Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos auxiliares > Gerador de arquivos fiscais >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
GFiscal - Nota Fiscal Gaúcha

cab_gfiscal


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão (um milhão de reais), as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.

 

       g16_nfg

 

       A regra geral é a seguinte: o CPF deve ser sempre informado no documento fiscal, estando a empresa dispensada dessa obrigação apenas se o cidadão expressar sua recusa. Logo, deve-se sempre perguntar se o cliente deseja ter o CPF na nota.

 

Para quem faz a geração do EFD / SPED

       Empresas que entregam mensalmente o SPED estão isentas da geração do Nota fiscal Gaúcha, pois as informações de CPF do cliente já estão inclusas no arquivo EFD do SPED.

 

Já as empresas que não entregam o SPED deve gerar os arquivos da Nota Fiscal Gaúcha da seguinte forma:

 

Para quem emite cupom fiscal:

       Deve ser gerado o arquivo referente ao Ato Cotepe 17/2004 (CAT52) e transmitido pelo NFG Desktop.

       Para gerar este arquivo entre no frente de caixa, após acesse o menu SUPERVISOR e após clique na opção CAT52, informe o período e aguarde a geração do arquivo.

 

Para quem nota fiscal eletrônica:

       No caso de estabelecimentos que emitem NF-e/NFC-e, a única necessidade é a de enviar, mensalmente, a declaração “TODAS NF SEM CPF” (através do aplicativo NFG DESKTOP), uma vez que os dados da NF-e não são enviados pelo aplicativo.

       Para isto dentro do Sistema GDOOR acesso o modulo de arquivos fiscais, após a opção de Nota Gaúcha, informe o mês e o ano e aguarde a geração do arquivo.

 

Para quem nota manual modelo 02 ou 1:

       Com relação às vendas efetuadas com nota fiscal de venda ao consumidor (nota fiscal modelo 2, série D-1), Modelo 1/1-A, os dados transmitidos à SEFAZ serão apenas os das notas em que o CPF do cidadão foi inserido.

       Para isto dentro do Sistema GDOOR acesso o modulo de arquivos fiscais, após a opção de Nota Gaúcha, informe o mês e o ano e aguarde a geração do arquivo.

 

       Estas informações foram retiradas do site da Nota Fiscal Gaúcha: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/

       Mais informações sobre a geração do arquivo da Nota Fiscal Gaúcha consulte a opção de perguntas frequentes: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/site/duvidas.aspx?a=a_empresa