Navegação:  Tópicos da Ajuda > Primeiros passos >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Passos iniciais para implantação do sistema

cab_conf


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Depois de seguir os passos orientados de todos os tópicos até agora, é só começar a utilizar o sistema. Mas com tantos recursos e tantas necessidades, por onde começar? A GDOOR sugere abaixo uma maneira ordenada de começar as configurações e cadastros no sistema, para ter uma base e começar os trabalhos efetivamente. Essa ordem não precisa ser seguida obrigatoriamente, é apenas uma sugestão para que o sistema seja aproveitado ao máximo.

       

Configurar backup

       A cópia dos dados é essencial para a continuidade dos negócios. Imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, dessa forma sugerimos a utilização do recurso de backup diariamente, assim, os dados contidos em todos os módulos da solução GDOOR estarão preservados.

       O GDOOR disponibiliza um sistema de backup que pode ser agendado em determinados horários e ser executado automaticamente. Para conhecer estes métodos, confira o tópico referente ao Backup.

 

Usuários do sistema

       Cadastre todos os operadores e as permissões de cada um deles dentro do sistema. Mais detalhes no módulo de cadastro de usuários.

 

Configurações gerais do sistema

       No módulo de Configurações existem inúmeras variáveis para ajustar o sistema de acordo com a necessidade ou maneira de trabalho da empresa. Por padrão, as configuração são genéricas para se adequar ao maior número de empresas no segmento de mercado atingido pela GDOOR Sistemas, porém sugerimos consultar seu profissional contábil para ajustar as configurações de acordo com seu cenário.


Verifique se o formato estabelecido inicialmente corresponde ao que sua empresa precisa:
Informações para impressão nos bloquetos bancários em formulário contínuo (fornecidos pela agência bancária) ou boleto em folha A4;
Configurações para o módulo Faturamento, quando utilizado notas em formulário contínuo ou NF-e;
Módulos Financeiros e suas integrações com outros módulos;
Definição de impressoras para cada documento utilizado;
Configurações para parcelamento automático das vendas;
Definição do tipo de serviços prestados.

 

Tributos

       Para esse tipo de configuração é extremamente importante contar com o auxílio da contabilidade, pois é o profissional contábil que poderá lhe orientar em toda a parte fiscal/contábil que a solução GDOOR contempla.

       Primeiro, é importante verificar todo o cadastro de CFOPs (Código Fiscal de Operações e Prestação) que serão utilizados pela empresa nas principais transações. Depois, para cada CFOP é importante prestar atenção nos percentuais de base de cálculo e alíquotas de ICMS de cada estado, ou observações que precisem constar  nas informações complementares das notas fiscais.

       Detalhes sobre essas configurações podem ser encontrados no tópico Tributos.

       É fundamental a orientação contábil.

 

Planos de contas e Centros de custo

       O GDOOR permite elaborar planos de contas e organizar as despesas da empresa por setores em até três níveis. Estes podem ser utilizados no livro caixa, contas a receber, contas a pagar, faturamento e compras.

       Apesar de importantes, os planos de contas e centros de custo não são obrigatórios.

 

Cadastros

       Por último e não menos importante, o módulos de cadastros são compreendidos por clientes, estoque, fornecedores, transportadoras e vendedores.

       Dentro do cadastro de clientes, há a possibilidade de cadastrar empresas conveniadas, podendo assim ligar o cliente à sua empresa para crédito, descontos e cobranças.

       No cadastro de estoque pode-se melhorar consideravelmente a classificação e manipulação dos produtos através de sub-cadastros de grupos, famílias e características.