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Ajuda - Solução GDOOR - Versão 2017

 
Frente de Caixa

cab_caixa


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       Neste tópico explicamos todas as funções do sistema já apresentadas na tela inicial, dentre outras existentes dentro de cada procedimento.

 

Emissão de cupom fiscal - Abrir Venda (F2)

 

       A principal função do módulo Frente de Caixa é a emissão de cupons fiscais. Para iniciar este procedimento, além de a impressora fiscal estar conectada e em operação, é necessário principalmente ter produtos cadastrados no estoque, e é muito importante que os impostos sobre o produto estejam corretamente configurados.

       Para iniciar uma venda, devemos abrir o cupom fiscal para depois inserir os itens. Esta abertura pode ser feita por meio do botão "Abrir Venda" no painel esquerdo da tela inicial, pressionando a tecla "F2", ou pela abertura automática, que pode ser configurada (ver configurações). Depois de abrir o cupom, a tela a seguir será apresentada:

 

caixa14_cupom_aberto

       

       Nesta visualização, no canto esquerdo superior há o espaço para informar o código do produto, mais centralizada fica a lista de itens já incluídos no cupom fiscal, e um painel no lado direito com funções a serem executadas com o cupom aberto.

 

Inclusão de itens no cupom

 

       Para incluir um item no cupom existem várias maneiras. Uma delas é usando o espaço no canto esquerdo superior da tela acima, informando o código interno ou código de barras do produto. Quando é inserida uma informação numérica, o sistema pode buscar por esta tela e insere o item instantaneamente. No entanto, se letras forem informadas será aberta a tela de produtos (ver detalhes).

       Na parte inferior do espaço para inclusão de itens há uma pequena legenda mostrando alguns comandos que podem ser executados ao vender o item, são eles:

 

caixa14_cupom_aberto_legenda

caixa14_cupom_aberto_quantidade

       [Insert=Quantidade]: Insert é a tecla para acionar a alteração de quantidade ao lançar o item. Precisa ser pressionada antes de lançar o item, pois o comando de lançar item é enviado para o ECF juntamente com a quantidade. Sendo assim, para lançar um item com quantidade maior do que 1 (um), pressione Insert informe a quantidade, depois informe o item.

       Na tela ao lado, a quantidade pode ser informada digitando o valor no campo, pressionando os botões para adição e subtração nos lados do campo ou pressionando as teclas '+' e '-' no teclado.

 

caixa14_cupom_aberto_precos

       [Home=Preço]: Para conceder descontos ou aplicar acréscimos ao valor do item, antes de informar o produto, pressione a tecla Home. Neste caso, como o sistema precisa saber o preço do produto para aumentar ou diminuir o preço, depois de pressionar a tecla Home, informe o item, então o sistema irá apresentar a imagem ao lado para alteração de preços.

       Nesta tela, para alterar o valor é necessário definir o tipo de alteração que será aplicado no valor unitário.

caixa14_cupom_aberto_precos_tipo

       Ao abrir a tela é trazido por padrão a alteração no valor final, assim, o valor informado no campo da alteração será considerado o como o valor unitário de venda.

       Caso queira que o sistema calcule o valor final informando o desconto, clique no botão "- desconto" ou pressione a tecla do sinal de subtração (-) no seu teclado. Escolhido o tipo de alteração como desconto, ainda pode determinar se o desconto será concedido em valor ou percentual, e pode alternar entre as duas opções clicando nos botões que serão mostrados na direita, ou pressionando as teclas '$' (Shift + 4) e '%' (Shift + 5).

       Se quiser aplicar um acréscimo, basta clicar no botão "+ Acréscimo" ou pressionar a tecla de adição (+) no seu teclado. Assim como no desconto, pode escolher o tipo de acréscimo, se em valor ou percentual.

 

caixa14_cupom_aberto_cancelar

       [Del=Cancela item]: Para cancelar o item selecionado na lista de itens vendidos, basta pressionar a tecla Delete ou Del. É possível percorrer entre os itens da lista pressionando as teclas direcionais do teclado (para cima e para baixo).

       Pressionando a tecla para cancelamento do item, será apresentada a tela ao lado. Ao pressionar Del, já é trazido o código do item selecionado e a quantidade lançada para ser cancelada, então basta pressionar Enter caso seja o item certo. Mas em uma situação em que a lista de itens é extensa, para não ser necessário percorrer até o item e depois cancelar, existem dois campos para acesso rápido ao item na parte superior da tela de cancelamento. No primeiro campo, basta informar o número sequencial do item no cupom e pressionar Enter ou clicar no botão "...", e o sistema irá carregar os dados do item e cancelá-lo. Caso possua o código do item, pode informá-lo no campo Código e pressionar Enter e também terá os dados do produto carregado. Pode até ser utilizado um leitor de código de barras, caso o item tenha sido lançado por este código. Para alternar entre os campos, não há necessidade de usar o mouse, podem ser usadas as teclas direcionais do seu teclado.

