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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Livro caixa - Outras funções

cab_livro_caixa


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       Neste tópico veremos detalhadamente as funções disponíveis para o módulo Contas a Pagar. As funções podem ser acessadas na barra superior do módulo.

 

gdoor14_caixa_funcoes

 


 

Fechamento do dia

 

       A rotina para fechamento do dia é especialmente utilizada quando não se deseja mais efetuar lançamentos financeiros para o caixa e deseja que o sistema bloqueie automaticamente estes lançamentos.

 

       O procedimento para tal, consiste em informar a data em que será feito o fechamento do dia e após, basta clicar em Processar.

       Abaixo segue exemplo da tela de fechamento do dia. Note que é apresentado na parte superior a última data em que foi fechado e após a data final, ou seja, a data que será utilizada no fechamento em questão.

 

gdoor14_caixa_fechamentodia

 

       Após ter efetuado o procedimento de fechamento do dia, ao tentar efetuar lançamentos no caixa manualmente, o sistema emitirá a seguinte mensagem:

 

gdoor14_caixa_fechamentodia_lctomanual

 

       Ao tentar efetuar qualquer integração dos módulos de Contas a Pagar ou Contas a Receber com o Caixa, o sistema emitirá a seguinte mensagem:

 

gdoor14_caixa_fechamentodia_ctaspagarreceber

 

       Ao utilizar a opção de integração com o caixa através da opção "Gera Registro no Caixa" pela listagem, é apresentada a mensagem a seguir:

 

gdoor14_caixa_fechamentodia_geramvtocaixa

 

       O fechamento do dia pode ser desfeito através da alteração da data do último fechamento nas configurações do módulo Financeiro.

 


 

Plano de contas

 

       No sistema GDOOR é possível realizar o cadastro de um plano de contas gerencial afim de gerar o balancete financeiro da empresa. O cadastro de Plano de Contas pode ser gerado em até três níveis, sendo que os dois primeiros níveis não irão receber valores, mas sim a soma dos valores do terceiro nível. O Plano de Contas do GDOOR, apesar de ter 3 níveis, não é um plano de contas contábil, e sim um plano de contas gerencial. Através do Plano de Contas é possível saber o valor monetário que entrou e que saiu da empresa, bem como a origem das entradas e saídas. Os lançamentos realizados manualmente no Caixa, assim como lançamentos vindos dos módulos de Contas a Receber, Contas a Pagar, Faturamento, Frente de Caixa e Compras, permitem a indicação de um plano de contas para cada lançamento. Todos os lançamentos realizados nos módulos financeiros (Caixa/Receber/Pagar) manualmente ou integrado, tem a opção do Plano de Contas. O balancete financeiro somente será gerado quando o lançamento for para o Caixa, ou seja, apenas quando for efetivado o recebimento ou pagamento.

       O Plano de Contas permite dois grupos principais (1-Receitas e 2-Despesas). Para cada grupo principal (1º Nível) é permitido nove (9) contas de sub-níveis (2º nível). Para cada sub-nível é permitido cadastrar até 99 contas (3º Nível). O 3º Nível de contas vai receber os valores.

Para cadastrar o plano de contas e, gerar o balancete financeiro, é necessário:

 

Indicar como será a máscara para apresentação do Plano de Contas, esta configuração é feita na opção de configuração para os módulos financeiros do sistema. Abaixo exemplo de máscara para o plano de contas com três níveis.

 

gdoor14_caixa_outrasfuncoes_planocontas

 

       Este formato #.#.## indica que o plano de contas terá três níveis.

       # 1º Nível: Nível Principal: (Inicial 1 para receitas e inicial 2 para despesas). Este nível indica se a conta será de receita ou despesa, e irá receber a soma dos valores do 2º Nível, porém não irá receber lançamentos.

       #.# 2º Nível: Nível Secundário: Utilizado para separar as contas por grupos. Esse nível vai somar os valores do terceiro nível e também não irá receber lançamentos.

       #.#.## 3º Nível: Nível de lançamento: Serão cadastradas as contas que irão receber os valores. As contas cadastradas neste nível vão gerar os valores para o balancete financeiro.

 

Cadastrar o Plano de Contas: Basta acessar o módulo Caixa/Plano de Contas/Novo:

gdoor14_caixa_planocontas

 

Nesta tela serão apresentadas as seguintes opções:

       Data inicial: Indicação do período inicial para gerar o balancete financeiro.

       Data final: Indicação do período final para gerar o balancete financeiro.

       Calcular: Calcula os valores para gerar o balancete dentro do período selecionado.

       Não apresentar contas zeradas: Quando marcado, não apresentará na tela nem na impressão as contas que no período selecionado, não possuam lançamentos.

 

Na imagem a seguir temos o exemplo do cadastramento de um plano de contas com destaque para os dois principais grupos (1-Receitas e 2-Despesas).

 

gdoor14_caixa_planocontas_grupos

       Em azul, temos um exemplo de cadastramento correto das contas de Receitas - Grupo 1 (Entradas no Caixa).

       Em vermelho, temos um exemplo de cadastramento correto das contas de Despesas - Grupo 2 (Saídas no Caixa).

 

       Abaixo segue detalhamento do correto cadastramento dos níveis do plano de conta. No exemplo temos o detalhamento de parte das contas do grupo 2-Despesas. O mesmo modelo de cadastramento terá que ser seguido nas contas de grupo 1-Receitas. O sistema não irá fazer a numeração sequencial para o plano de contas, esta numeração terá que ser criada para cada conta.

