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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Estoque - Outras funções

cab_estoque


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       Assim como os demais módulos de cadastros, além dos botões padrão da listagem, o módulo de estoque possui funções específicas que iremos detalhar a seguir. Alguns botões ficam desabilitados na listagem, e são liberados somente na ficha de cadastro.

 

gdoor14_estoque_funcoes

 


 

Formação do preço de venda

 

       A solução GDOOR PRO possui duas opções de margem de lucro para compor o preço de venda do produto (não se aplica ao preço de atacado): Lucro Bruto e Lucro Líquido. O Lucro Bruto consiste na multiplicação do custo da mercadoria pelo percentual de lucro bruto, e com isto compor o preço final de venda (Preço de Venda = Custo x % Lucro Bruto), desta maneira, não leva em consideração nenhum tipo de encargo sobre o valor da venda. Na imagem abaixo, temos um exemplo de cálculo de lucro bruto, que é feito diretamente pela ficha de cadastro do produto:

gdoor14_estoque_funcoes_preco_venda

 

       Para compor o preço de venda baseado em lucro líquido é possível informar variáveis de valor para calcular automaticamente o preço final, sem que haja prejuízo. Para fazê-lo, abra a ficha do produto que deseja montar o cálculo e clique no botão "Custos" e será apresentada a tela abaixo:

gdoor14_estoque_funcoes_preco_venda_tela

 

Para o cálculo da formação do preço de venda, devemos exemplificar um produto:

 

       • Produto “A”;

       • Custo de aquisição (custo direto) = R$10,00 a unidade;

       • Despesas comerciais: Imposto SIMPLES Nacional: 8,28%;

       • Rateio de Despesas Fixas: 20%;

       • Margem de Lucro desejada: 10%;

 

A soma de tudo resultará no Preço de Venda mínimo aceitável. Então, Preço de Venda mínimo aceitável = R$10 + 8,28% + 20% + 10%. Como realizar esta soma? O melhor é transformar em equação. Considere que o preço de venda (chamaremos de PV) corresponda a 100% do que queremos encontrar. Sendo assim:

       • 100%PV = 10 + 8,28%PV + 20%PV + 10%PV;

 

Somando todos os percentuais, sintetizamos o cálculo:

       • 100%PV = 10 + 38,28%PV;

 

Seguindo a regra da equação, o percentual que estava somando, passa para o outro lado subtraindo:

       • 100%PV38,28%PV = 10;

 

Sintetizando:

       • Então: 61,72%PV = 10;

 

A expressão acima é o mesmo que (61,72 / 100) * PV = 10, então:

       • 0,6172 * PV = 10;

 

Novamente aplicamos uma regra de equação, e o valor decimal que estava multiplicando, passa para o outro lado dividindo:

       • PV = 10 / 0,6172;

 

E temos o Preço de Venda final:

       • PV = 16,20

 

Assim é possível adicionar quaisquer outros custos envolvidos na aquisição do produto, que estes serão adicionados ao cálculo.

 

       A fórmula de cálculo pode ser aplicada no produto selecionado, clicando no botão "Aplicar neste", ou pode ser aplicada em todos os produtos clicando no botão "Aplicar em todos". Calculando para todos os itens, os valores dos campos em branco serão mantidos no cálculo. Já os valores dos campos em azul serão substituídos pelo valor correspondente ao produto em questão.

       Mesmo formando o preço de venda pelo cálculo do lucro líquido, sempre será mostrado na tela de estoque o percentual de lucro bruto. Repare na imagem do exemplo que depois de feito o cálculo pelo lucro líquido, foi necessário uma margem de lucro bruto de 62% para que procedesse o percentual de 10% de lucro líquido sobre o valor da venda.

 

gdoor14_estoque_funcoes_preco_venda_cadastro

 


 

Composição

 

       No controle de estoque da solução GDOOR é possível a criação de composições.

       Para fazê-lo, precisamos primeiramente ter cadastrados os produtos utilizados como matéria-prima, além do produto final. Internamente, este processo consiste em  acrescentar quantidade ao estoque do produto final e, proporcionalmente, diminuir quantidade do estoque das matérias-primas.

       Vamos a um exemplo. Tenhamos cadastrados os produtos necessários:

gdoor14_estoque_funcoes_composicao_lista

 

       É necessário que as matérias-primas tenham ao menos quantidade e custo, pois estes valores serão usados na composição.

