Navegação:  Tópicos da Ajuda > Controle financeiro > Contas a pagar >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Contas a pagar - Outras funções

cab_pagar


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Neste tópico veremos detalhadamente as funções disponíveis para o módulo Contas a Pagar. As funções podem ser acessadas na barra superior do módulo.

 

gdoor14_contas_a_pagar_funcoes

 


 

Pagar conta

 

       Esta opção permite fazer o pagamento de uma ou mais parcelas. Selecione o título que está sendo pago ou vários títulos marcando o checkbox na esquerda, e clique no botão "Pagar conta".

 

       O sistema irá exibir a tela de recebimento de contas, e nesta tela será mostrado:

 

gdoor14_contas_a_pagar_pagarconta        

       "Novo" - Caso desejado incluir uma nova conta que não foi listada anteriormente, basta clicar em novo e será criada uma nova linha para adicionar esta nova conta a ser paga. Neste caso, na linha em branco que o sistema criar no grid, basta preencher o número do documento para que os demais dados sejam preenchidos automaticamente.

       "Desfazer" - Cancela todo o procedimento feito que ainda não tenha sido salvo.

       "Apaga" - Utilizado para excluir a conta selecionada. Esta opção excluirá a conta também da listagem, ou seja, não ficará mais registrada em local algum.

       "Imprime - Mostra a tela padrão de impressão de listas.

       "Lançar nos bancos" - Quando a forma de pagamento (ver logo abaixo) for uma conta bancária, gera também um lançamento na conta em questão, no módulo de bancos.

       "Lançar no caixa" - Gera lançamento da duplicata recebida no livro caixa.

       "Agrupar lançamentos" - Quando há várias contas sendo pagas, gera no livro caixa apenas um lançamento, agrupando o valor de todas as contas.

       "Quitar Todas" - Quitará todas as contas apresentadas na tela de pagamento de contas.

 

A lista de contas a serem pagas tem os seguintes campos:

       Documento: Número que identifica o documento em questão;

       Valor documento: Valor original da duplicata;

       Valor pago: Valor que será pago pela duplicata em questão.

       Percentual e valor do desconto/acréscimo: Desconto ou acréscimo podem ser preenchidos diretamente nos campos em questão, ou o sistema irá calcular caso o valor pago seja diferente do valor original. Para conceder descontos, preencha o valor ou percentual do desconto, no referido campo, precedido do sinal de menos, exemplo: "-5,25".

       Pago em: Data do pagamento, preenchida automaticamente com a data atual do computador.

       Portador: Traz por padrão as formas Dinheiro e Cheque, além de listar as contas bancárias cadastradas. Para que o lançamento seja feito no módulo de bancos, é necessário ter ao menos uma conta bancária cadastrada no sistema e selecioná-la neste campo.

       Total: Valor que será pago da(s) parcela(s).

 

No canto esquerdo inferior da tela de pagamentos:

 

gdoor14_contas_a_pagar_pagarconta_desc_acre

 

       "Lançar diferenças no caixa?" - Gera um lançamento à parte do total dos descontos/acréscimos.

       Os dois quadros permitem selecionar o plano de contas e o centro de custo a qual pertencem o desconto e o acréscimo separadamente. E mais abaixo, são mostrados alguns detalhes da conta selecionada na lista apresentada acima.

 

       Para finalizar o pagamento das contas, clique no botão "Quitar todas".

 

       O pagamento das contas também pode ser feito diretamente pela ficha de lançamento, bastando preencher o valor pago no campo específico para isto. Na ficha é possível fazer o pagamento parcial de uma conta.

 


 

Gera registro no caixa

 

       Esta opção permite que a quitação de uma parcela anteriormente feita pela ficha de cadastro ou o pagamento parcial de uma parcela, seja também registrada no livro caixa (Módulo de caixa), fazendo a integração do módulo de Contas a Pagar com o Módulo de Caixa. Para que esta opção esteja disponível será necessário que o sistema esteja configurado para que haja a integração entre os módulos financeiros.
       Após efetuar a quitação de uma parcela pela ficha de cadastro ou o pagamento parcial de uma parcela, com a ficha da parcela na tela de cadastro, clique na opção de Gerar lançamento no caixa.

       O Sistema irá mostrar a tela para fazer o lançamento de integração com o Módulo de Caixa, conforme imagem abaixo.

 

gdoor14_contas_a_pagar_gera_mvto_caixa

 

       A tela de integração com o Módulo de Caixa, tem o seguintes campos e opções.

 

Data: Data em que será feito o lançamento no livro caixa. Esta data pode ser alterada na tela de integração. Ao completar a integração com Módulo de Caixa, o Sistema irá calcular novo saldo em caixa.
Histórico: Histórico do lançamento no livro caixa. Este histórico pode ser mudado na tela de integração.
Saída: Mostra o valor da saída que será dada no livro caixa. Este valor não pode ser mudado. Ao completar a integração com o Módulo de Caixa, o Sistema irá calcular um novo saldo em caixa.
Plano de Contas: Permite selecionar para qual conta o lançamento será debitado. Como o lançamento está sendo vinculado com um lançamento do Módulo de Contas a Pagar (saída no caixa) é correto informar um plano de contas de despesa. Ao clicar no botão ao lado do campo para selecionar o plano de contas, o sistema irá atribuir a conta mais utilizada para o lançamento. Antes de confirmar verifique se a conta é uma conta de despesa e é a conta desejada. Caso a conta já tenha sido definida no módulo de Contas a Pagar, esta será mostrada ao fazer a integração com o Módulo de Caixa.
Centro de Custo: Permite selecionar para qual Centro de Custo o lançamento será creditado. Ao clicar no botão ao lado do campo para selecionar o Centro de Custo, o sistema irá atribuir o Centro de Custo mais utilizado para o lançamento. Antes de confirmar verifique se realmente o Centro de Custo é o desejado. Caso o Centro de Custo já tenha sido definido no módulo de Contas a Pagar, este será mostrado ao fazer a integração com o Módulo de Caixa.
Define Conta e Centro de custo mais utilizados como padrão: Quando marcada esta opção o Sistema define a Conta e o Centro de Custo mais utilizados como padrão, trazendo os mesmos como sugestão na tela de integração com o caixa, quando não houver definição anterior de Conta e Centro de Custo.
Cancela: Cancela a integração com o Módulo de Caixa.
Confirma: Confirma a integração do lançamento do Módulo de Contas a Pagar com o Módulo de Caixa.