 

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       Em marrom, temos o exemplo correto do cadastramento do 1º nível de despesas. Este grupo não receberá lançamentos.

       Em verde, temos o exemplo correto de cadastramento do 2º nível de despesas. Este grupo não receberá lançamentos.

       Em preto, temos o exemplo correto de cadastramento do 3º nível de despesas. Estas contas receberão lançamentos.

 

       Abaixo, temos uma imagem com da tela com exemplo dos lançamentos no Caixa vinculados com os Plano de Contas.

 

gdoor14_caixa_plancontas_ficha

 

Para gerar o balancete financeiro, acesse o Caixa no menu principal do GDOOR. Dentro do módulo Caixa, clique na opção Plano de Contas. Na tela do Plano de Contas, indique o período em que deseja gerar o balancete e clique em calcular. Após serem apresentados os valores na tela, clique em IMPRIME, para imprimir o balancete. O balancete será impresso no formato XLS, DOC, CSV, HTML ou PDF, conforme escolhido na tela de geração de arquivos para a impressão aberta após clicar no botão "IMPRIME".

 

       Abaixo, segue modelo de balancete emitido pelo GDOOR:

 

gdoor14_caixa_planocontas_exemplo

 


 

Centros de custo

 

       É possível realizar através do GDOOR, a criação de Centros de Custo para utilização em conjunto com o Plano de Contas. O Centro de Custo geralmente é utilizado para dividir a empresa em setores. Com isso, poderemos obter a real situação financeira de cada setor da empresa, como por exemplo, visualizar lucro ou prejuízo e a colaboração de cada setor no faturamento da empresa. Igualmente ao Plano de Contas, o balancete financeiro por Centros de Custo, é emitido através do Caixa. Os valores de cada Centro de Custo só serão registrados quando houver lançamento no Caixa. Os Centros de Custo, diferentemente do Plano de Contas (que possui contas específicas para Receitas e Despesas), recebe lançamento de Receitas e Despesas no mesmo setor. Com isso, pode-se ter a real visão de como está o desempenho financeiro de cada setor.

 

  Nota

      O GDOOR não possui rateio de lançamento para os Centros de Custo. Caso seja preciso ratear um lançamento, será necessário criar vários lançamentos e vincular cada um deles ao Centro de Custo desejado.
     

 

       Para cadastrar Centros de custo e gerar o balancete financeiro, é necessário seguir os os seguintes passos:

 

Indicar como será a máscara para apresentação dos Centros de Custo. Esta configuração é feita na opção de configuração para os módulos financeiros do sistema. Abaixo exemplo de máscara para o Centros de Custo com três níveis.

 

gdoor14_caixa_outrasfuncoes_centrocustos

 

       O formato #.#.## indica que o Centros de Custo terá três níveis.

       # 1º Nível: Nível Principal -> Este nível indica o nome do Centro de Custo principal, e vai receber a soma dos valores do 2º Nível. Caso o Centro de Custo possua apenas o 1º nível, esse nível recebe valores.

       #.# 2º Nível: Nível Secundário -> Indica o nome do subgrupo do Centro de Custo vinculado ao Centro de Custo Principal. Esse nível vai somar os valores do terceiro nível.

       #.#.## 3º Nível: Nível de lançamento -> Neste nível serão cadastrados os Centros de Custo para receber os valores de Receitas ou despesas. Os Centros de Custo cadastrados neste nível, irão gerar os valores para o balancete financeiro. Com este formato poderemos ter sub-divisões nos setores.

 

Cadastrar os Centros de Custo. Na imagem a seguir, veremos as funções da tela de cadastro de Centros de Custo. Neste exemplo é demonstrado o cadastramento de Centros de Custo com apenas um nível. Para efetuar o cadastro basta acessar o módulo Caixa/Guia Centros de custo/Novo:

 

gdoor14_caixa_centrocustos

 

Nesta tela serão apresentadas as seguintes opções:

       Data inicial: Indicação do período inicial para gerar o balancete financeiro.

       Data final: Indicação do período final para gerar o balancete financeiro.

       Calcular: Calcula os valores para gerar o balancete financeiro dentro do período selecionado.

       Não apresentar contas zeradas: Quando marcado, não apresentará na tela nem na impressão os Centros de Custo que no período selecionado, não possuam lançamentos.

 

       Abaixo segue um balancete financeiro por Centros de Custos gerados através do GDOOR:

 

gdoor14_caixa_centrocustos_exemplo

 

É possível em conjunto com o Plano de Contas saber, por exemplo, qual a origem das receitas e das despesas de cada setor. Para isto, utilize as opções de filtros no módulo de Caixa.

 


 

Livro Caixa

 

       O módulo de Caixa permite que seja impresso o livro caixa em formato TXT. Recomenda-se que ao finalizar o caixa do dia seja feita impressão do livro caixa diário. Para isto, basta posicionar o sistema sobre um lançamento do dia e clicar em LIVRO CAIXA. Todos os lançamentos feitos no caixa no dia em que o sistema estiver posicionado serão impressos.

 

       Abaixo segue imagem de exemplo de um livro caixa gerado:

 

gdoor14_caixa_livrocaixa