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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Suporte ao GFiscal - Log de validação

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       Durante a geração dos arquivos fiscais, o GFiscal detecta algumas incorreções nos cadastros e lançamentos que vão gerar crítica quando os arquivos forem importados para o programa de validação. Ao finalizar a geração do arquivo, o sistema vai apresentar uma caixa de diálogo solicitando se o usuário deseja abrir o arquivo, visualizar o log ou apenas voltar para a tela de geração, como no exemplo abaixo:

 

gfiscal14_sped_fiscal_fim_geracao

 

       Na tela de geração de cada arquivo, abaixo do botão "Validar", também está disponível esta opção, caso o GFiscal permaneça aberto após a geração:

gfiscal14_tela_botao_ver_log

 

       O log gerado tem a seguinte aparência:

 

gfiscal14_log_validacao

 

       Caso a mensagem apresentada seja cortada, ao posicionar o mouse sobre o campo, a mensagem será exibida por completo. Na coluna ID, há um link que vai direcionar para a ajuda diretamente para o procedimento a ser executado no caso do erro em questão.

       É altamente recomendado que o log seja considerado e os ajustes sugeridos sejam feitos para evitar transtornos no envio do arquivo. Além do que é listado no log, é possível que sejam apresentadas mais críticas, no entanto, não pudemos prevê-las.

       Abaixo, o que pode ser detectado pelo GFiscal e o procedimento a ser executado para resolver. Em caso de dúvidas ou dificuldades em fazer os ajustes, entre em contato com o suporte no 49 3441 3120 solicitando auxílio para fazer os procedimentos.

 

O cliente/fornecedor de código XXXXXX está com o município incorretamente preenchido no cadastro. Selecione o mesmo na lista de municípios.

       Nos arquivos do SPED, o cadastro de cada cliente ou fornecedor deve ser informado o código do município ao invés do nome. Nos cadastros no GDOOR fica gravado o nome, no entanto existe uma tabela com a lista de municípios de cada estado, com o devido código. Ao informar este código no SPED, o GFiscal pega o nome e o estado e procura o código nesta tabela. Caso o nome esteja preenchido de maneira diferente do nome que consta na lista de municípios do IBGE (nome oficial, com acentos, sem abreviações), o código não pode ser encontrado.        

       Para resolver, verifique como é o nome exato do município e faça o preenchimento no cadastro do cliente/fornecedor em questão.

 

 

Cliente/Fornecedor XXXXXX com Inscrição Estadual inválida para UF.

       Ao gerar os arquivos, o GFiscal valida a Inscrição Estadual. Se esta mensagem for apresentada, indica que a Inscrição ou a UF estão incorretos no cadastro.

       Para resolver, acesse o cadastro do cliente ou fornecedor informado na mensagem, verifique o que está incorreto e faça o ajuste.

 

  Nota

      É possível fazer a consulta da Inscrição Estadual através do CNPJ acessando www.sintegra.gov.br e escolhendo o estado do cliente/fornecedor em questão para fazer a consulta.

 

 

A nota XXXXXX está com a chave de acesso em branco ou incorreta.

       Notas fiscais modelo 55 são NFe (Nota Fiscal eletrônica), e todas as NFe precisam ter a chave de acesso. As notas fiscais de venda, feitas no faturamento, ao serem validadas sempre geram a chave de acesso. Já as notas de compra, quando importadas de um arquivo XML, têm essa chave gravada automaticamente no banco de dados. Caso estas sejam reabertas ou tenham sido digitadas manualmente, a chave de acesso fica em branco no banco de dados da GDOOR.

       Para corrigir, na tela de geração do arquivo, clique no botão "Adicionais" e cadastre a chave das notas listadas.

 

 

A nota fiscal de compra XXXXXX está com erro nos valores, pois está apresentando um total negativo ou zerado, e não foi gerada no Sintegra. Se possível, apague a nota e lance-a novamente.

       Esta mensagem não significa que a nota está com os valores diferentes da nota original. Aparentemente ela pode estar correta, mas no banco de dados, alguma informação ficou gravada de maneira a fazer com que a nota não pudesse ser gerada no arquivo. Isto vai ocasionar uma crítica no Sintegra com a mensagem: "Não encontrado registro tipo 50 correspondente", no registro 54.

       Para corrigir, o método aconselhável é apagar a nota e lançá-la novamente, no módulo de compras.

 

 

Produto XXXXXX não será gerado, valor X,XX nota XXXXXX.

       Na mensagem é apresentado o código do produto, o valor e a nota a qual se refere. Se o código estiver em branco ou o valor for menor ou igual a zero, o item da nota não é gerado.

       Para ajustar isso, é aconselhável apagar o item da nota, pressionando Alt+Del, depois lançar novamente.

 

 

 

Produto código XXXXXX com NCM incorreto. Ajuste o NCM no cadastro do estoque.

       Esta mensagem é apresentada quando o NCM está em branco ou tamanho diferente de 2 ou 8 caracteres.

       Para ajustar, acesse o cadastro do produto informado na mensagem, verifique com a contabilidade qual é o NCM correto do produto e preencha no cadastro.

 

 

O CFOP XXXX foi usado em uma nota fiscal mas não está cadastrado.

       Quando é feita a importação de um XML para a nota de compra, o CFOP da nota de compra e gravado no banco mas o sistema não faz automaticamente o cadastro deste código na tabela de CFOPs. Em alguns arquivos fiscais o sistema precisa da descrição da natureza da operação, e esta informação é conseguida apenas neste cadastro.

       Para resolver, acesse Configurações - Tributos no GDOOR e faça o cadastro do CFOP informado na mensagem.