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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Configurações - Geral

cab_configuracoes


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       Nesta parte das configurações, podem ser feitos ajustes para vários módulos do sistema. Abaixo a tela das configurações e o detalhamento de cada opção:

 

gdoor14_configuracoes_geral

 

Diversos

 

       Definir a utilização de grade em todos os produtos:

       Com esta opção marcada, o sistema passa a utilizar em todos os produtos do estoque o recurso de grade de quantidades e seta para todos a grade definida como padrão.

       Permitir editar quantidade em estoque a partir de CTRL+CLICK (Esquerdo):

       Marcando esta caixa, o campo da quantidade em estoque somente poderá ser alterado se o usuário pressionar a tecla Ctrl no teclado, depois clicar no campo, apenas respeitando as permissões de usuários, senão o mesmo ficará bloqueado para alteração. Se desmarcada a caixa, o campo não pode ser alterado.

 

       Apresentar apenas contatos do usuário atual:

       Esta opção evita que todos os usuários vejam as anotações da agenda de contatos. O usuário terá somente terá acesso aos contatos feitos por ele mesmo, ainda que todos os clientes sejam mostrados na listagem. Se a opção estiver desmarcada, os usuários terão acesso a todos os contatos. O cadastro dos contatos está presente no módulo clientes.

       Utilizar máscara para edição de telefones:

       Esta opção inclui máscaras nos campos de telefone, celular e fax. O conteúdo com máscara fica assim: (0xx00)1234-5678 ou (0xx00)12345-6789, conforme o caso.

gdoor14_configuracoes_geral_custo_compra

       Transferir custo da compra para o estoque:

       Permite que o quando for lançada uma nota de compra, o custo da mercadoria seja transferido para seu cadastro no estoque, sem alterar o preço de venda. Clicando no botão de soma ao lado da caixa, são mostradas algumas opções para adicionar o valor em questão ao custo da mercadoria.

 

       Permitir alteração da grade apenas na ficha do produto:

       Impede remoção ou adição de linhas e colunas da grade na movimentação, permite apenas alteração na ficha do produto.

 

       Efetuar busca após ENTER (Busca nas listas):

       A busca de qualquer campo na listagem será feita somente após pressionar ENTER. Com a opção desmarcada, a busca será feita a cada caractere digitado, o que pode tornar a busca lenta em bancos de dados muito grandes.

 

       Replicar o código de barras com o código do produto:

       Ao cadastrar um novo item no estoque, cria automaticamente o código de barras baseado no código interno, gerado pelo sistema, incluindo o dígito verificador. Só não será criado um código de barras caso tenha sido preenchida alguma informação manualmente neste campo.

 

       Não mostrar registros inativos (Estoque, Clientes e Fornecedores):

       Ao inativar um registro em um desses módulos, o registro fica ocultado da lista. Caso esta opção esteja desmarcada, os registros serão exibidos, mas em uma cor mais clara.

 

       Criar buffer para busca nas listagens:

       Percorre toda a tabela indexando os registros para tornar a busca nas listagens mais rápida.

 

       Avançar quando lançar o código de barras (Ped. Venda, Orçamento, Vendas):

       Ao lançar um produto pelo código de barras em um desses módulos, insere quantidade 1 (um) e o preço de venda do cadastro, e avança para lançar o próximo item na lista. Desta maneira, o processo é agilizado para utilização do leitor de código de barras. Com esta opção desmarcada, ao lançar um item, o foco vai em seguida para o campo da quantidade, depois para o preço e assim por diante.

 

       Imprimir informações adicionais ao produto (Orçamento e Pedido de Venda):

       Marcando esta opção, ao imprimir orçamentos e pedidos de venda, será gerada uma linha reservada para as informações adicionais ao produto, mesmo que o produto não possua.

 

       Trazer observações do cadastro do produto como informações adicionais (Ped. Venda, Orçamento, Vendas):

       O que estiver cadastrado nas observações do cadastro de estoque, será transferido para o campo de Informações Adicionais ao produto, que é representado pelo símbolo balaozinho na grid de lançamento dos produtos no Pedido de Venda, Orçamento e Faturamento quando utilizado o produto em questão.

 


 

Utilizar nome fantasia do fornecedor

 

       Adicionar nome fantasia do fornecedor para facilitar a identificação. Possível configuração para os módulos estoque, compras e pedido de compras.

 


 

Precisão numérica para compras e vendas

 

       Permite alteração do número de casas decimais do preço (2 a 4 casas) e quantidade (2 a 4 casas). O sistema fará os cálculos considerando o número de casas decimais indicado.

 


 

Outras configurações

 

       "Dias de validade do orçamento"

       Faz com que ao gerar um orçamento o sistema preencha automaticamente a data de validade do orçamento, adicionando o número de dias indicado neste campo. Se preenchido com 0 (zero), o a data da validade será a mesma que a data de emissão.

 

       "Tamanho do código de barras"

       Limita o tamanho do campo código de barras na ficha do estoque, impedindo que o código digitado seja mais extenso do que o número preenchido neste campo.

 


 

Formas de pagamento (Faturamento/Ped. Venda/Orçamento)

 

       Opção destinada à criação de formas de pagamento que poderão ser utilizadas nos módulos de Faturamento, Pedido de Venda e Orçamento.

       

       Neste quadro temos as seguintes opções:

 

       Descrição: Local para inclusão do nome/descrição da forma de pagamento.

       Botão " + " : Botão para inserir uma nova forma de pagamento.

       Botão " - " : Botão para excluir uma forma de pagamento já existente.