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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Ordem de Serviço - Outras funções

cab_movimentacoes


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       Neste tópico veremos detalhadamente as funções disponíveis para o módulo de Ordem de Serviço. As funções podem ser acessadas na barra superior do módulo.

 

gdoor14_os_funcoes

 


 

Serviços

 

gdoor14_os_cadservicos

 

       Esta opção é utilizada para efetuar o cadastramento dos serviços que serão utilizados na Ordem de Serviço.

 

< Ficha de Cadastro

 

       A ficha de cadastro dos serviços possui os seguintes campos:

 

       Código: Código do serviço. Este campo é um campo numérico, sem tamanho máximo definido e de auto incremento. No lançamento do serviço na O.S. é possível buscá-lo através deste código.

       Descrição Resumida do Serviço: Campo para descrição resumida do serviço. Caso necessário uma maior descrição\detalhamento, pode-se utilizar a função de descrição de serviço diretamente na O.S. por meio do botão balaozinho. Este campo possui o preenchimento obrigatório.

       Valor Unitário: Campo para preenchimento do valor unitário do serviço. Caso não seja preenchido um valor, o sistema automaticamente preencherá com R$0,01.

       Unidade de cobrança: Utilizado para informar se o serviço é cobrado em Quantidade ou Tempo. Esta informação refletirá no lançamento do serviço na ordem.

       Und. Medida: Campo utilizado para informação da medida do serviço (Ex.: Hora, Unidade, etc ... ). Se este campo estiver vazio e a unidade de cobrança for Tempo o sistema preencherá este campo automaticamente com a unidade HR (hora). Caso esteja vazio, mas a unidade de cobrança seja QTD, o sistema preencherá este campo automaticamente como UN.

       Alíquota de ISS: Campo utilizado para informar a Alíquota de ISS do serviço cadastrado. Caso a empresa esteja cadastrada no regime do Simples, ao lado deste campo o sistema irá apresentar o botão gdoor14_configuracoes_botaoperciss e o campo em questão ficará bloqueado para a edição. Ao clicar no botão em questão, o sistema abrirá uma listagem com as faixas de faturamento do Simples Nacional e as respectivas alíquotas de ISS referentes à faixa de faturamento, bastando ao usuário selecionar ela de acordo com a sua situação. Caso o faturamento não esteja dentro da faixa destas alíquotas, basta dar um duplo clique no campo, que o mesmo será desbloqueado para edição.

       Código da Atividade: Campo obrigatório utilizado para informação do Código de Atividade do serviço cadastrado. Ao preencher este campo é necessário ter o conhecimento exato de qual atividade a empresa está enquadrada. Verificar esta informação com a Prefeitura local ou com o contador. Este campo será utilizado na transmissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviço e caso não esteja com a informação correta, a nota poderá ser rejeitada.

 


 

Técnicos

 

gdoor14_os_cadtecnicos

 

       Esta opção é utilizada para efetuar o cadastramento dos técnicos que serão utilizados na Ordem de Serviço.

 

< Ficha de Cadastro

 

       A ficha de cadastro dos técnicos possui os seguintes campos:

 

       Código do Técnico: Código do técnico. Este campo é um campo numérico, com limite de 6 dígitos e de auto incremento. No lançamento do técnico que fará o serviço na O.S. é possível buscá-lo através deste código.

       Nome do Técnico: Nome dado ao técnico.

       Percentual de Comissão: Percentual de comissão a ser paga sobre o serviço para o técnico. A comissão somente é paga sobre o valor do serviço que o técnico estiver relacionado dentro da O.S.

       Cor Identificadora do Técnico: Utilizado para identificar o técnico na agenda de serviços.

 


 

Objetos

 

gdoor14_os_cadobjetos

 

       Esta opção é utilizada para efetuar o cadastramento dos Objetos em Contrato de Manutenção que serão utilizados na Ordem de Serviço.

