. Caixas, Latas, etc....)

       Marca: Campo para digitar a Marca dos Produtos transportados.

       Numeração: Campo para digitar o número identificador do volume transportado.

       Peso Líquido: Campo para digitar o peso líquido das mercadorias transportadas.

       Peso Bruto: Campo para digitar o peso bruto das mercadorias transportadas.

 

Aba Observações

 

       Na aba de Observações, serão apresentados os seguintes campos texto:

 

       Informações complementares: Neste campo, se houver importação de pedido(s) para a nota, serão automaticamente inseridas informações referidas ao pedido o qual foi importado. Também pode ser preenchida qualquer informação manualmente neste campo.

       Observações (Livros fiscais): Campo utilizado para caso necessite informar algo para utilizar nos livros fiscais que geram no inventário, ou quando a informação é advinda da importação via xml.

 


 

Itens da Nota

 

       Neste quadro estão as informações para lançamento dos produtos na nota de compra. Os campos disponíveis são:

 

       Nome do produto: Campo para informar o nome do produto. Este campo aceita a digitação do nome do produto, codigo do produto (código ou código de barras) e também a leitura do código de barras via leitor.
       CRT: Campo que informa qual o Código Situação Tributária (CST) ou o Código da Situação da Operação no Simples Nacional (CSOSN) do produto. Este campo traz informação do produto cadastrado no estoque porém poderá ser mudado.

       Und: Unidade de medida do produto .

       Qtd.: Quantidade comprada do produto.

       Unitário: Valor unitário do produto que consta na nota fiscal recebida. Este campo traz informação da ficha de estoque, porém pode ser mudado. Ao dar duplo clique dentro do campo , sistema abre a tela para informação da alteração de preço do item. Esta alteração pode ser desconto ou acréscimo e segue o mesmo padrão dos desconto e acréscimos usados no módulo de faturamento.

       CFOP: Campo para a informação da CFOP do Produto. Este campo pode ser mudado

       Base ICM: Campo para digitar o percentual da base de cálculo de ICMS. Ao dar duplo clique dentro do campo o Sistema irá mostra a tela para lançamento dos valor da base de cálculo de ICMS e ICMS de Substituição Tributária, bem como o valor do ICMS e do ICMS de Substituição Tributária.

       ICMS: Campo para digitar a alíquota de ICMS de entrada do produto.

       Total: Valor total do produto (Unitário x Qtd)

 

       Ainda no quadro dos itens, existem os campos totalizadores referentes aos cálculos dos impostos, frete, seguro e outras despesas conforme explicado abaixo:

 

       Base de cálculo do ICMS: Valor total da base de cálculo do ICMS dos produtos lançados na nota de compra.

       Valor do ICMS: Valor total do ICMS calculado na nota.

       Base de cálculo do ICMS ST: Valor total da base de cálculo do ICMS ST dos produtos lançados na nota de compra,se houver.

       Valor ICMS Substituição: Valor total do ICMS de Substituição Tributária calculado na nota. Para que estes valores sejam calculados, dê duplo clique sobre o campo do ICM do ítem e após clique no botão reticências ao lado do campo em questão. Ao clicar neste botão, o sistema trará a seguinte tela para configuração das alíquotas:

 

gdoor14_notacompra_icmitem

 

       Valor Total dos produtos: Soma do valor total dos produtos contidos na nota (Valor Unitário x Qtd). Campo sem permissão de alteração.

       Valor do Frete: Valor do frete da nota de compra. Este campo respeitará a configuração da modalidade de frete conforme aba Transportadora para somar ou não o seu valor ao total da nota.

       Valor do Seguro: Valor do Seguro das mercadorias lançadas na nota de compra. Este campo somará no total da nota de compra.

       Outras Despesas Acessórias: Campo para digitar as despesas acessórias na nota fiscal. Este campo somará no total da nota de compra.

       Valor Total do IPI: Valor total do IPI, será calculado conforme o que está preenchido no IPI no cadastro do item. Campo sem permissão de alteração

       Valor Total dos Descontos: Campo para informar o valor total dos desconto

       Total da Nota: Campo que traz o valor total da nota, já levando em consideração descontos, valor do ICMS de Substituição Tributária,Frete, Seguro, Outras Despesas Acessórias e IPI.

 


 

Rodapé

 

       No rodapé da nota de compra estão os seguintes botões:

 

       Listagem: Volta para a Listagem das notas de compra quando acessada a ficha (Tela de lançamento).

       Ficha: Entra na ficha da nota de compra (tela de lançamento) posicionada na listagem.

       Novo: Abre uma nova nota de compra para iniciar o lançamento.
       Desfazer: Desfaz o que ainda não foi salvo durante o lançamento da nota de compra, voltando para o modo de visualização apenas.

       Salvar: Salva as alterações e a nota de compra em si.

       Apagar: Apaga a nota de compra. Ao clicar nesta opção, caso seja uma nota de compra que não teve seus produtos movimentados posteriormente ao seu lançamento, o sistema solicitará a senha de administrador do sistema, caso não seja inserida a senha a operação é abortada. Caso algum produto da nota de compra tenha sido movimentado posteriormente ao lançamento da mesma, o sistema emitirá um aviso antes ainda de solicitar a senha do administrador e não deixará em hipótese alguma excluir esta nota. Segue abaixo aviso gerado nesta condição:

 

gdoor14_notacompra_msgexcluir

 

       Agrupa: Faz um ou mais filtros na listagem. Mais detalhes no tópico Filtros.

       Campos: Permite que em qualquer listagem sejam selecionados os campos que devem ser exibidos na tela, e evitar excesso de informações desnecessárias.
       Imprime: Gera a impressão da listagem sendo exibida. Detalhes no tópico Listagem.