Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos externos > CF-e SAT >

Ajuda - Solução GDOOR - Versão 2017

 
CF-e SAT

cab_nfce


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

 

       As funções do módulo de CF-e SAT podem ser acessadas através de clique nos ícones ou por meio de atalhos pelo teclado, os quais são indicados ao lado do nome da função, entre parênteses.

 

       Abaixo segue explicação referente a cada uma dessas funções para melhor entendimento.

 

Abrir Venda (F2)

 

       A opção de abrir venda é utilizada para iniciar o lançamento de um novo CF-e SAT.

 

g15_sat_f2

 

       Na tela principal abertura de vendas, existem os seguinte botões (funções):

 

       Caixa para inserção de novos produtos: Para inclusão de um novo produto, digite o código, nome ou código de barras no campo em questão. Neste campo existem 5 atalhos possíveis.

       Insert=Quantidade: Ao utilizar a tecla Insert o sistema abrirá uma tela para informar a quantidade do produto a ser vendida. Esta opção deve ser utilizada anteriormente à inclusão do produto na NFC-e.

       Home=Preço: Ao utilizar a tecla Home o sistema solicitará o código do produto e após abrirá a tela para alteração do preço. Esta alteração pode ser em Desconto (em valor ou percentual), Acréscimo (em valor ou percentual) ou no Valor final (altera o valor final para o novo valor informado).

       Delete=Cancela item: Ao utilizar a tecla Delete ou Del o sistema solicitará a escolha de um ítem para cancelamento. Logo abaixo segue explicação desta opção junto ao botão de cancelamento com maiores detalhes.

       F5=Atualizar: A tecla F5 pode ser utilizada para efetuar uma atualização no cadastro dos produtos que é buscado do retaguarda. Caso haja alguma alteração no cadastro do retaguarda, basta apertar a tecla F5 dentro do CF-e SAT que o sistema fará a atualização automática de tudo que foi alterado.

       *=Balança: Pela tecla asterísco o sistema irá identificar o peso do produto que está na balança e buscará esta informação para o CF-e SAT.

       Sair (F4): Sairá da tela de finalização sem que o CF-e SAT atual seja finalizado.

       Produtos (F8): Abrirá a tela de consulta dos produtos, onde é possível consultar e lançar produtos no CF-e SAT atual..

       Cancelar Item (DEL): Ao clicar no botão em questão, ou utilizar a tecla de atalho "Del", o sistema abrirá a tela abaixo para escolha do item a ser cancelado ou então do código de produto a ser cancelado. Após escolhido o produto, aparecerão as informações do mesmo com a quantidade vendida e a quantidade a ser cancelada que será preenchida pelo usuário.

       Obs.: Produtos com número de série ou grade não podem ser cancelados parcialmente.

 

gdoor14_nfce_cancelaritem

       

       Pagamento (F3): Na opção pagamento, o sistema abrirá uma nova tela com os totais devidos e as formas de pagamento para finalização da venda, além dos botões para informar o acréscimo ou desconto e o botão para abertura da opção de venda a prazo por meio de parcelas.

 

 

gdoor14_nfce_pgto

 

       Na tela de pagamento é possível indicar as diversas formas de pagamento.

 

       Para finalizar a venda em dinheiro sem informar o valor recebido basta pressionar a tecla F3 ou clicar no botão F3 - Finalizar.
       Para finalizar a venda em dinheiro informando o valor recebido digite o valor recebido no campo ao lado da forma de pagamento e pressione a tecla F3 ou clique no botão Fechar Venda (F3). Quando digitado o valor recebido o sistema irá mostra o valor do troco caso houver.
       Para finalizar a venda com uma espécie diferente de dinheiro selecione a espécie na lista (use a teclas direcionais para cima e para baixo), quando estiver sobre a espécie desejada informe o valor para ela no campo no campo ao lado da forma de pagamento e pressione F3 ou clique no botão Fechar Venda (F3). Ao pressionar F3 ou no botão Fechar Venda (F3), sem digitar nenhum valor no campo do valor, o sistema irá assumir o valor Final da Venda (com desconto e acréscimos caso houver), como valor recebido na espécie selecionada.
       Para finalizar a venda com espécies de pagamento diferentes (Ex. Contra-Vale e Dinheiro), selecione a espécie na lista (use a teclas direcionais para cima e para baixo), quando estiver sobre a espécie desejada informe o valor para ela no campo ao lado da forma de pagamento. Repita a operação para as demais espécies.
       Para recebimento do valor da venda em dinheiro e parte a Prazo, na tela de recebimento selecione a espécie Dinheiro, digite o valor que será recebido em dinheiro, logo após pressione a tecla F10 ou clique no botão Parcelar (F10), siga os passo da finalização da venda a prazo. O sistema terá que estar configurado para fazer venda a prazo no CF-e SAT.