       Caso ao vender o item tenha lançado quantidade 4 (quatro), mas ao cancelar, informado 3 (três), serão canceladas as quatro unidades do item, e um novo será lançado com quantidade 1 (um).

 

       [F5=Atualizar]: Pressionando a tecla F5, o sistema irá reconectar ao banco de dados para atualizar quaisquer informações que tenham sido alteradas com o cupom aberto.

 

caixa14_cupom_aberto_peso

 

       [*=Balança]: Para informar o peso do produto a ser lançado como quantidade, antes de informar o item, pressione a tecla asterisco (*) para que seja acionada a balança conectada ao computador. Lembrando que ela deve estar informada nas configurações de periféricos. Depois de a balança ter retornado o peso, lance o item no cupom e o peso será levado em consideração como a quantidade.

 

 Dica de produtividade

      O programa também pode ser configurado para acionar a balança automaticamente quando for lançado um produto pesável.

 

 

 

caixa14_produtos

 

       caixa14_cupom_aberto_lateral_produtos

       "Produtos (F8)"

       Ao pressionar a tecla F8 no teclado, ou lançar um produto através da descrição, a tela ao lado será apresentada. A busca feita aqui é aprimorada, pois procura no cadastro de produtos por itens que tenham a descrição igual ao que foi digitado, depois, por produtos cuja descrição inicie com o que foi digitado, depois por produtos que contenham o que foi digitado em parte de sua descrição. Caso a busca fonética esteja ativada nas configurações do Frente de Caixa, ela também será considerada na pesquisa.

       Ainda com o foco no campo de pesquisa, é possível selecionar um determinado item na lista utilizando as setas do teclado para mover entre os itens. Com o item selecionado, pressione Enter e será carregado o código interno do item. Mais um enter e o item será vendido. Também pode ser utilizado o duplo clique sobre o item na lista.

 

 Dica de produtividade

      O produto também pode ser lançado pelo código do fabricante, desde que informado no cadastro do produto.       Pressione a tecla Page Up para que o Frente de Caixa faça a busca pelo código do fabricante.

 

 

       caixa14_cupom_aberto_lateral_cancelar

       "Cancelar Item (Del)"

       Também pode ser acionada por este botão a função de cancelar item, já explicada anteriormente (ver detalhes).

 

       caixa14_cupom_aberto_lateral_pesar

       "Pesar (*)"

       Botão para acionamento da balança, caso conectada ao computador, também pode ser utilizada a tecla '*' (asterisco), como já explicado anteriormente (ver detalhes).

 

       caixa14_cupom_aberto_lateral_cancelar_cupom

       "Cancelar venda (F4)"

       Botão para cancelamento do cupom aberto, pode ser acionado pela tecla F4.

 

       caixa14_cupom_aberto_lateral_pagamento

       "Pagamento (F3)"

       Clicando neste botão ou pressionando a tecla F3, será apresentada a tela de fechamento do cupom, detalhada logo abaixo.

 

 


Finalização do cupom fiscal

 

 Dica de produtividade

      O cupom pode ser rapidamente finalizado à vista, em dinheiro e sem troco, pressionando a tecla F12.

 

       Após ter lançado todos os itens da venda no cupom fiscal, ele deve ser finalizado. Pressionando a tecla F3 será apresentada a tela de fechamento do cupom, como é mostrada abaixo:

 

caixa14_fechamento_tela


 

 

caixa14_fechamento_cliente_vendedor

       Na parte superior da tela, são mostrados o nome do cliente e do vendedor indicados para o cupom. Caso seja necessário alterar essas informações, basta clicar no nome do cliente ou vendedor, ou pressionar a tecla de atalho indicada para cada informação (F7 para cliente e F6 para vendedor).

       Na tela de fechamento serão listadas todas as formas de pagamento cadastradas na impressora fiscal.

       Para finalizar em apenas uma forma de pagamento, basta digitar o valor recebido na linha em questão e pressionar Enter para que o sistema calcule o troco, se houver. Caso o valor recebido seja o valor da venda, basta pressionar Enter na linha da forma de pagamento, e o campo será preenchido com o valor restante.

       É possível utilizar mais de uma forma de pagamento

 


Importação de documentos auxiliares - Importar (F5)

 

       O Sistema Frente de Caixa permite a importação para o Cupom Fiscal das informação digitadas nos módulos auxiliares de venda, DAV, DAV-OS, Pré-Venda e também do módulo adicional Comandas(Conta de Cliente).

       Na tela principal do Frente de Caixa, na opção IMPORTAR (F5), será mostrado o menu com as opção de importação.

 

gdoor14_frentecaixa_importar

 

       Abaixo iremos detalhar como fazer a importação das informação dos módulos de DAV, Pre-Venda, Comandas e DAV-OS para o Frente de Caixa.

 

Importação das informação de um D.A.V para o Frente de Caixa: Na tela principal do Frente de Caixa pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5), no menu de opção selecione a opção D.A.V (F2).

       O sistema irá mostrar a tela com a relação de D.A.V's para importação.