 

< Ficha de Cadastro

 

       A ficha de cadastro dos Objetos possui os seguintes campos:

 

       Código do Objeto: Código do Objeto. Este campo é um campo numérico, com limite de 6 dígitos e de auto incremento.

       Descrição do Objeto: Campo utilizado para informar a descrição do Objeto.

       Marca (Campo personalizado 1): Campo utilizado para auxíliar a identificação do objeto. Este campo é configurado de forma personalizada através dos Campos identificadores do Objeto nas configurações do sistema.

       Modelo (Campo personalizado 2): Campo utilizado para auxíliar a identificação do objeto. Este campo é configurado de forma personalizada através dos Campos identificadores do Objeto nas configurações do sistema.

       Serial (Campo personalizado 3): Campo utilizado para auxíliar a identificação do objeto. Este campo é configurado de forma personalizada através dos Campos identificadores do Objeto nas configurações do sistema.

       Cor (Campo personalizado 4): Campo utilizado para auxíliar a identificação do objeto. Este campo é configurado de forma personalizada através dos Campos identificadores do Objeto nas configurações do sistema.

       Número do Contrato: Campo utilizado para informar o número do contrato. Campo apenas informativo.

       Data do Início do Contrato: Campo obrigatório, utilizado para identificar a data inicial do contrato de manutenção.

       Data do Fim do Contrato: Campo obrigatório, utilizado para identificar a data final do contrato de manutenção. Ao transferir um objeto para a ordem de serviço, o sistema verificará se o tipo de atendimento é Contrato e se a data final do contrato é menor do que a data do chamado. Caso as duas condições sejam verdadeiras, o sistema irá solicitar ao usuário para continuar ou não o lançamento da O.S..

       Código  / Nome do Cliente: Campo destinado à vincular o Objeto especificamente a um cliente. Ao transferir o objeto para a ordem o sistema preencherá os dados do cliente automaticamente com os dados do cliente vinculado ao objeto e caso for configurada a opção de verificação de inadimplência, o sistema fará esta verificação também e avisará ao usuário qual a situação do cliente em questão.

 

       Ainda na tela de cadastramento de objetos, há a opção de Transferência do Objeto selecionado para a Ordem de Serviço. Ao utilizar esta opção o sistema automaticamente jogará os dados do objeto na O.S. e, caso haja algum cliente informado, também preencherá os dados do cliente.

       No momento da transferência é que serão feitas as verificações de inadimplência e de vencimento de contrato citados acima.

       Para que este botão seja disponibilizado, é necessário que a O.S. esteja aberta e o tipo de atendimento esteja preenchido.

 


 

Atividades

 

gdoor14_os_cadatividades

 

 

       Esta opção é utilizada para efetuar o cadastramento das Atividades que serão utilizadas no cadastro dos serviços para a Ordem de Serviço.

 

< Ficha de Cadastro

 

       A ficha de cadastro de Atividades possui os seguintes campos:

 

       Código da Atividade: Código pré-determinado pela tabela de atividades. Caso necessário criar uma nova atividade, verificar se a atividade em questão realmente existe junto à Prefeitura da cidade emitente da NFS-e.

       Descrição da Atividade (conforme tabela de atividade): Descrição da atividade de acordo com a tabela de atividades. A tabela de atividades é disponibilizada pelos órgãos competentes e pode ser encontrada no seguinte endereço: http://www1.receita.fazenda.gov.br/

 


 

Agenda

 

gdoor14_os_cadagenda

 

       A Agenda de Serviços é utilizada para acompanhamento das Ordens de Serviço lançadas de acordo com o Técnico utilizado e os horários de trabalho para esse técnico.

 

       Na agenda é possível efetuar diversos tipos de filtros para melhor visualização das informações. Segue informação de cada filtro:

       

       Opções de Data e Tempo

 

       Data Base: Data base para iniciar a visualização da agenda.

       Início e Fim do Expediente: Hora Inicial e Final do Expediente. Conforme a hora inserida, a agenda apresentará na sua linha vertical apenas os horários que estão enquadrados  neste intervalo informado.

