Navegação:  Tópicos da Ajuda > Configurações >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Configurações - Nota Fiscal Eletrônica

cab_configuracoes


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Nesta seção estão presentes todas as configurações para preparar o sistema para emissão de NF-e.

       Antes de iniciar a configuração, é necessário que o certificado digital A1 ou A3 estejam instalados no sistema operacional corretamente, para que possa ser selecionado no GDOOR.

       Sugerimos que sempre o seu sistema operacional Windows esteja devidamente atualizado, assim como, o navegador Internet Explorer.

       Abaixo, iremos detalhar o a tela e o procedimento para configurar o sistema para emissão de NF-e:

 

gdoor14_configuracoes_nfe

 

 


 

Emite Nota Fiscal eletrônica

 

       Está opção será habilitada após a seleção do certificado digital, logo abaixo. Marcando esta opção, o sistema entende que a empresa está trabalhando com NF-e.

 

gdoor14_configuracoes_nfe_selecionar_certificado

Certificado

 

       O sistema utiliza o número de série do certificado para assinar os documentos eletrônicos. No entanto, este número não precisa ser preenchido manualmente, basta clicar no botão com reticências ao lado do campo e será apresentada a tela para seleção do certificado. Clique no certificado para selecioná-lo e clique em "Ok".

       Depois, o sistema irá consultar o status dos servidores da NF-e. Se estiver tudo ok, será retornada a mensagem abaixo, o "Número de série" do certificado será preenchido e a primeira opção será habilitada.

gdoor14_configuracoes_nfe_certificado_selecionado

 


 

Ambiente de destino

 

       Define o servidor de destino da NF-e.

 

       Homologação (Testes): As notas são enviadas para o servidor de testes e não têm validade fiscal. Ao emitir uma nota fiscal neste ambiente, qualquer cliente que for selecionado será substituído pela descrição NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO – SEM VALOR FISCAL.

       Produção: A mudança para este ambiente somente deve ser efetuada sob orientação da contabilidade e autorização da SEFAZ. Com a mudança, todas as notas emitidas em Homologação serão excluídas e pode ser iniciada uma nova numeração, e todas as notas enviadas terão valor fiscal.

 


 

Versão do XML

 

       Define a versão do XML utilizada pelo Sefaz em que o cliente está enquadrado. Esta informação deve ser verificada diretamente com o Sefaz do Estado do emitente.

 


 

Forma de emissão

 

       Forma de emissão da NF-e:

 

       Normal: Procedimento padrão de envio da NF-e para a SEFAZ, para o servidor de recepção. Depois poderá ser impresso em papel comum (folha A4).

 

gdoor14_configuracoes_nfe_forma_emissao_fs

       Contingência - Form.Seg. (FS): Alternativa mais simples para a situação em que exista algum impedimento para a obtenção da autorização de uso da NF-e, como por exemplo, problema com acesso à internet ou indisponibilidade de acesso aos servidores SEFAZ. Ao selecionar esta opção, o usuário deve informar data/hora da entrada em contingência, tal como o motivo para esta alteração, na tela que for apresentada.

       Neste caso, o emissor deve fazer a impressão da NF-e em Formulário de Segurança para que o documento que acompanha a mercadoria tenha validade, ainda que no rodapé do document seja impressa a informação "DANFE e Contingência - impresso em decorrência de problemas técnicos". Ao retomar o acesso aos servidores da SEFAZ, a forma de emissão deve ser alterada para "Normal" e a nota gerada em contingência deve ser transmitida para a SEFAZ.

 

gdoor14_configuracoes_nfe_forma_emissao_scan

       SVC-AN: Alternativa para transmissão da NF-e quando o servidor principal da SEFAZ encontrar-se indisponível. Neste caso, a própria SEFAZ disponibiliza um servidor secundário para recepção dessas NF-e, e assim que o servidor principal retornar à ativa, os dados serão sincronizados e não será necessário transmitir novamente. Ao selecionar a opção, o usuário deve informar data/hora da entrada no SVC-AN, motivo da entrada e série, que deve ser de 900 a 999.

       Com a transmissão da NF-e em SVC-AN, o DANFE poderá ser impresso imediatamente, ainda que no rodapé seja impressa a informação "DANFE e Contingência - impresso em decorrência de problemas técnicos".

       As UF´s que utilizam a SVC-AN - Sefaz Virtual de Contingência Ambiente Nacional - são: AC, AL, AP, DF, ES, MG, PB, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

 

       Modelo/Série: O modelo é padrão da NF-e, 55. A série deve ser consultada com a contabilidade.

 


 

Configuração de e-mail

 

       Configurações para envio de e-mail para o cliente com o DANFE e o XML em anexo.

 

       Ativar programa de e-mail padrão: Desconsidera a configuração da conta de e-mail (mais abaixo) e cria uma nova mensagem com os arquivos em anexo e abre para ser enviada com o Gerenciador de e-mails padrão.