 

gdoor14_frentecaixa_importadav

 

       Na tela de importação do D.A.V, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa dos D.A.V´s lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº do(s) D.A.V(´s) na listagem.

       Data: Data de emissão do(s) D.A.V(´s) consultado(s).

       Ficha: Campo para controle interno lançado diretamente no D.A.V.
       Cliente: Nome do cliente lançado no D.A.V.
       Valor Total: Valor total do(s) D.A.V(´s) consultado(s)

       Importar (F2): Botão para geração de nova venda no cupom a partir do D.A.V selecionado.

       Cancelar (F4): O sistema irá importar o D.A.V para o cupom e após cancelará o Cupom, fazendo com que o D.A.V não fique mais disponível para utilização.

       Imprimir (F9): Imprime um relatório de conferência do D.A.V selecionado.

       Fechar: Sai da tela de importação.

 

Importação das informação de uma Pré-Venda para o Frente de Caixa: Na tela principal do Frente de Caixa pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5), no menu de opção selecione a opção Pré-Venda (F3).

 

       O sistema irá mostrar a tela com a relação de Pré-Vendas para importação.

 

gdoor14_frentecaixa_importapreven

 

       Na tela de importação de Pré Venda, estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa dos Pré Vendas lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº do(s) Pré Venda(s) na listagem.

       Data: Data de emissão do(s) Pré Venda(s) consultado(s).

       Ficha: Campo para controle interno lançado diretamente no Pré Venda.

       Cliente: Nome do cliente lançado no Pré Venda.

       Valor Total: Valor total do(s) Pré Venda(s) consultado(s)

       Importar (F2): Botão para geração de nova venda no cupom a partir do Pré Venda selecionado.

       Cancelar (F4): O sistema irá importar o Pré-Venda para o cupom e após cancelará o Cupom, fazendo com que o Pré-Venda não fique mais disponível para utilização.

       Fechar: Sai da tela de importação

 

Importação das informação de uma Comanda(Conta Cliente) para o Frente de Caixa: Na tela principal do Frente de Caixa pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5) e no menu de opção selecione a opção Conta Cliente (F8).

 

O sistema irá mostrar a tela com a relação de Comandas (Conta Cliente) para importação.

 

gdoor14_frentecaixa_importacomanda

 

       Na tela de importação de Comandas (Conta Cliente), estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa das Comandas (Conta Cliente) lançadas. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº da(s) Comandas (Conta Cliente(s)) na listagem.

       Data: Data de emissão da(s) Comandas (Conta Cliente(s)) consultada(s).

       Cliente: Nome do cliente lançado no Comandas (Conta Cliente).

       Valor Total: Valor total da(s) Comandas (Conta Cliente(s)) consultada(s)

 

       Importar (F2): Botão para geração de nova venda no cupom a partir da Comanda (Conta Cliente) selecionada.

       Cancelar (F4): O sistema irá importar a Comanda para o cupom e após cancelará o Cupom, fazendo com que a Comanda não fique mais disponível para utilização.

       Imprimir (F9): Imprime um relatório de conferência da Comanda (Conta Cliente) selecionada.

       Fechar: Sai da tela de importação.

 

Importação das informação de uma Nota Manual para o Frente de Caixa: Na tela principal do Frente de Caixa pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5) e no menu de opção selecione a opção Nota Manual (F6).

 

       A Nota Manual está destinada ao registro das notas Série D, emitidas quando não houver a possibilidade de emissão do Cupom Fiscal pela Impressora Fiscal.
       A obrigatoriedade da Nota Manual está no Ato COTEPE, visto abaixo.

 

Ato COTEPE/ICMS 06/08 ANEXO I, Requisito XVII, item 1:

O PAF-ECF deve impedir o seu próprio uso sempre que o ECF estiver sem condições de emitir documento fiscal, devendo, neste caso, disponibilizar exclusiva e obrigatoriamente as seguintes funções:

a) de consultas,

b) de emissão de documento fiscal por PED, se o PAF-ECF executar esta função,

condição que será parametrizável conforme legislação da unidade federada;

c) para registro automático ou manual, das informações necessárias à geração do arquivo de que trata o requisito XXVIII, referentes aos documentos fiscais emitidos, devendo:

c1) o registro ocorrer em tela diversa da que registra os dados para a emissão do

Cupom Fiscal, podendo estar protegida por senha;

c2) ser realizado um registro para cada documento fiscal emitido;

d) para registro e controle de consumo previsto no requisito XXXVIII;

e) para geração dos arquivos previstos no requisito VII que não dependam do funcionamento do ECF interligado fisicamente ao computador onde esteja instalado

o PAF-ECF.

 

 

  Nota

      A Nota Manual, em alguns estados, funcionará somente se utilizado o executável NotaManual1.exe para lança-las. Em outros estados a Nota Manual deverá ser feita diretmaente no Frente de Caixa. Segue relação dos estados que utilizam: Pelo Cupom Fiscal (Frente de Caixa): BA, AM, DF, GO, MA, MS, PE, RJ, RR, SC, TO. Demais estados pelo executável citado anteriormente, o qual poderá ser encontrado junto ao diretório padrão do Sistema.

