A tela principal do orçamento permite o cadastramento de um novo orçamento e também a alteração de um orçamento já cadastrado. Abaixo imagem da tela principal do Módulo de Orçamento.

 

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       A tela do Orçamento pode ser dividida em três partes:

 


 

Cabeçalho

 

       O cabeçalho da tela é destinado para que seja informado dados do cliente, transportadora, vendedor, situação do orçamento, data do orçamento, previsão de validade e número do orçamento.

 

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       Os campos disponível no cabeçalho do Orçamento são:

 

       Número do Orçamento: Número sequencial para o orçamento. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Nome do Cliente: Nome do cliente para o orçamento. O sistema traz a relação de clientes cadastrados assim que começar a digitação do nome do cliente. O Sistema irá fazer um filtro mostrando apenas os clientes encontrados conforme a digitação.

       CNPJ/CPF: CNPJ ou CPF do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       IE/RG: IE ou RG do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Contato: Nome de contato cadastrado no cliente do orçamento.

       CEP: CEP do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       UF: Unidade Federativa (estado) do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Município: Cidade do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Logradouro: Endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Complemento: Complemento do endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Número: Número do endereço do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Bairro: Bairro do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Telefone: Número do telefone do cliente selecionado. Campo sem permissão de mudança e preenchido automaticamente.

       Data: Data de emissão do orçamento.
       Validade: Data da validade do Orçamento.

       Nome do vendedor: Campo para indicar o nome do vendedor. O sistema traz a relação de vendedores cadastrados assim que começar a digitação do nome.

       Nome da Transportadora: Campo para indicar o nome da Transportadora. O sistema traz a relação das transportadoras cadastradas assim que começar a digitação do nome.
       Situação: Situação do Orçamento. As situações serão digitadas apenas uma vez, na utilização seguinte as situações já digitadas serão apresentadas.

 


 

Itens

 

       Local destinado para a informação dos produtos do orçamento.

 

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       Os campos disponível para os itens do orçamento são:

 

       Informações complementares: Campo destinado a inclusão de informações adicionais. Estas informações serão herdadas pela nota fiscal no momento do faturamento no mesmo campo.

       Total dos Produtos: Soma de todos os itens de produto já com o valor do desconto.

       Valor dos descontos: Soma do valor dos descontos dos itens.

       Total do Orçamento: Valor total do orçamento.

       Nome do Produto: Campo para informar o nome do produto. Este campo aceita a digitação do nome do produto, código do produto (código ou código de barras) e também a leitura do código de barras via leitor.

       Und.: Unidade de Medida de compra do produto. Este campo traz informação da ficha de estoque, porém pode ser mudado.

       Qtd: Quantidade orçada do produto.

       Unitário: Valor unitário do produto. Este campo traz informação da ficha de estoque, porém pode ser mudado.

       Desconto%: Percentual de desconto no item.

       Desconto R$: Valor de desconto no item.

       Total: Valor Total do item com descontos.

 

       Ao lado do campo de nome do produto existe o botão balaozinho. Neste botão é possível incluir maiores informações referentes ao item. O campo em questão aceita até 500 caracteres e levará a informação para o mesmo local no faturamento da nota através do orçamento.

 

       A inclusão de novos itens de orçamento podem ser feitas através do botão "Incluir (Ctrl + Insert)", através do atalho "Ctrl + Insert" ou apenas apertando a tecla enter ao final do último campo de cada linha, onde abrirá uma a tela de inserção do novo item.

 

       Para exclusão de algum item, basta clicar no gdoor14_botaox e após confirmar a ação.

 


 

Rodapé

 

       No rodapé do orçamento, existem diversos botões, os quais são padrão para praticamente todas as rotinas do sistema.

 

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       Listagem: Quando há uma ficha aberta, volta para a listagem de registros.

       Editar: Botão mostrado somente após clicar em "Ficha", em seu lugar. Libera o registro para edição.

       Novo: Cria um novo registro. (Ctrl+N)
       Desfazer: Cancela as alterações no cadastro, mediante confirmação da operação. (Ctrl + Z)
       Salvar: Caso o registro aberto tenha alterações, grava essas alterações no banco de dados. (Ctrl+S)
       Apaga: Apaga o registro selecionado. (Ctrl+Del)
       Agrupa: Faz um ou mais filtros na listagem. Mais detalhes no tópico Filtros.

       Campos: Mostra ou oculta campos na listagem. Detalhes no tópico Campos.
       Imprime: Gera a impressão da listagem sendo exibida. Detalhes no tópico Listagem.

       Impresso: Faz a impressão do orçamento na impressora padrão configurada no computador.

       E-mail: Possibilidade de envio por e-mail, caso o cliente não possuir e-mail cadastrado, será solicitado.