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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Listagem

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       O sistema GDOOR tem dois tipos principais de listagem: a de cadastros e a de movimentações. No geral, ambas possuem as funções já listadas anteriormente, como por exemplo a busca, seleção de campos e filtros. A diferença, no entanto, é que a listagem de movimentações é subdividida em cabeçalho e itens, como vemos abaixo:

 

Listagem de movimentações

       A listagem de movimentação está presente nos módulos de pedido de compra, pedido de venda, orçamento, nota de compra, faturamento, e ordem de serviço. O que a diferencia da listagem de cadastros é que, além de ser dividida em cabeçalho e itens, possui as colunas agrupadas para melhor visualização e agilidade na consulta rápida.

 

       

 Dica de produtividade

      Caso a base de dados esteja com muitos registros fazendo com que a abertura das listagens fique lenta, utilize o atalho "CTRL + A" para apresentar apenas as informações de um determinado período dentro da listagem. Pode-se também utilizar o clique direito do mouse, escolhendo nas opções que aparecerão a opção "Filtro Inicial".
      Esta opção está disponível nos módulos: Orçamento, Pedido de Vendas, Faturamento, Pedido de Compras, Nota de Compra, Contas a Receber, Contas a Pagar, Caixa, Banco, Ordem de Serviço.

 

Cabeçalho

       A listagem de cabeçalho apresenta os dados principais do documento, que são válidos para o documento inteiro, como por exemplo, valor total do documento, número e data de emissão.

 

gdoor14_listagem_cabecalho

 

Itens

       A listagem de itens apresenta os dados individuais de cada item do documento, como por exemplo, valor unitário do item, valor do desconto do item e situação tributária.

 

gdoor14_listagem_itens

 

       Logo acima da listagem de itens, na esquerda, existe o botão "Vínculo" para vincular/desvincular a listagem de cabeçalho com a listagem de itens. Por exemplo, com o cabeçalho de um orçamento selecionado, serão exibidos os itens constantes naquele documento. No entanto, ao desvincular as listagens, serão exibidos os itens de todos os orçamentos.

 

 

Listagem de cadastros

       A listagem de cadastros está presente em todas as situações onde apresenta cadastro simples, sem subdivisões, como por exemplo, os módulos de clientes, estoque e fornecedores.

 


 

Organização da listagem

 

       Organização da listagem significa ajustar a sua aparência para que a visualização seja agradável e adaptada às necessidades do operador. Para isso, podemos começar selecionando os campos a serem exibidos para cada usuário.

       Além disso, é possível redimensionar as colunas para que tenham a largura desejada. Para tal, posicione o ponteiro do mouse no ponto exato entre duas colunas, na região do título. Quando o ponteiro assumir a aparência como na imagem abaixo, clique e arraste até o ponto desejado:

 

gdoor14_listagem_redimensionar

       

       Se preferir, também pode alterar a ordem das colunas. Para isto, clique no título da coluna e arraste-o para onde deseja posicioná-la. Duas setas em verde indicarão o entre quais colunas será alocada a que está sendo arrastada:

 

gdoor14_listagem_realocar

 

       Também é possível fazer ordenação em ascendência ou descendência entre as colunas. Clicando brevemente sobre o título de uma coluna, ela será ordenada de forma crescente. Com um segundo clique sobre a mesma coluna, a ordenação se fará de forma decrescente:

 

gdoor14_listagem_ordenar

 

       No caso da imagem acima, os clientes foram ordenados por município. Com essa ordenação, os demais dados ficar em ordem aleatória. Se clicarmos sobre o título de uma segunda coluna, a lista permanecerá ordenada por município, no entanto, dentro de cada município, seguirá a ordenação da segunda coluna que foi organizada:

 

gdoor14_listagem_ordenar_segunda_coluna

 

       Observe agora que a lista ainda está organizada por municípios, no entanto, dentro de cada município, ordenamos por código:

 

       Quando uma ordenação for feita na listagem, surgirá no canto esquerdo superior um botão que tem a função de desfazer qualquer filtro ou ordenação presente na listagem e restaurar a configuração original:

 

gdoor14_listagem_limpar_filtros

 


 

Seleção múltipla de registros

 

       A nova listagem do sistema dispõe de uma coluna adicional na esquerda, preenchida com um checkbox em cada linha. Clicando neste checkbox fará com que a linha fique selecionada, permitindo a seleção de várias linhas simultaneamente. Com esta seleção é possível fazer a impressão ou qualquer outra função que antes dependia de filtros aplicados na listagem, como exemplos, a impressão de etiquetas, ou recebimento de contas.

 

  Nota

      Quando houverem muitos registros selecionados, para desmarcar todos de uma vez, basta um duplo clique sobre a coluna do checkbox.

 

gdoor14_listagem_selecao

 


 

Impressão da listagem

 

       A impressão da listagem é o passo final para a emissão de um relatório personalizado, que não exija nenhum tipo de cálculo. Depois de selecionar os campos, fazer os filtros desejados e ajustar a aparência da listagem, como visto acima, é possível fazer a impressão dessa listagem. E esta impressão será feita apenas dos registros sendo exibidos na tela, ou seja, apenas dos campos selecionados e registros filtrados ou marcados.

gdoor14_botoes_imprime

 

       Para a impressão das listas, o GDOOR disponibiliza cinco formatos diferentes de arquivo, e o assistente abaixo permite a escolha:

 

gdoor14_listagem_imprimir_tela

 

       Da esquerda para a direita: ".xls" (Excel), ".doc" (Word), ".csv" (texto separado por ';'), ".html" (formato padrão Web) e ".pdf" (Adobe PDF). Também é disponibilizada uma área para informar um texto a ser impresso no cabeçalho do relatório, que aceita formatação html. Veja um exemplo de lista impressa pelo GDOOR, com o cabeçalho do exemplo acima:

 

gdoor14_listagem_imprimir_topo_html

 

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