 

Para os estados em que a Nota Manual deve ser lançada diretamente no Frente de Caixa, o sistema apresentará inicialmente uma tela solicitando que seja informado o número da nota manual:

 

gdoor14_frentecaixa_importanmanualfc

 

       Após solicitar o número da nota, o sistema solicitará o preenchimento da série que esta nota utilizará:

 

gdoor14_frentecaixa_importanmanualserie

 

Após a informação da série, será solicitada a Sub Série:

 

gdoor14_frentecaixa_importanmanualsubs

 

       Após informar a Sub Série, o sistema abrirá uma cupom para o lançamento das informações, sendo que todo o procedimento deste lançamento obedecerá as funções normais do Frente de Caixa.

       

       Já para os estados em que a Nota Manual deve ser lançada por meio do executável NotaManual1.exe, o frente de caixa não poderá utilizar tal opção. Ao tentar acessar a importação de notas manuais pelo frente de caixa, será retornada a seguinte mensagem:

 

gdoor14_frentecaixa_importanmanualoutro

 

       No tópico Nota Manual, explicaremos detalhadamente esta função utilizada através do módulo em separado, conforme citado anteriormente.

 

Importação das informação de um D.A.V O.S. para o Frente de Caixa: Na tela principal do Frente de Caixa pressione a tecla F5 ou clique na opção IMPORTAR (F5), no menu de opção selecione a opção D.A.V O.S (F4).

 

       O sistema mostrará a tela com a relação de D.A.V O.S.´s para importação.

 

 

gdoor14_frentecaixa_importadavos

 

       Na tela de importação do D.A.V O.S., estarão disponíveis os seguintes campos e botões:

 

       Localizar: Campo utilizado para pesquisa dos D.A.V O.S´s lançados. Ao posicionar o cursor do mouse sobre uma coluna na grid, o sistema assumirá aquela coluna para a consulta deste campo.

 

       Número: Informa o nº do(s) D.A.V O.S(´s) na listagem.

       Data: Data de emissão do(s) D.A.V O.S(´s) consultado(s).

       Ficha: Campo para controle interno lançado diretamente no D.A.V O.S.
       Cliente: Nome do cliente lançado no D.A.V O.S.
       Valor Total: Valor total do(s) D.A.V O.S(´s) consultado(s)

 

       Importar (F2): Botão para geração de nova venda no cupom a partir do D.A.V O.S selecionado.

       Cancelar (F4): O sistema irá importar o D.A.V O.S para o cupom e após cancelará o Cupom, fazendo com que o DAV não fique mais disponível para utilização.

       Imprimir (F9): Imprime um relatório de conferência do D.A.V O.S selecionado.

       Fechar: Sai da tela de importação.

 

       Para todos os processos de importação, ao clicar em Importar ou utilizar o atalho F2, o sistema irá solicitar a confirmação para lançar os ítens para um novo cupom fiscal, conforme segue abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_importaconfirm

 

       Após a confirmação, abrirá a tela principal de lançamento dos itens:

 

gdoor14_frentecaixa_importafinaliz

 

       Nesta tela é possível incluir mais itens ou até mesmo cancelar algum item, porém estas alterações somente serão feitas no Cupom (Frente de Caixa) e não nos módulos auxiliares de onde foram importadas as informações.

 

       A tela de finalização da importação nada mais é do que a tela de "Emissão de Cupom".

 


Receber (F6)

 

       A solução GDOOR possui o recurso de efetuar recebimentos no frente de caixa, porém é necessário configurar o recurso, para efetuar a configuração basta pressionar F9 e após novamente F9 e na aba Geral selecionar a opção recebimentos, seguido do botão Salvar.

       É possível realizar o recebimento dos títulos cadastrados no Contas a Receber pelo Frente de Caixa. Para isso na tela principal do Frente de Caixa pressione a tecla F6, ou clique na opção RECEBER (F6). Esta opção somente irá aparecer se o sistema estiver configurado para fazer o Recebimento.

       

       Ao pressionar F6 na tela principal, o sistema irá apresentar a tela de recebimento de contas. A tela será sempre apresentada sem nenhuma informação. As informação somente serão apresentadas na listagem conforme forem sendo inseridas as informação no campo.

 

gdoor14_frentecaixa_receb01

 

       A busca das informações pode ser feita de 5 maneiras a partir do campo Pesquisar:

 

       Cód. Cliente: Faz a pesquisa pelo código do cliente, conforme o código for sendo digitado o sistema irá apresentar as parcelas do código localizado.

       Nome Cliente: Faz a pesquisa pelo nome do cliente, conforme o nome for sendo digitado o sistema irá apresentar as parcelas do nome localizado.

       Documento: Faz a pesquisa pelo número do documento, conforme o número for sendo digitado o sistema irá apresentar as parcelas do número localizado.

       Informação: Esta opção faz uma busca dinâmica. Com esta opção selecionada, pode ser informado código, nome do cliente ou número do documento. O sistema fará uma busca dinâmica pelo três campos até encontrar a informação desejada pelo operador conforme as informação forem digitadas.
       