       No cadastro do produto a ser composto, clique no botão "Composição", e a tela abaixo será apresentada:

gdoor14_estoque_funcoes_composicao_tela

 

       "Incluir produto" cria uma linha em branco onde deve ser selecionado o produto que fará parte da composição e a quantidade deste produto utilizada para montar uma medida do produto final. Seguindo o exemplo da imagem, é utilizada uma unidade de cada produto listado para montar uma unidade do produto "Kit de PC".

       "Remover produto" apaga a linha selecionada.

       "Salvar" grava a configuração da composição.

       

       Na parte de baixo da tela temos as opções:

       "Montar"

       O número neste campo indica quantas unidades do produto final podem ser montadas, levando em consideração a quantidade de matéria prima disponível em estoque. Este número pode ser alterado para montar apenas a quantidade desejada. Ao clicar neste botão, o sistema irá aumentar a quantidade em estoque do produto final, acrescentando a quantidade a ser montada. Depois irá diminuir a quantidade dos produtos de matéria-prima multiplicando a quantidade informada na lista de matérias-primas pela quantidade a ser montada.

       "Desmontar"

       O sistema mostrará no campo abaixo a quantidade existente atualmente em estoque do produto final, permitindo que seja desmontado, ou seja, seja transformado novamente em matéria-prima. Neste processo, a quantidade do produto final será reduzida, diminuindo a quantidade informada no campo, que também pode ser alterada. Nos produtos de matéria-prima, a quantidade será acrescentada o equivalente à montagem que foi desfeita.

 

  Nota

      Só será permitido desmontar o produto final após a configuração ser salva ou montada ao menos uma vez. Além disso, caso a configuração seja alterada, ao clicar em desmontar, será carregada a última configuração salva ou montada.
      Esta proteção foi criada para evitar que o produto seja desmontado com a configuração diferente do que foi montado, evitando também, furos nas quantidades dos produtos envolvidos.

 

       "Custo"

       Este valor não poderá ser alterado na composição, pois será calculado pelo sistema, multiplicando o custo de cada matéria-prima pela quantidade utilizada na composição e somando todas ao final, onde será transferido para o custo do produto final.

 


 

Controle de seriais

 

       A solução GDOOR permite o controle de produtos por numeração serial. Para cada número de série é possível a geração de histórico com informações como data da compra e venda, número do documento de compra e venda, nome do fornecedor e nome do cliente que comprou a mercadoria.

       Nas compras ou vendas de produtos que tenham ativo o controle de seriais, o sistema irá solicitar qual o serial que está sendo movimentado.

       Para definir controle por seriais em um produto no estoque, entre em sua ficha de cadastro e clique no botão "Nº de série", a tela abaixo será apresentada:

gdoor14_estoque_funcoes_serial

       É possível efetuar a criação de vários seriais sequenciais de forma rápida e simples. Basta informar o prefixo, série inicial, tamanho do serial, quatidade de seriais e nota de entrada, seguido do botão Criar Seriais.

 

       "Prefixo" é a parte inicial do número, que geralmente indica o fabricante, e a parte que será igual para todos.

       "Tamanho do serial (sem prefixo)" é o comprimento da numeração que não se repete. Pode ser informado este número para preenchimento com zeros à esquerda do número em série.

       "Qtd. de seriais" é a quantidade que o sistema deve gerar automaticamente em sequência.

       "Nota de entrada" caso seja necessário vincular a uma nota fiscal de compra cadastrada no sistema, informar o número da nota neste campo.

 

       "Criar seriais" é o botão que irá gerar a sequência e apresentar no grid a lista de seriais gerados.

       "Limpar seriais" apaga a lista gerada para possível correção.

 

gdoor14_estoque_funcoes_serial_novos

           Após a criação dos seriais nos parâmetros definidos anteriormente, basta clicar em Gravar Seriais (salva os seriais gerados vinculados ao produto).

 

gpro_est_ser_gravar

 

 

       "Incluir um serial"

       Abre a tela para inclusão de novo serial, solicitando o número do serial e o número da nota de compra, caso seja necessário vincular.

       gdoor14_estoque_funcoes_serial_novo

 

       "Apagar serial"

       Elimina o serial selecionado.