       Intervalo em Minutos: É a configuração do intervalo de visualização em minutos do corpo da agenda.

 

       Visualização em dias

 

       Quantidade de dias que será apresentado na tela principal da agenda.

 

       Técnicos:

       

       Opção utilizada para filtrar apenas os técnicos desejados. Sendo possível filtrar apenas 1 técnico por vez.

 

       No corpo da Agenda é possível visualizar as informações de cada técnico ao passar o mouse por cima de sua marcação. Nestas informações estão inclusos:

 

       

       gdoor14_os_itemagenda

           Hora Inicial e Final: Hora de inicio e fim do atendimento da O.S.

       N. Os: Nº da O.S. atrelada ao atendimento do técnico.

       Prisma: Nº de controle atrelado ao objeto de atendimento do técnico.

       Cliente: Cliente informado na O.S.

       Técnico: Técnico que executará o serviço em questão.

       Objeto: Objeto em que será feito o serviço.

       Estado: Status da O.S. Representado por uma barra na lateral esquerda. Esta barra terá o mesmo controle de cores do status da O.S. na listagem.

 

       Além das opções citadas, existem duas formas de impressão da Agenda:

       

       Agenda em HTML: Fará a impressão da Agenda em formato HTML.

       Imprimir Agenda: Fará a impressão da Agenda em formato gráfico (completo) na impressora escolhida.

 


NFS-e

 

       Esta opção é utilizada para efetuar a emissão da NFS-e pela Ordem de Serviço.

       Ao clicar no botão em questão, abrirá diversas opções. Abaixo segue breve descritivo de cada uma. A explicação completa da rotina, está disponível no tópico NFS-e.

       Para os provedores da Betha e da Thema, ficarão disponíveis as seguintes opções:

 

gdoor14_os_nfsebethathema

 

       Emissão da NFS-e: Esta opção abrirá a ficha da Ordem de Serviço posicionada e acionará as rotinas de emissão de NFS-e.

       Visualizar/Imprimir NFS-e: Esta opção ficará disponível apenas para a o provedor Betha. Nela, será aberto o espelho da nota fiscal de serviço diretamente no navegador. Esta é uma função disponibilizada pelo provedor apenas para consulta e impressão da NFS-e.

       Imprimir RPS: Fará a impressão do RPS (Recibo provisório de serviço) referente à ordem de serviço.

       Enviar E-mail: Esta opção ficará disponível apenas para a o provedor Betha. Enviará o link e o xml da nota fiscal de serviço da ordem de serviço ao cliente da mesma.

       Consultar Situação do Lote: Fará a consulta do status do lote de RPS enviado.

       Consultar NFS-e por RPS: Buscará a partir do RPS se já houve o processamento de uma NFS-e (Conversão do RPS em NFS-e).

       Cancelar NFS-e: Fará o cancelamento da NFS-e gerada a partir da ordem de serviço junto à Prefeitura da cidade emitente. (Consulte junto a prefeitura de sua cidade os períodos para cancelamento, este poderá variar de cidade para cidade)

 

       Para o provedor IPM, serão disponíveis as seguintes opções:

 

gdoor14_os_nfseipm

 

       Emissão da NFS-e: Esta opção abrirá a ficha da Ordem de Serviço posicionada e acionará as rotinas de emissão de NFS-e.

       Reimpressão da NFS-e: Opção utilizada para imprimir a NFS-e quantas vezes for necessário ou desejado pelo usuário.

       Reimpressão RPS: Opção utilizada para imprimir o RPS quantas vezes for necessário ou desejado pelo usuário.
       Cancelar NFS-e: Fará o cancelamento da NFS-e gerada a partir da ordem de serviço junto à Prefeitura da cidade emitente.  (Consulte junto a prefeitura de sua cidade os períodos para cancelamento, este poderá variar de cidade para cidade)