       Servidor SMTP, Porta, Usuário, Senha e 'SMTP exige conexão segura': Dados da conta de e-mail que devem ser informados caso deseje que o sistema faça o envio automático dos e-mails, sem precisar de um Gerenciador de e-mails. Para preencher os dados corretamente, obtenha auxílio de um técnico em informática.

       Assunto do e-mail enviado: Preencher a informação que deve constar no campo do assunto do e-mail.

 

E-mail para emissão da NF-e

 

gdoor14_configuracoes_nfe_mensagem_email

       Configurar nos campos em questão a mensagem que deve constar no corpo do e-mail a ser enviado. Devem ser informadas mensagens para envio da NF-e, cancelamento da mesma, e para o envio da CC-e.

       Caso o sistema seja configurado para envio de e-mails com o gerenciador de e-mails, as mensagens do corpo do e-mail não podem estar em formato HTML, precisam ser  um texto simples.

       Para definição dos textos é possível inserir variáveis que serão trocadas pelos dados correspondentes constantes na nota fiscal. Para isso, clique com o botão direito do mouse para que sejam exibidas as opções. Selecionando uma delas, o sistema irá inserir a informação na posição do cursor no texto.

 

 


 

Impressão do DANFE

 

       Impressora: Aqui deve ser configurado onde o DANFE será impresso. A impressora deve constar na lista de impressoras do Windows.

       Qtd. de Cópias: Informar a quantidade de vias do DANFE a serem impressas por vez.

       Impressão em formato Retrato: Gera a impressão do DANFE em formado Retrato (folha na vertical).

       Impressão em formato Paisagem: Gera a impressão do DANFE em formato Paisagem (folha na horizontal).

       Solicitar tipo de impressão a cada NF-e: A cada impressão abrirá uma janela solicitando para qual impressora deverá ser enviada a NF-e para impressão

       Enviar direto para a impressora selecionada: Utilizará a impressora pré-configurada na opção Impressora sem que haja necessidade da escolha da impressora a cada impressão.

 


 

Localização de arquivos

 

gdoor14_configuracoes_nfe_pasta_resposta

       XML de envio e resposta: Definir a pasta onde serão salvos os arquivos XML gerados. Quando a transmissão da NF-e for efetuada por vários computadores, recomenda-se que seja compartilhada e mapeada uma pasta no servidor, depois indicada neste campo (veja mais na seção de Dicas).

       Dentro da pasta indicada neste local, o sistema irá salvar os arquivos XML de pedido de envio e outros arquivos temporários, os arquivos definitivos de NF-e, cancelamento, inutilização e CC-e serão salvos em pastas organizadas por período e tipo de documento. Por exemplo, dentro da pasta definida existirão pastas nomeadas com o ano e mês do envio, e dentro das pastas de cada período, estarão separados por pastas para NF-e, cancelamento, inutilização e CC-e.

 

       Logotipo do DANFE: Localizar uma imagem em formato BMP para ser impressa como logotipo da empresa no DANFE.

       XML de compras: Localização da pasta onde ficam armazenados os arquivos XML das notas fiscais de compra para importação dos mesmos no módulo de compras. Se ficarem todos dentro de uma única pasta, o sistema consegue filtrar e permite importar apenas os arquivos que ainda não foram importados.

       Separar pasta mensal de XML para contador: Botão utilizado para que seja feita a separação de todos os arquivos XML´s de um determinado período para que sejam enviados ao contador da empresa.

       Ao clicar no botão em questão aparecerá a tela para informar o período que deseja que os arquivos sejam criados.

 

gdoor14_configuracoes_nfe_pastamens

 

       Após a confirmação do período, o sistema buscará todos os XML´s na devida pasta e após os compactará em apenas 1 arquivo (.rar) e salvará na área de trabalho do Windows

(Desktop). Caso o computador em que está sendo feito o procedimento não possua algum programa para compactação\descompactação, o sistema GDOOR identificará automaticamente e fará a instalação do programa "Winrar".

 


 

Outras configurações

 

       Imprimir Data e Hora de saída no DANFE: Desmarcando esta opção, data e hora de saída sairão em branco no DANFE.

       Enviar DANFE e XML por e-mail para o cliente automaticamente ao transmitir NF-e: Faz o envio automático do e-mail para o cliente logo após a transmissão da NF-e, sem necessidade de clicar na opção para enviar manualmente. O envio irá obedecer a configuração feita mais acima a respeito do envio de e-mails.

       Enviar DANFE e XML por e-mail para a transportadora ao transmitir NF-e: Permite envio do mesmo e-mail enviado para o cliente, também para a transportadora.

       Imprimir código EAN no DANFE quando o tamanho for 8,12,13 ou 14: Fará a impressão do código EAN do produto no Danfe.