       Nesta tela podem ser cadastrados os seriais iniciais através do botão "Novo". Caso o serial tenha sido comprado ou vendido, será mostrado nesta lista o histórico. No rodapé da tela será mostrado o cliente e a data da venda, caso o serial já tenha sido baixado.

 


 

Associações

 

       As associações são vínculos entre os produtos e grupos, famílias e características. Elas são importantes para possíveis emissões de relatórios, agrupamentos e outras operações que podem ser divididas entre grupos para melhor identificação. O Comandas, por exemplo, trabalha diretamente com grupos de mercadorias, pois envia para a os pedidos para impressão de acordo com o seu grupo.

       Para fazer as associações basta selecionar na ficha do estoque, o grupo, família ou característica relacionado. No entanto, estes precisam estar previamente cadastrados, e para fazer isto, na parte superior da tela do estoque existe o botão "Associação" que dá acesso ao cadastro dos grupos, famílias e características.

 

       "Grupo"

gdoor14_estoque_funcoes_grupo

       O cadastro de grupos permite até 3 (três) níveis de ramificações, os subgrupos. Para editar o nome de um grupo já criado, basta efetuar um clique seguido de outro clique com pequeno intervalo.

 

       "Família"

gdoor14_estoque_funcoes_familia

       O cadastro de famílias permite até 2 (dois) níveis de ramificações, as subfamílias.

 

       "Características"

gdoor14_estoque_funcoes_caracteristica

       O cadastro de características não permite cadastro de ramificações.

 


 

Impressos

 

       O botão Impressos fica disponível apenas na exibição da listagem, e dá acesso à geração do relatório P3, etiquetas e Inventário.

 

       "P3"

       Esta opção faz a geração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque , o RCPE modelo P3. Este é um relatório voltado para indústrias, no entanto, mesmo sendo destinado ao comércio, o GDOOR possui esta opção pois alguns estabelecimentos enquadrados como Distribuidoras ou Atacados precisam fazer esta geração.

       Ao executar esta função o sistema irá solicitar o período de geração, e ao confirmar, será gerado um relatório que deve ser impresso.

 

       "Etiquetas"

       Confira mais detalhes no tópico Módulos auxiliares - Etiquetas - Etiquetas de estoque.

 

       "Inventário"

gdoor14_estoque_funcoes_inventario

 

       "Data base"

       Informar a data que o sistema deve se basear para calcular a quantidade do produto. O cálculo é feito com base na quantidade atual, diminuindo as compras e somando as vendas desde a data base até a data atual.

 

       "Número do livro"

       Número a ser informado pela contabilidade.

 

       "Calcular valor pelo:"

       Neste quadro são apresentadas as opções do valor que o sistema deve multiplicar pela quantidade e obter o valor total.

 

       "Lista de produtos"

       Configuração para definir quais os produtos que o sistema deve gerar no inventário.

 

       O inventário começa a ser impresso a partir da página número 2, pois a primeira e a última páginas são a folha de rosto e o termo de encerramento, respectivamente.

gdoor14_estoque_funcoes_inventario_gerado

 


 

Grade

 

       A solução GDOOR possui o recurso de grade de quantidade para lojas de confecções ou calçados. Recomenda-se que seja utilizada em produtos que tenham o mesmo código interno, código de barras, preço de venda e preço de custo. Ex.: Um modelo de camisa tem várias cores e tamanhos, o preço de custo, preço de venda, código de barras e código interno não mudam por causa da cor ou do tamanho. Caso alguma das variáveis como código de barras/custo/preço de venda seja diferente, será necessário cadastrar um novo produto.

       Na ficha de cadastro deve ser informado o código de barras, custo da mercadoria, valor de venda e nome do produto. Para cadastrar a cor e o tamanho, dê duplo clique no campo "Estoque" ou clique no botão "Grade" na barra de menus superior, e o sistema irá mostrar uma confirmação para utilizar da grade padrão. Caso confirmada, o sistema apresenta a tela de cadastro da grade. Clicando no botão "Padrão", a grade aberta será definida como padrão, e esta configuração pode ser aproveitada em novos produtos.

