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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Nota Fiscal Eletrônica

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       O módulo de Faturamento do Sistema permite a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de produtos e serviços (de acordo com a configuração da forma de emissão). Para que esta opção esteja disponível no Sistema é necessário configurá-lo para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica. O cadastramento da Nota Fiscal Eletrônica será feito na tela de lançamento. Todas as funções da Nota Fiscal Eletrônica, bem como a visualização das notas serão feitas pela listagem de documentos. A nota Fiscal Eletrônica já atende a todas as regras atuais de emissão da NFE.

 

O que é Nota Fiscal Eletrônica?

 

       A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar e facilitar a arrecadação fiscal de uma operação de vendas de mercadorias ou prestação de serviços.

       A Nota Fiscal Eletrônica (NFE) veio para substituir o antigo formato de notas em formulário continuo e sua validade é garantida pela assinatura digital do remetente e pela recepção do documento eletrônico do Fisco.

 

Processo de autorização de uma nota fiscal eletrônica:

 

       Ao ser realizada a geração de uma NFE será criado um arquivo eletrônico possuindo todas as informações fiscais da operação comercial, que será assinado digitalmente, visando garantir a integridade dos dados da nota e do emissor. Esta Nota Fiscal Eletrônica será transmitida via Internet para a Secretaria da Fazenda que fará uma validação do arquivo e retornará um protocolo de recebimento com a autorização de uso da nota, permitindo o trânsito da mercadoria e também será transmitida para a Receita Federal, que armazenará todas as NFE emitidas.

       Em seu sistema de emissão de NFE (O GDOOR, neste caso) essa Nota Fiscal Eletrônica poderá ser impressa como um DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum que conterá impressa a chave para consulta da NFE na Internet e um código de barras que facilitará a captura e a confirmação de informações pelas unidades fiscais. O DANFE não é uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como um documento auxiliar para consulta da NFE.

 

Vantagens do uso da Nota Fiscal Eletrônica:

 

Para a empresa emitente:

 

Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que o documento é emitido eletronicamente;
Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;
Otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento de documentos eletrônicos, facilitando a recuperação e intercâmbio das informações;
Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira;
Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes.

 

Para a empresa destinatária:

 

Eliminação de digitação de notas fiscais de entrada de mercadorias;
Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NFE;
Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais;
Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores.

 

O que preciso para emitir Nota Fiscal Eletrônica:

 

Conexão à internet no computador que vai transmitir as Notas Fiscais Eletrônicas;
Sistema GDOOR instalado para emissão de NFE;
Certificado digital A1 ou A3 instalado;
Configurações da NFE no sistema GDOOR;

 

O que devo fazer para poder utilizar a Nota Fiscal Eletrônica no GDOOR:

 

1º PASSO: CADASTRAR SUA EMPRESA NA SECRETARIA DA FAZENDA DO SEU ESTADO

       

       Entre em contato com a Secretaria da Fazenda ou de Tributos de seu estado e se informe se sua empresa já está credenciada, caso contrário credencie-a como Emissora de Nota Fiscal Eletrônica.

 

       O credenciamento em uma Unidade da Federação não credencia a empresa perante as demais Unidades. Portanto, a empresa deve solicitar credenciamento em todos os Estados em que possuir estabelecimentos e nos quais deseje emitir NFE.

 

2º PASSO: ADQUIRIR UM CERTIFICADO DIGITAL

 

       A empresa precisará adquirir um certificado digital nos padrões da NFE junto a uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada na ICP-Brasil, do tipo A1 ou A3. Compete ao contribuinte avaliar e escolher o tipo de certificado que utilizará, dentre as opções de mercado.

       Nos testes realizados em nossa empresa foi utilizado um certificado do tipo A3 da CERTISIGN, onde todos tiveram êxito, porém nada impede do cliente adquirir um certificado digital de outra empresa ou de outro formato.

 

       Segue abaixo certificadoras mais utilizadas no mercado:

 

Certisign, Caixa Econômica, Correios, Serpro, Serasa.

 

3º PASSO: INSTALAR O NET FRAMEWORK 2.0

 

       Para transmitir a NFE será necessário instalar no computador o NET Framework 2.0, pois este complemento do Windows é necessário para carregar o certificado digital e efetuar a comunicação com os serviços da NFE.

       Para isto acesse um dos links abaixo, salve o arquivo em uma pasta do seu computador, e instale-o.

 

Link Microsoft:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=0856eacb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5

 

OBS: O link acima irá efetuar o download do pacote com versões cumulativas (2.0, 3.0 e 3.5), não há qualquer ocorrência contrária.

 

4º PASSO: INSTALAR E CONFIGURAR O CERTIFICADO DIGITAL

 

       Certificado digital é um arquivo com informações da empresa que serão utilizadas para validação das informações que trafegam pela rede. Neste caso as informações da NFE.

Busque junto a Autoridade Certificadora onde adquiriu o seu Certificado Digital os arquivos necessários para a Instalação e Configuração do mesmo.

 

IMPORTANTE:

A instalação do certificado é de responsabilidade do usuário, qualquer dificuldade ou eventualidade na instalação do mesmo, devem ser tratadas com o suporte da certificadora que forneceu o certificado..

 

5º PASSO: INSERIR O CERTIFICADO NO GDOOR

 

       Acesse as configurações de NFE do GDOOR e siga os procedimentos de instalação do certificado no sistema.