       A quinta maneira de fazer a busca, é passar o código de barras impresso no carnê de pagamento. A opção de impressão do código de barras no carnê de pagamento, irá depender da impressora fiscal.

       

       O sistema permite que seja feito o recebimento total ou parcial de parcelas. Também permite que seja feito o recebimento de várias parcelas em uma única operação. O recebimento de várias parcelas pode ser do mesmo cliente ou de clientes diferentes.
       Para efetuar o recebimento da parcela, digite no campo de digitação das informação (campo ao lado das opções de Pesquisar) o código, nome do cliente, o número do documento ou ainda passe pelo leitor o código de barras impresso no carnê de pagamento. Conforme as informações estão sendo digitadas o sistema irá mostrar as parcelas na listagem.
       Com as parcelas na listagem use as teclas direcionais do teclado (para cima e para baixo) parar se mover na listagem. Quando estiver sobre a parcela que será recebida selecione a mesma usando a tecla de ESPAÇO, a tecla ENTER ou até mesmo o duplo clique do mouse. O sistema irá apresentar uma tela com as informações da parcela que será recebida.

 

gdoor14_frentecaixa_receb02

 

       A tela da parcela selecionada apresenta as seguintes informações e funções:

 

       Valor: Valor original da parcela.

       Valor Atual: Valor da parcela já com o valor corrigido com a taxa de juro (Valor original + Valor do Juros). A taxa de juros para atraso deve ser configurado nas opções de configurações do GDOOR.

       Valor recebido: Valor que será recebido da parcela selecionada. O sistema já traz como padrão o valor original da parcela, ou o valor atual da parcela (ver configuração do caixa). Este valor pode ser alterado para recebimento parcial da parcela.

       Tipo (Receber): A opção de Tipo Receber, faz com que o sistema considere a parcela recebida, registrando o valor informado no campo Valor Recebido como valor recebido pela parcela. Caso exista uma diferença do valor da parcela/valor atual com o valor recebido, o sistema irá registrar esta diferença como Juro ou Desconto.

       Tipo (Nova do restante): A opção de Tipo Nova do restante, faz com que o sistema crie uma nova parcela da diferença do valor recebido como valor da parcela ou valor atual. Esta opção é usada quando a parcela for recebida parcialmente.

       OK: Confirma a operação de seleção da parcela selecionada.
 

       Para fazer o recebimento de mais de uma parcela, repita os passos de seleção de parcela para cada uma das parcelas que será recebida. O sistema irá destacar as parcelas selecionadas. Caso desejado desmarcar alguma das parcelas, basta igualmente utilizar a barra de espaço ou ENTER.

 

gdoor14_frentecaixa_receb03

 

       Com todas as parcelas selecionadas pressione F6 ou clique no botão Receber.
       

       A tela mostra as seguintes informações.

 

gdoor14_frentecaixa_receb04
 

       Espécie: Quadro para selecionar a espécie (meios de pagamento) em que serão recebidas as parcelas.

       Valor: Campo utilizado por espécie, onde deve ser informado o valor para cada espécie utilizada no pagamento.

       Valor Total: Valor total a ser recebido das parcelas selecionadas.

       Recebido: Valor já informado em alguma espécie. Esta informação vai sendo alterada na medida em que são alterados os valores no campo de Valor nas Espécies e mostrará a soma total preenchida em tais campos.

       Falta Pagar \ Troco: Valor que ainda falta pagar após preenchimento dos valores das espécies caso fiquem abaixo do total devido. Caso passe do total, o campo de Falta Pagar alterará para TROCO e mostrará o valor a maior que foi lançado para que seja dado como troco.

       Receber (F6): Confirma o recebimento as parcelas selecionadas.

       Sair: Sai da tela recebimento.

 

       Ao pressionar F6 ou apertar o botão Receber (F6) o sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação de recebimento conforme abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_receb05

 

       Caso selecionar NÃO o sistema não irá fazer o recebimento, voltando para tela de recebimento.
       Caso selecionar SIM o sistema irá fazer o recebimento das parcelas, imprimindo na impressora fiscal o recibo de pagamento em uma ou mais vias conforme configurado.

       Quando toda a operação terminar o sistema irá emitir um aviso de operação completada

 

gdoor14_frentecaixa_receb06

 


Supervisor (F9)

 

       A opção de Supervisor, que pode ser acessada também pelo atalho F9, abrirá uma tela secundária onde haverão as seguintes opções:

 

gdoor14_frentecaixa_supervisor

 

       Abaixo explicaremos detalhadamente cada opção das configurações:

 

gdoor14_frentecaixa_botaoconfigur

No botão de configurações ou pelo atalho F9 dentro do menu Supervisor (F9), é possível efetuar todas as configurações do módulo de Frente de Caixa. Maiores detalhes serão mostrados no tópico específico para as Configurações.