       Para vendas à prazo, é necessário que haja um cliente informado no CF-e SAT, este cliente obrigatoriamente deve ser da mesma cidade do emitente do CF-e SAT, pois a emissão deste documento é apenas para o mesmo município do emitente.

       Caso o sistema esteja configurado para controlar o limite de crédito e o cliente esteja com o limite de crédito estourado, será emitido um aviso que solicitará ao usuário se deverá ou não liberar a venda mesmo estando com o limite de crédito estourado. Após esta liberação, apresentará a tela para escolha da quantidade de parcelas e demais informações conforme abaixo.

 

g15_sat_parcelamento

 

       Caso desejado, pode-se alterar o valor das parcelas manualmente, sendo que o sistema recalculará automaticamente as demais após a alteração de uma delas.

 

       Ainda na tela principal para pagamentos para dar desconto ou acréscimo no total da venda, na tela de fechamento, pressione HOME ou clique no botão Des/Acr (Home). O desconto ou acréscimo só pode ser concedido por usuários autorizados. As opções de desconto no cupom são as mesmas opções do desconto concedido nos itens, a tela é a mesma e as funções são as mesmas. A diferença é que o desconto no final da venda será concedido sobre o total da venda, e o desconto por item será concedido no item vendido.

       Para informar o valor final do item no campo Alteração, digite o valor final do produto após clicar no botão # valor final. Caso desejado efetuar o desconto/acréscimo, deve-se utilizar os botões + Acréscimo ou - desconto.

       Abaixo, segue a tela de desconto em percentual. Para dar o desconto em percentual pressione o botão - desconto, pressione o botão % percentual e após digite o percentual do desconto no campo Alteração. Para finalizar o desconto clique em Confirma. Para voltar a dar desconto por valor, pressione o botão - desconto novamente e escolha o botão $ valor.

 

gdoor14_nfce_desconto

 

       Para aplicar algum acréscimo em percentual o procedimento é basicamente o mesmo, porém deve-se utilizar o botão + Acréscimo, após digite o percentual do acréscimo no campo Alteração e clique em Confirma. Para voltar a dar acréscimo por valor, pressione o botão + Acréscimo novamente.

 

 

  Nota

      O percentual do desconto ou acréscimo não pode ultrapassar 100%.

 


Importar (F5)

       

       O módulo de CF-e SAT permite a importação das informação digitadas nos módulos auxiliares de venda, DAV, Pré-Venda e também do módulo adicional Comandas(Conta de Cliente).

       Na tela principal do CF-e SAT, na opção IMPORTAR (F5), será mostrado o menu com as opção de importação.

 

gdoor14_nfce_importardav

 

       Abaixo iremos detalhar como fazer a importação das informação dos módulos de DAV, Pre-Venda e Comandas para o CF-e SAT.

 

Importação das informação de um DAV para o CF-e: Na tela principal do CF-e pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR(F5), no menu de opção selecione a opção DAV.

 

       O sistema irá mostrar a tela com a relação de DAV´s para importação.

 

g15_sat_dav

 

       Na tela de importação do DAV, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa dos DAV´s lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº do(s) DAV(´s) na listagem.

       Data: Data de emissão do(s) DAV(´s) consultado(s).

       Ficha: Campo para controle interno lançado diretamente no DAV.
       Cliente: Nome do cliente lançado no DAV.
       Valor Total: Valor total do(s) DAV(´s) consultado(s)

 

       Importar (F2): Botão para geração da nova NFC-e a partir do DAV selecionado.

       Imprimir (F9): Imprime um relatório de conferência do DAV selecionado.

       Fechar: Sai da tela de importação

 

Importação das informação de uma Pré-Venda para o NFC-e: Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5), no menu de opção selecione a opção Pré-Venda.

 

       O sistema irá mostrar a tela com a relação de Pré-Vendas para importação.

 

 

gdoor14_nfce_importarprevenda

 

       Na tela de importação de Pré Venda, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa dos Pré Vendas lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº do(s) Pré Venda(s) na listagem.

       Data: Data de emissão do(s) Pré Venda(s) consultado(s).

       Ficha: Campo para controle interno lançado diretamente no Pré Venda.
       Cliente: Nome do cliente lançado no Pré Venda.
       Valor Total: Valor total do(s) Pré Venda(s) consultado(s)

 

       Importar (F2): Botão para geração da nova NFC-e a partir do Pré Venda selecionado.