 

gdoor14_estoque_funcoes_grade

       Esta é a tela da grade ainda não configurada. Para criar linhas e colunas, como mostrado na legenda da imagem, pressione a tecla Ctrl e pressione as teclas direcionais para adicionar ou remover linhas e colunas. Por exemplo: para adicionar uma coluna, pressione Ctrl + Direcional Direita  e informe o nome da coluna. Para remover, pressione Ctrl + Direcional Esquerda. A seguir uma grade de calçados, ou seja, temos 150 pares distribuídos em tamanhos e cores variadas:

 

gdoor14_estoque_funcoes_grade_montada

 


 

Preços

 

       A solução GDOOR permite a utilização de duas modalidades no quesito de preços: Alteração de preços e Promoções.

 

       Alteração de Preços:

       O assistente para alteração de preços permite que os preços sejam alterados em massa, separados por grupo, família ou um filtro aplicado na listagem.

gdoor14_estoque_funcoes_precos

       No painel superior à esquerda, podemos definir se as alterações serão aplicadas apenas no produto selecionado, em todos os produtos ligados à família do selecionado, todos os produtos pertencentes ao grupo do selecionado, ou na lista sendo exibida no estoque. Neste último caso, será respeitado o filtro aplicado na listagem, se houver.

       Logo abaixo deve ser determinado onde será aplicada a alteração, se no preço de venda, preço de atacado ou preço de custo.

       No quadro "Informação de aumento" pode ser informado o código ou código de barras de um único produto para aplicar a alteração. No campo "Novo valor" pode ser informado um valor específico para a alteração, ou então, um "Percentual", no campo ao lado.

       Depois de definir todas as condições da alteração, clicando em "Executar" o sistema apenas apresentará uma confirmação e fará tudo automaticamente. Ou então, se clicar no botão "Preparar a lista", o sistema mostrará no grid à direita todos os produtos enquadrados no filtro e a alteração deve ser feita manualmente. As alterações feitas na relação de produtos só será aplicada no estoque quando clicar no botão "Gravar valores".

       

       Promoções:

 

       A solução GDOOR possui uma completa ferramenta para a geração e acompanhamento de promoções, bem como, o clube de promoções em parceria com a Scanntech.

       Clube de Promoções é um recurso desenvolvido em parceria com grandes empresas do varejo brasileiro para o aumento das vendas de determinados produtos.

       O funcionamento básico consiste em o proprietário da empresa efetuar contato com o comercial da GDOOR Sistemas ou revendas GDOOR Sistemas, a partir deste contato a GDOOR        encaminha o cliente para a parceria Scanntech. Após a assinatura do contrato de parceria é necessário algumas configurações em seu GDOOR PRO.

               Será necessário acessar o módulo de estoque, menu preços/promoções.

               Na guia Clube de Promoções é necessário marcar a opção disponível na parte superior - Clube de Promoções, ao selecionar as opções abaixo serão apresentadas:

 

       gpro_clube

       

       Na aba configurações, é necessário clicar em buscar configurações e o preenchimento de usuário, senha (não será mostrada na tela), código da empresa, número da loja e URLs da        API serão preenchidos de forma automática, é necessário que a parceria já esteja devidamente realizada com a Scanntech.

       

       Na aba sincronização manual teremos todos os processos realizados de forma automática na aba anterior. Esta aba será solicitada em situações específicas pelo suporte técnico.

       gpro_clube1

 

       Na aba log de sincronização, será apresentado todos os eventos realizados referente ao envio dos dados.

       gpro_clube2

 

       Na aba relatório de reembolso, será apresentado todos os descontos concedidos, bem como, o valor de reembolso para o estabelecimento.

       gpro_clube3

       

               

 

       Lista de Promoções:

       Atualmente estão disponíveis seis possibilidades de controle e geração de promoções: Leva X paga Y, adicional com desconto, adicional de brinde, preço fixo, desconto em percentual e desconto em valor.

       O pré requisito para adicionar um item a promoção é o código de barras. O controle e gestão de promoção estará presente na plataforma PDV Server.        

       Após escolher a opção de promoções, teremos a seguinte tela:

       g17_promocoes

 

       Para gerar uma promoção, basta clicar no botão Criar uma promoção, e definir os parâmetros específicos conforme o tipo selecionado. Cada tipo terá sua condição e benefício.

 

       g17_promocoes_tipo

 

 

       Ao efetuar o lançamento dos itens envolvidos em uma promoção, será apresentado um pequeno destaque, conforme imagem a seguir:

 

       g17_promocoes_cupom

 

 

       Obs: É possível utilizar somente o módulo de promoções sem a parceria com a Scanntech.

