Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos internos > Nota de compras >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Notas de compra - Manifestação do Destinatário

cab_movimentacoes


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

 

Manifestação do Destinatário MD-e

 

       No módulo de Compras, é possível importar os XMLs das notas de Compra gerados para o seu CNPJ, ação esta também conhecida como Manifestação do Destinatário.

       A Manifestação do destinatário (MD-e) permite eventos como: ciência da emissão, confirmação da operação, desconhecimento da operação e operação não realizada.

       

       Evento de Confirmação da Operação

       O evento de “Confirmação da Operação” pelo destinatário confirma a operação e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria). Se ocorrer a devolução total        ou parcial das mercadorias, além do procedimento atual de geração da Nota Fiscal de devolução, também poderá ser comandado o evento da “Confirmação da Operação”.

       O registro deste evento libera a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e, conforme especificado no “Serviço de Download da NF-e Confirmada”.

       Nota: Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica automaticamente impedida de cancelar a NF-e.

 

       Evento de Desconhecimento da Operação

       Uma empresa pode ficar sabendo das operações destinadas a um determinado CNPJ consultando o “Serviço de Consulta da Relação de Documentos Destinados” ao seu CNPJ.

       O evento de “Desconhecimento da Operação” permite ao destinatário informar o seu desconhecimento de uma determinada operação que conste nesta relação, por exemplo.

 

       Evento de Operação não Realizada

       Em algumas situações, a empresa destinatária informa que a operação não foi realizada (com Recusa de Recebimento da mercadoria e outros motivos), não cabendo neste caso a emissão de        uma Nota Fiscal de devolução.        Este evento permite o registro da declaração de Operação não Realizada pelo destinatário, permitindo também a informação complementar da justificativa                desta informação.

 

       Evento de Ciência da Operação

       Neste evento, o destinatário declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ, mas não possui elementos suficientes para apresentar a sua manifestação conclusiva        sobre a operação citada. O registro deste evento libera também a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e, conforme especificado no “Serviço de Download das NF-e                                confirmadas”. O evento de “Ciência da Operação” é um evento opcional e pode ser evitado, já que normalmente o destinatário da NF-e deve possuir o arquivo XML da NF-e enviado e/ou                                disponibilizado pelo emitente. Após um período determinado, todas as operações com “Ciência da Operação” deverão obrigatoriamente ter a manifestação final do destinatário declarada em                 um dos eventos de Confirmação da Operação, Desconhecimento ou Operação não Realizada.

 

 

       Para acessar a Manifestação do destinatário basta acessar o módulo de compras segunda opção do menu superior Manifestação:

 

g15_manifestacao1

 

       

       Após será necessário clicar em Consultar e o NSU (Número Sequêncial Único) referente a empresa emitente será preenchido no campo. Todas as notas emitidas nos últimos 15 dias serão apresentadas.

                                       g15_manifestacao_nsu

 

       Após exibir a listagem basta clicar com o botão da direita sobre a nota desejada e teremos a opção Manifestar-se a respeito desta nota ou Baixar XML da NF-e.

 

               g15_manifestacao_opcao

 

       A opção manifestar-se a respeito desta nota contempla 4 opções (acima a explicação de cada uma delas): Confirmada, Operação desconhecida, Operação não realizada e Ciência da Operação. A opção escolhida será de acordo com a orientação contábil.

 

       g15_manifestacao_eventos

 

       A manifestação irá gerar um evento vinculado a nota, é válido lembrar que toda a operação deve ser realizada com o certificado digital em pleno funcionamento:

       g15_manifestao_evento

 

       Após concluir o procedimento de manifestação, a solução GDOOR permite a possibilidade de efetuar o download do arquivo XML e importá-lo para  nota de compra (entrada), sem a        necessidade de aguardar o envio do arquivo por parte do fornecedor, ou seja, antes mesmo do fornecedor enviar o arquivo XML, você já poderá ter importado os produtos da nota.

       Este recurso auxiliará  o usuário onde o fornecedor não encaminha os arquivos XML (mesmo sendo de cunho obrigatório), podendo este, efetuar o download do arquivo diretamente        da SEFAZ.

 

g15_manifestacao_confirm