       Fechar: Sai da tela de importação

 

Importação das informação de uma Comanda(Conta Cliente) para o NFC-e: Na tela principal do NFC-e pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5) e no menu de opção selecione a opção Comandas (Conta de Cliente).

       

       O sistema irá mostrar a tela com a relação de Comandas (Contas de Clientes) para importação.

 

gdoor14_nfce_importarcontacli

 

       Na tela de importação de Comandas (Conta Cliente), estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa das Comandas (Conta Cliente) lançadas. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº da(s) Comandas (Conta Cliente(s)) na listagem.

       Data: Data de emissão da(s) Comandas (Conta Cliente(s)) consultada(s).

       Cliente: Nome do cliente lançado no Comandas (Conta Cliente).
       Valor Total: Valor total da(s) Comandas (Conta Cliente(s)) consultada(s)

 

       Importar (F2): Botão para geração da nova NFC-e a partir da Comanda (Conta Cliente) selecionada.

       Imprimir (F9): Imprime um relatório de conferência da Comanda (Conta Cliente) selecionada.

       Fechar: Sai da tela de importação

 

       Para todos os processos de importação, ao clicar em Importar ou utilizar o atalho F2, o sistema irá solicitar a confirmação para lançar os ítens para um novo CF-e, conforme segue abaixo:

 

g15_sat_importa_dav

 

       Após a confirmação, abrirá a tela principal de lançamento dos itens:

 

g15_sat_importa_nocfe

 

       Nesta tela é possível incluir mais itens ou até mesmo cancelar algum item, porém estas alterações somente serão feitas na CF-e e não nos módulos auxiliares de onde foram importadas as informações.

 

       A tela de finalização da importação nada mais é do que a tela de "Abrir Venda" visto a pouco no 1º tópico.

 


Clientes (F7)

 

       O CF-e permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento da venda, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado. O cliente pode ser informado ou selecionado antes da abertura da venda, durante a venda ou na tela de fechamento. Em ambos os casos, o comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7, ou clicando no botão Clientes (F7). Aconselhamos que o nome do Cliente seja indicado antes do início da venda, para isto configure o Sistema para que o cliente seja solicitado na abertura da nova venda. Na figura abaixo, exemplo de tela de seleção do cliente, e suas funções.

 

       gdoor14_nfce_consultacli

 

       Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.

       Para efetuar uma consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, cnpj ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.

       

       Logo abaixo aparecerão as informações:

 

       Código: Código do cliente consultado.

       CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado.

       Nome: Nome do cliente consultado.

 

Cadastrar (Ins)

 

       Nesta tela também é possível efetuar o cadastramento de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.

 

       Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão Cadastrar (Ins).

       Ao clicar no botão cadastrar apresentará a seguinte tela, com os seguintes campos para preenchimento:

 

gdoor14_nfce_cadastrarcli

 

       Após preenchimento, basta clicar em Salvar ou utilizar a tecla de atalho "F3" para grava as informações cadastradas.

 

Limite de Crédito (F6)

 

       Também é possível consultar o limite de crédito do cliente consultado. Esta opção é acessada por meio do botão Limite de Credito (F6).

 

gdoor14_nfce_limitecredito

       

       Na tela de consulta de limite aparecerão as informações de forma resumida conforme quadro acima. Para atualizar as informações de forma on-line com o sistema de retaguarda, basta apertar a tecla F5. Para sair, aperte o botão Sair ou a tecla F3.

 

Confirmar

 

       Após consultado o cliente, caso desejado utilizá-lo para lançar em um novo CF-e, basta clicar no botão Confirmar que o sistema automaticamente utilizará o mesmo para abertura da nova venda.

 

Cancelar

 

       Caso desejado cancelar o procedimento, basta clicar no botão Cancelar.

 


Produtos (F8)

 

       A opção de Produtos abrirá uma nova janela para pesquisar pelos produtos cadastrados na base que posteriormente podem ser lançados diretamente por essa tela para uma nova NFC-e.

 

gdoor14_nfce_produtos

 

       Nesta tela, serão apresentados os seguintes campos:

 

       Pesquisar: Campo para digitação do código do produto, nome do produto ou código de barras.

 

       Código: Apresenta o código do(s) produto(s) consultado(s).

       Cod. Barra: Apresenta o código de barras do(s) produto(s) consultado(s).

       Descrição: Apresenta a descrição do(s) produto(s) consultado(s).

       QTD: Quantidade em estoque do(s) produto(s) consultado(s).

       UND: Unidade de medida do(s) produto(s) consultado(s).

       Valor. Unit: Valor unitário do(s) produto(s) consultado(s).