 

gdoor14_frentecaixa_botaotrocaoper

 

       A opção de Troca de Operador é utilizada para alternar entre um usuário e outro, obedecendo sempre o que foi configurado nas permissões de acesso configuradas no GDOOR para cada usuário.

 

gdoor14_frentecaixa_trocaoper

 

 

gdoor14_frentecaixa_botaorecupermvto

 

       A opção Recuperar Movimentação foi inserida no Caixa, porque foi modificada a maneira de geração dos arquivos fiscais Sintegra, SPED Fiscal e SPED PIS/COFINS. A nova geração é feita a partir de outras tabelas que antes não eram utilizadas para este fim, e para migrar os dados antigos para essas novas tabelas, utilizamos esta função.

 

gdoor14_frentecaixa_recupmvto

 

       Este arquivo será gerado no padrão do Arquivo MFD, e conterá informação detalhadas de todas as vendas feitas pela impressora fiscal no período selecionado.

 

       Após a geração, é possível:

 

gdoor14_frentecaixa_arquivorecp

 

       Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

       Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

       Salvar no Banco de dados: Salvar a movimentação a ser recuperada diretamente no banco de dados. Para ver como funciona, veja o tópico Cadastro de Reduções Z.

       Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

gdoor14_frentecaixa_botaocat52

 

       Com base na legislação CAT52, vários estados exigem um arquivo com informações detalhadas das vendas. Este arquivo é uma junção do Arquivo MFD e da Leitura da Memória Fiscal conforme o Ato Cotepe 17/04, mas no formato TDM.

       No Frente de Caixa existe uma opção para gerar o arquivo e os registros de acordo com a exigência de cada estado. No menu Supervisor (F9) será apresentada uma opção para geração do arquivo pela opção CAT 52 (F5).

 

       Basta o usuário clicar na opção e será solicitado o período para a geração do arquivo.

 

gdoor14_frentecaixa_cat52periodo

 

       Este processo pode demorar dependendo do fluxo de vendas do cliente, pois o sistema efetuará o download completo da memória fiscal da ECF para geração dos dados necessários. Após concluída a geração do arquivo, será apresentada a tela abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_cat52

 

       Nesta tela é possível:

 

       Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

       Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

       Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

 

gdoor14_frentecaixa_botaodadosimp

 

       Nesta opção serão apresentados os dados da ECF com todas as informações que foram cadastradas na mesma durante a sua lacração. Para acessar os dados da impressora Fiscal, entre em Supervisor (F9) e selecione a opção Dados impressora Fiscal (F1).

       

       Para melhor organização, as informações estão dispostas em abas. Ao todo são 5 abas conforme segue:

 

Dados

 

gdoor14_frentecaixa_dadosecfdados

 

 

       Na aba de Dados, existem diversos quadros com informações gerais a respeito da ECF em si. Abaixo segue uma breve explicação sobre cada quadro.

 

       Impressora Fiscal: Neste quadro estarão as informações a respeito do nº de fabricação, marca, modelo, versão e também a configuração referente ao nº de loja e do caixa onde a ECF está sendo utilizada. Também há a informação se a ECF arredondará ou truncará valores. Essas informações são configuradas na lacração da ECF.

       Proprietário: Informações referentes ao proprietário para qual a ECF foi registrada.

       Datas: Apresentará as datas e horários atuais, do movimento e também do Software Básico (esta informação vem do fabricante).

               Também no quadro das datas é possível entrar e sair em modo de horário de Verão, bastando utilizar o botão "Entrar Verão" que consta no mesmo.

       

       Entrar verão: Adianta em 1 hora o horário da impressora para entrar no Horário de Verão. Para que isto seja feito siga os seguintes passos:

       ·Em algumas impressoras ao clicar em entra verão o sistema irá fazer a Redução Z e entrar em horário de verão.

       ·Certifique-se que sua impressora não esteja em horário de verão, para isso, emita uma Leitura X (ao lado da hora da impressora será impresso HV ou V);

       ·Deixe o horário do microcomputador igual ao horário da impressora;

       ·Após emitir a Redução Z (somente no final do dia), clique em Entra Verão e aguarde o retorno da impressora;

       ·Emita uma nova Leitura X para certificar-se do horário da impressora;

       ·Ajuste o horário do microcomputador para que fique igual ao horário da impressora.

 

       Sair Verão: Atrasa em 1 hora o horário da impressora para sair do Horário de Verão. Para que isto seja feito siga os seguintes passos:

       ·Certifique-se que sua impressora esteja em horário de verão. Para isso, emita uma Leitura X (ao lado da hora da impressora será impresso HV ou V);

       ·Deixe o horário do microcomputador igual ao horário da impressora;

       ·Após emitir a Redução Z (somente no final do dia), aguarde 1 hora e clique em Sair Verão, aguarde o retorno da impressora. Este procedimento pode ser feito também antes de        fazer a abertura do dia;

       ·Emita uma nova Leitura X para certificar-se do horário da impressora;

       ·Ajuste o horário do microcomputador para que fique igual ao horário da impressora.

       Outras Informações: Neste quadro serão apresentados alguns totalizadores da ECF, assim como  nº de série da memória fiscal.

