Navegação:  Tópicos da Ajuda > Configurações >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Configurações - Parcelamento

cab_configuracoes


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Encontramos nesta seção, opções para configuração detalhada do parcelamento automático das contas a receber originadas pelo faturamento.

 

gdoor14_configuracoes_parcelamento

 

       Detalhamos abaixo cada opção de configuração:

 

Atualização de juros para contas em atraso

 

       Informar o tipo de juro a ser calculado e as taxas diária, mensal e anual.

       

       Simples: Aplicada a taxa de juros no final da aplicação, sobre o valor inicial.

       Compostos: Aplicada a taxa de juros a cada período, somando este valor ao capital inicial. É conhecido como "juros sobre juros".

 


 

Número de parcelas padrão

 

       Quando é definido no faturamento que uma nota será a prazo, o sistema define automaticamente o número de parcelas indicado neste campo, mas pode ser alterado manualmente a cada nota.

 


 

Intervalo entre as parcelas

 

       Ao definir as parcelas automaticamente seguindo a configuração acima, será considerado o valor presente neste campo para definir o intervalo de dias entre as parcelas.

 

 Dica de produtividade

      Se neste campo for preenchida a palavra mês, com ou sem acento, em maiúsculas ou minúsculas, o sistema irá incrementar apenas o mês, mantendo o mesmo dia de vencimento.

 


 

gdoor14_configuracoes_parcelamento_feriados

Com vencimento em feriados ajustar para

 

       Marcando uma dessas opções, ao gerar as parcelas o sistema irá verificar se na data existe um feriado, e altera o dia do vencimento para o dia útil a seguir ou anterior, conforme o selecionado.

       Além dos feriados nacionais comuns, existe a possibilidade de cadastrar novos feriados regionais ou com datas variáveis, clicando no botão com reticências ao lado direito conforme exibido na imagem.

 


 

Para cálculo de parcelamento utilizar

 

       Informar a maneira com que o sistema irá calcular os juros do parcelamento. Logo abaixo, são apresentadas opções para personalização dos juros de acordo com o tipo de juros a ser calculado: Taxa mensal ou Coeficiente.

 

gdoor14_configuracoes_parcelamento_taxa_mensal

       Taxa mensal: Se configurado para cálculo de taxa mensal, é necessário determinar se o sistema deve calcular juros simples ou compostos, e informar a taxa de juros.

 

gdoor14_configuracoes_parcelamento_coeficiente

       Coeficiente: Ao indicar que o parcelamento será feito baseando-se em uma taxa de juros calculada pelo coeficiente, é necessário informar na tabela ao lado o coeficiente respectivo a cada parcela.

       Para criar uma nova parcela pressione seta para baixo e informe o coeficiente da parcela. Para apagar uma linha pressione CTRL+Delete. O valor do coeficiente de cada parcela pode ser conseguido em uma instituição financeira, ou calculado baseando-se na taxa de juros cobrada pela empresa que irá realizar a venda.

 


 

Tratamento para a primeira parcela

 

       Configure aqui como a primeira parcela das vendas a prazo deve ser tratada.

       

       Vencimento na data da venda. (Dias = 0): A primeira parcela é gerada com vencimento na data atual, e as demais serão geradas obedecendo o intervalo informado mais acima.

       Quitar se vencer na data da venda: Se marcada a opção acima, considera como entrada e já deixa a parcela quitada.

       Lançar no caixa se for recebida: Se marcada a opção acima, gera entrada no livro caixa referente a esta parcela.

 


 

Tratamento do custo financeiro da venda a prazo

 

       Configurar aqui como o sistema deve tratar os acréscimos do custo financeiro.

 

       Transferir para os produtos: O total do custo financeiro é rateado entre o valor unitário de cada produto. Desta maneira, o valor total da nota será o mesmo que o total das parcelas.

       Registrar como custo financeiro: Apenas registra no banco de dados o valor da diferença como custo financeiro para efeito em relatórios, e a nota permanece com seus valores inalterados.

 


 

Impressão junto ao faturamento

 

       Aqui é possível definir o que será impresso junto com o faturamento quando for feita uma venda a prazo.

 

       Imprimir documentos de cobrança após a impressão da nota fiscal: Define a impressão do documento de cobrança, que será definido mais abaixo.

       Quando a primeira parcela for à vista, imprimir recibo: Obedecendo o tratamento da primeira parcela, se for paga à vista, imprime apenas recibo desta parcela, e o documento de cobrança das demais.

       Quando a primeira parcela for à vista, imprimir documento de cobrança normal: Mesmo que a primeira parcela seja quitada, será impresso o documento de cobrança, sem o recibo.

       Quando a primeira parcela for à vista, não imprimir documento de cobrança: Imprime documento de cobrança das demais parcelas e nada referente à primeira.

       Documento de cobrança padrão para nota fiscal: Nesta lista serão mostradas as opções carnê, duplicata e todos os modelos de boletos configurados.