 

       Com o cursor posicionado sobre o produto pesquisado, basta clicar 2x no mesmo ou então utilizar a tecla ENTER para que abra uma nova CF-e com o produto em questão. Aparecerá a confirmação de abertura de nova venda, ao clicar em Sim, abrirá a nova venda, caso contrário basta abortar o processo por meio do botão Não.

 

gdoor14_nfce_confirmaprod

 

       A consulta de produtos pode ser utilizada também durante o lançamento dos itens já dentro de uma nova NFC-e utilizando o mesmo atalho, F8.

 

       Para sair da tela de consulta de produtos basta apertar a tecla ESC ou clicar sobre o botão Sair (ESC).

 


Sair

       

       Ao clicar na opção de Sair, o sistema fechará

 


Restaurar

 

       Ao clicar na opção Restaurar, o sistema alternará entre tela cheia (maximizado) ou meia tela (restaurado).

 


Minimizar

 

       A opção Minimizar fará com que o sistema seja minimizado para a barra de tarefas do Windows.

 


Supervisor (F9):

 

       A opção de Supervisor, que pode ser acessada também pelo atalho F9, abrirá uma tela secundária onde haverão as seguintes opções:

 

g15_sat_f9

 

 

       Abaixo explicaremos detalhadamente cada opção das configurações:

 

 

gdoor14_nfce_botaoconfigur

No botão de configurações ou pelo atalho F9 dentro do menu Supervisor, é possível efetuar todas as configurações do módulo de CF-e. Maiores detalhes serão mostrados no tópico específico para as Configurações.

 

 

gdoor14_nfce_botaosuprimentos

 

       O módulo de CF-e permite que seja feito um Suprimento (Reforço) de valores monetários no emissor de nota fiscal do consumidor. Este reforço de valores ficará registrado, e será mostrado na Movimentação do Dia (F6). Para fazer o Suprimento pressione F9 ou clique na opção SUPERVISOR (F9), e selecione a opção de Suprimento (F8). Na tela lançamento de Valores, informe o valor do Suprimento (reforço) e clique em OK. O valor do suprimento (se configurado) será integrado com o módulo de Caixa do Gdoor.

 

 

gdoor14_nfce_suprimento

 

 

gdoor14_nfce_botaosangria

 

       O módulo de CF-e permite que seja feita uma sangria (Retirada) de valores monetários do emissor de nota fiscal do consumidor. Esta retirada de valores ficará registrada e será mostrado na Movimentação do Dia (F6). Para fazer a Sangria, pressione F9 ou clique na opção SUPERVISOR(F9). Opte pela opção de Sangria (F7). Na tela lançamento de Valores, informe o valor da Sangria (retirada) e clique em OK. O valor da Sangria (se configurado) será integrado com o módulo de Caixa do GDOOR. Baseado nas movimentações do dia (Entradas e saídas) o sistema irá sugerir o valor de sangria (retirada).

 

 

gdoor14_nfce_sangria

 

gdoor14_nfce_botaomvtodia

 

Nesta rotina serão impressos todos os movimentos do dia de forma totalizada por Forma de Pagamento. Caso haja Sangria e Suprimento, sairá na seção de Outras Operações.

 

gdoor14_nfce_mvtodia

 

 

g15_sat_fom_pgto

 

       Na opção de formas de pagamento é possível cadastrar novas Espécies de recebimento e excluir algum já existente. Este cadastro é utilizado para as formas de pagamento  que são apresentadas na tela de fechamento\pagamento no CF-e.

 

gdoor14_nfce_formaspgto

 

 

gdoor14_nfce_botaotrocaoper

 

               A opção de Troca de Operador é utilizada para alternar entre um usuário e outro, obedecendo sempre o que foi configurado nas permissões de acesso configuradas no Gdoor para cada usuário.

 

gdoor14_nfce_trocaoper

 

 

gdoor14_nfce_botaoxmlcontab

 

       Nesta rotina, os XML´s criados pela emissão dos CF-e's serão todos exportados para um arquivo que posteriormente pode ser encaminhado à contabilidade para que sejam gerados os registros contábeis e arquivos fiscais baseados nas movimentações geradas por essas notas fiscais de consumidor. A geração seguirá a instrução de data inicial e data final para gerar tais informações. Os arquivos serão gerados em extensão XML e gravados por padrão na pasta "C:\GDOOR Sistemas\GDOOR 2016\CFe\XML\Contabilidade\Ano\Mês\Vendas", onde a "data de criação" será uma pasta criada pelo sistema para separar os períodos em que são gerados os arquivos e melhor organizá-los.

 

g15_sat_xml