Navegação:  Tópicos da Ajuda > Configurações >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Configurações - Serviços

cab_configuracoes


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Nesta opção podemos configurar os identificadores para objeto (computador, impressora, veículos etc.), tipo de atendimentos, mensagens fixas para Ordem de Serviços, tributação para Serviços e mensagens de recolhimento de impostos nas notas de serviços.

 

gdoor14_configuracoes_servicos

 

 

       Nas configurações de Serviços, os campos disponíveis são:

 

       Campos identificadores do objeto: Neste quadro é possível informar os identificadores que irão auxiliar na identificação do objeto em qual o serviço será prestado. Os identificadores serão mostrados na tela principal da Ordem de serviços e também no cadastro de Objetos. Nos Objetos é que os serviços serão prestados. Eles podem ser, por exemplo, veículos (Automóvel, Caminhão, Ônibus) em caso de oficinas mecânicas, ou, computadores, impressoras, monitores para empresas do ramo de manutenção de informática. Os identificadores são 4 campos personalizados para auxiliarem na identificação do objeto na Ordem de Serviço e no cadastro de objeto. O tamanho máximo de cada identificador é de 15 caracteres.

       Tipos de atendimento: É possível neste quadro, cadastrar os tipos de atendimento, da Ordem de Serviços. Os tipos de atendimento que estão previamente cadastrados no GDOOR são: Orçamento, Pagamento, Garantia e Outros. Para cadastrar mais tipos de atendimentos, posicione-se no último tipo e pressione ENTER. Com isto, uma nova linha para cadastro do tipo de atendimento será inserida. Para excluir um tipo de atendimento cadastrado, pressione CTRL+DELETE sobre o tipo de atendimento que deseja excluir.

       Situação da Ordem: Este campo é utilizado como um complemento ao campo Status da Ordem (o qual não é editável). Já para o campo de Situação da Ordem, é possível criar as situações desejadas pelo usuário e inclusive, permite que o mesmo seja inserido na ordem e que posteriormente possa utilizá-lo como filtro para listagem.

       Tributação dos serviços: Neste quadro podem ser informadas as tributações, CFOP's para as notas de serviços. Também é possível informar o percentual de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) bem como o Teto limite para não ser recolhido o IRRF. Qualquer dúvida sugerimos consultar seu contador. Nas configurações de Tributação dos serviços existem os seguintes campos:

               CST: Código da Situação Tributária do Serviço.

               IRRF: Percentual de Imposto de Rede Retido na Fonte (IRRF) sobre serviços.

               INSS: Percentual de INSS sobre Serviço.

               CFPS: CFPS para prestação de Serviços. Verifique com seu Contador a CFPS Correta.

               COFINS: Percentual de COFINS sobre serviços.

               Teto: Teto Limite para que o GDOOR não calcule IRRF. Acima deste limite, o GDOOR calculará IRRF nas notas de Serviços.

               ISS: Alíquota de ISS sobre Serviço.

               CFOP: CFOP para nota conjugada Produtos/Serviços. Verifique com seu Contador o CFOP correto.

               Pis: Percentual de PIS sobre serviços.

               CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, é um tributo federal brasileiro que incide sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda.

 

       Mensagens: Nas configurações de Mensagens existem os seguintes campos:

 

       Recolhimento de C.S, PIS, COFINS: PIS: (<P_PIS>) <V_PIS>, COFINS: (<P_COFINS>)<V_COFINS>, CSLL: (<P_CSLL>)<V_CSLL>

       Dispensa de IRRF: Basta inserir a mensagem conforme orientação contábil

       Recolhimento de IRRF: IRRF(<PERCENTUAL>)<VALOR> Recolhido pela fonte pagadora

       

       Neste quadro, é possível nformar as mensagens a serem impressas na nota de serviços para: Recolhimento de CS, PIS e COFINS. Também pode-se informar a mensagem para Recolhimento e Dispensa de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nas mensagens, não altere o conteúdo que está entre parênteses () e também entre Maior e Menor <>.

 

       Outros:

               -Informar Inadimplencia de Clientes: Se esta opção estiver marcada, ao selecionar o cliente em uma Ordem de Serviço, o sistema irá avisar se o cliente estiver inadimplente.

               -Fazer verificação do nº de Controle: Com esta opção selecionada, o sistema só irá gravar a Ordem de Serviço caso o campo Controle no Objeto seja preenchido. Quando o campo Controle não for preenchido, o sistema ao gravar a Ordem de Serviço avisará e irá se posicionar no campo Controle, para que o mesmo possa ser preenchido. O campo Controle permite que para cada objeto seja atribuído um número para que em conjunto com o número da Ordem de Serviços, facilite a localização do objeto.

               -Dias para iniciar o Serviço: Campo para informar o período que o sistema utilizará para agendar o serviço. Na Data Prevista o sistema buscará a seguinte informação: "Data Atual + Dias para iniciar o Serviço". Esta configuração influenciará também na data do agendamento dos técnicos, pois ao lançar os itens o sistema buscará da Data Prevista como sugestão.

 

       Valor para as Peças na Ordem:

               - Usar Preço de Venda: Busca o valor contido no campo Venda no cadastro do produto.

               - Usar Preço de Atacado: Busca o preço secundário do produto, configurado no campo Atacado.

               - Usar Preço de Custo: Busca o valor contido no campo Custo no cadastro do produto.

               - Selecionar ao Lançar a Peça: Permite que no momento do lançamento possa ser escolhido entre Preço de venda e Preço de atacado.

 

       Bloqueio:

               - Não permitir valor da peça abaixo do custo: Marcando esta opção, ao lançar um item, o preço de venda não poderá ser menor do que o preço de custo cadastrado no estoque.

 

       Mensagem na Ordem de Serviço: Estes campos são destinadas à informação de mensagens fixas que serão impressas em todas as O.S.'s. São ao todo 7 campos, que suportam   90 caracteres em cada linha ou seja 630 caracteres. Fica a cargo do usuário preenchê-los de acordo com a necessidade.