Na prática basta utilizar a guia Lista de Promoções e seus recursos.

 

 

 

 

 

 

 

Preços - Tabela de Preços

 

       A solução GDOOR permite a utilização de tabela de preços:

 

       gpro_est_tab_pre

       

 

       Para efetuar o cadastro de uma nova tabela de preços basta clicar no botão novo e informar a descrição, valor de acréscimo ou desconto (A/D) e se requer a senha do administrador (S.A) para utilização da tabela.

       gpro_est_tab_pre_cad

 

 

 

 

 


 

Geração de arquivo de configuração para balanças

 

       O sistema GDOOR permite a criação de arquivos TXT no formato em que os programas das balanças possam importar. As balanças para qual o GDOOR gera arquivos TXT são: Toledo, Urano e Filizola. Para gerar os arquivos TXT corretamente, siga o modelo de cadastramento dos produtos com etiquetas de código de barras, contendo a informação do peso ou preço. Depois de cadastrar os produtos no estoque, clique na opção BALANÇAS conforme tela a seguir:

gdoor14_estoque_funcoes_balanca

       Na tela de geração de arquivos, selecione a marca da balança, informe o dígito inicial configurado para indicar o produto com código de barras que contenha informação do preço ou peso do produto (o mesmo dígito cadastrado no código de barras e também na configuração para balanças), selecione o local onde será salvo o arquivo TXT, e clique em Gerar. Quando a geração do arquivo terminar, o sistema indicará o novo arquivo gerado e a localização do arquivo.

       Para transmitir o arquivo para a balança, é necessário acessar o programa da própria balança, indicando onde está o arquivo TXT gerado pelo Sistema GDOOR.

 


 

Geração de arquivo de configuração para busca preço

 

       O GDOOR permite gerar arquivos em formato TXT, GDB ou DBF com informações dos produtos para serem importados pelo programa do Leitor Busca Preços da Gertec. Para isto, no cadastro de Estoque, clique na opção BUSCA PREÇO. A geração dos arquivos obedece as informações que constam na listagem, levando em consideração os campos listados e também o filtro aplicado na listagem.

       Na tela de Geração de arquivos para o busca preços informe o nome do arquivo, local onde o arquivo será salvo, qual o formato do arquivo (TXT, GDB ou DBF), para os arquivos em formato TXT será necessário informar também qual o caractere separador de campos.

 

gdoor14_estoque_funcoes_busca_preco

 


 

Efetuar controle de validade

 

       A solução GDOOR possui uma excelente ferramenta relacionada ao controle de validade dos itens, utilizando algoritmos baseados na entrada e saída é possível efetuar de forma eficiente este controle.

       Para utilizar o controle de validade é necessário seguir alguns passos:

       1º - No cadastro de estoque é selecionar a opção Efetuar controle de validade;

       2º - Na nota de compra basta clicar sobre o produto e em seguida clicar na opção Validade (no cabeçalho) e atribuir a data de validade ao item desejado, conforme tela a seguir:

       g16_validade

 

       3º - Após efetuar o lançamento da nota basta clicar sobre a mesma na listagem e novamente clicar na opção Validade em seguida na opção Processar validades (lado esquerdo inferior).

       E para imprimir a listagem gerada basta clicar no botão Imprimir.

 

 


 

FECP - Fundo Estadual de Combate a Pobreza

       O FECP é o imposto que deve ser destacado na NF-e. Tecnicamente falando foram atribuídas duas novas tags para esse fim: pFCPUFDest e vFCPUFDest. Sugerimos verificar junto ao seu contador sobre a obrigatoriedade em seu estado sobre esse destaque em nota.

       Na solução GDOOR o procedimento é simples, primeiramente no estoque devemos selecionar a opção Calcular Fundo de Combate a Pobreza:

       g16_est_fecp

 

Desta forma será exibido no DANFE a mensagem referente ao FECP.

" Fundo Estadual de Combate e Irradic. da pobreza 2% = 2,00"

g16_fecp_2

Para os estados não aderentes a este convênio não será exibido a mensagem referente ao  FECP.

É válido lembrar, que o  percentual exibido no DANFE é gerado de forma automática, sem necessidade de preenchimento em qualquer módulo.