 

Alíquotas (Totalizadores Fiscais)

 

gdoor14_frentecaixa_dadosecfaliq

 

       Apresenta os totalizadores fiscais (alíquotas) cadastrados na impressora fiscal. Ao lado de cada alíquota está o tipo de Totalizador (ICMS ou ISS).

       Para cadastramento de um novo totalizador deve-se solicitar ao técnico/empresa responsável pela lacração da impressora fiscal, diretamente pelo sistema não é possível efetuar tal cadastramento.

 

Espécies (Formas de Pagamentos)

 

gdoor14_frentecaixa_dadosecfespec

 

       Mostra as espécies de recebimento (Cheque, Dinheiro, Cartão, Prazo) cadastradas na impressora fiscal.

       Para o funcionamento correto do frente de caixa, faz-se necessário cadastrar as espécies: Dinheiro, A Prazo e CARTAO TEF, obrigatoriamente.

       As demais espécies desejadas devem ser cadastradas pelo técnico/empresa responsável pela lacração da impressora fiscal, diretamente pelo sistema não é possível efetuar tal cadastramento.

 

Relatório Gerencial

 

gdoor14_frentecaixa_dadosecfrelger

 

       Apresenta os Relatórios Gerenciais cadastrados na impressora fiscal. Este relatórios são usados para impressão de documentos não fiscais como por exemplo: Comprovante TEF, Identificação do PAF-ECF, Carnê de Pagamentos, Etc...

       Para o funcionamento correto do frente de caixa, faz-se necessário cadastrar os relatórios: PRAZO, TEF, PAF_ECF, IDENT.PAF_ECF, PARAM.CONFIG e DAV.

       Os demais devem ser cadastrados pelo técnico/empresa responsável pela lacração da impressora fiscal, diretamente pelo sistema não é possível efetuar tal cadastramento.

 

Totalizadores Não Fiscais

 

gdoor14_frentecaixa_dadosecftotnfisc

 

       Apresenta os totalizadores não fiscais (Suprimento, Sangria, Recebimentos) cadastrados na impressora fiscal.

       Para o funcionamento correto do frente de caixa, faz-se necessário cadastrar os totalizadores: Sangria, Suprimento e Recebimentos.

       Os demais devem ser cadastrados pelo técnico/empresa responsável pela lacração da impressora fiscal, diretamente pelo sistema não é possível efetuar tal cadastramento.

 

 

gdoor14_frentecaixa_botaoabrdia

 

       Em alguns modelos de ECF, o sistema ao abrir pela primeira no dia, irá verificar se a mesma necessita de abertura do dia. Se houver necessidade de abertura o sistema irá mostrará um aviso na tela. Esta verificação\solicitação será feita de acordo com a ECF, portanto é possível que o sistema solicite apenas a emissão da Redução Z Pendente na maioria dos casos.

 

       Pressione OK na mensagem de abertura, na tela principal do Frente de Caixa, pressione F9 ou clique na opção SUPERVISOR (F9), e opte pela opção Abertura do dia.

 

       Após escolher a opção de Abertura do dia, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

 

gdoor14_frentecaixa_aberturaconf

 

       Após confirmação da abertura do dia, o sistema abrirá a tela de lançamento de valor para abertura do dia.

       Na tela de lançamento, informe o valor com o qual o dia começará e clique em OK, o Sistema emitirá uma leitura X e também o comprovante de Suprimento com o valor da abertura do dia.

 

gdoor14_frentecaixa_aberturavlr

 

       Após a abertura do dia efetuada, o Frente de Caixa já estará pronto para efetuar vendas. A opção de Abertura do dia, só ficará disponível depois do fechamento do dia.

 

       Em alguns casos a opção de Abertura do dia pode não irá aparecer no sistema, porém a emissão do cupom poderá ser feita normalmente, isto ocorre quando a impressora não necessitar de abertura dia. Esta situação pode ocorrer quando o primeiro documento impresso no dia for um Relatório Gerencial (Ex. Leitura X ou quando a redução não for feita no dia do movimento e existir Comandas ou DAV-OS aberto com data do movimento da redução Z, com isto o primeiro documento do dia será um relatório gerencial das Comandas ou DAV-OS abertos).

 

 

gdoor14_frentecaixa_botaosupriment

 

       O módulo de Frente de Caixa permite que seja feito um Suprimento (Reforço) de valores monetários no emissor de nota fiscal. Este reforço de valores ficará registrado e será mostrado no fechamento do dia e na redução Z. Para fazer o Suprimento pressione F9 ou clique na opção SUPERVISOR (F9), e selecione a opção de Suprimento (F3). Na tela de lançamento de Valores, informe o valor do Suprimento (reforço) e clique em OK. O valor do suprimento (se configurado) será integrado com o módulo de Caixa do Gdoor.

 

gdoor14_frentecaixa_suprimento

 

 

gdoor14_frentecaixa_botaosangria

 

       O módulo de Frente de Caixa permite que seja feita uma sangria (Retirada) de valores monetários do emissor de nota fiscal. Esta retirada de valores ficará registrada e será mostrada no fechamento do dia e na redução Z. Para fazer a Sangria, pressione F9 ou clique na opção SUPERVISOR (F9). Opte pela opção de Sangria (F4). Na tela lançamento de Valores, informe o valor da Sangria (retirada) e clique em OK. O valor da Sangria (se configurado) será integrado com o módulo de Caixa do GDoor. Baseado nas movimentações do dia (Entradas e saídas) o sistema irá sugerir o valor de sangria (retirada).

 

gdoor14_frentecaixa_sangria

 

 

gdoor14_frentecaixa_botaofechadia

 

       Para finalizar o dia, pressione F9 ou clique na opção Supervisor (F9), opte pela opção Fechamento do Dia. Essa operação deverá ser feita somente ao encerrar o expediente, pois ao encerrar o dia, a impressora fiscal ficará inoperante até o dia seguinte. Ao finalizar o dia, o sistema de Frente de Caixa fará a Redução Z (Arquivos R2 e R3), extraindo da impressora fiscal as informações necessárias para a geração do Sintegra e do SPED e gravando estas informações no banco de dados do sistema no servidor de dados. Caso ocorra esquecimento de realizar o fechamento do dia, ao abrir o Caixa no dia seguinte o sistema irá solicitar o fechamento do dia anterior.

 

gdoor14_frentecaixa_redpend

       

       Caso não seja realizado o fechamento no dia correto, poderá implicar em erro no arquivo do Sintegra. O fechamento somente será realizado após confirmada a intenção de fazer o fechamento. Ao fazer a redução Z o sistema imprimirá em um relatório gerencial antes da redução Z, o número e a data e hora das contas cliente em aberto. Também caso houver pré venda abertas a mais de 24 horas, o sistema fará um cupom fiscal referente a cada pré-venda e depois cancelará o cupom fiscal referente a pré-venda. Para que os valores das vendas feitas no cupom sejam inseridas no livro caixa (Caixa do GDoor), emitida uma Leitura X antes do fechamento, com esta leitura X informe em uma sangria qual o valor que será transferido para o livro caixa.

 

gdoor14_frentecaixa_fechdia

 

       Algumas impressoras não dão suporte ao fechamento caso o mesmo não tenha sido feito no dia da movimentação. Nestes casos será necessário tirar a redução Z pelo menu de Supervisor (F9), e digitar manualmente as informação da redução Z para o Sintegra e SPED;

 

 

 


Menu Fiscal (F10)

 

       Neste Menu temos todas as funções obrigatórias do PAF-ECF. Para ter acesso ao Menu Fiscal na tela principal do Frente de Caixa Clique na opção MENU FISCAL (F10) ou pressione a tecla F10.

 

       Algumas opções do Menu Fiscal podem ficar inativas caso o sistema não esteja configurado para usar o módulo de adicional Comandas.

       Todas as descrições, requisitos, item, parágrafos descritos nas opções do Menu Fiscal, são referente ao Roteiro de Análise Funcional do PAF-ECF aplicável à versão 02.03 da ER-PAF-ECF.

       Funções deste menu em geral serão utilizadas pelo seu contador ou orgão de regulamentação fiscal de seu estado.

 

gdoor14_frentecaixa_menufiscal        

 

       As opções do Menu Fiscal são:

 

       LX (F8): Emite a Leitura X na Impressora Fiscal.

 

       LMF (F9): Opção para emitir a Leitura da Memorial Fiscal. Esta função enviará o comando diretamente para a Impressora Fiscal, efetuando a impressão das informações. Não é possível gerar o arquivo físico nesta rotina.

 

gdoor14_frentecaixa_lmf01

 

               Completa: Opção para emitir Leitura da Memorial Fiscal Completa. Esta leitura pode ser emitida das seguintes maneiras:

 

gdoor14_frentecaixa_lmf02

 

                       Data: Permite determinar um período de data e enviar a leitura para impressora.

 

gdoor14_frentecaixa_lmf06

 

                       CRZ: Permite determinar um intervalo de Reduções e enviar a leitura para impressora.

 

gdoor14_frentecaixa_lmf07

 

 

               Simplificada: Opção para emitir Leitura da Memorial Fiscal Simplificada. Esta leitura pode ser emitida das seguintes maneiras:

 

gdoor14_frentecaixa_lmf03

 

                       Data: Permite determinar um período de data e enviar a leitura para impressora.

 

gdoor14_frentecaixa_lmf04

 

                       CRZ: Permite determinar um intervalo de Reduções e enviar a leitura para impressora.

 

gdoor14_frentecaixa_lmf05

 

       Arq. MF e o Arq. MFD são arquivos extraídos direto da memória fiscal da ECF. Segundo a legislação do PAF ECF deve ser gerado de toda a memória da ECF, não pode haver uma  data inicial e final, deve ser de todo o período desde a ativação da ECF.

       Estes dados serão gerados em um arquivo binário e outro texto e estes arquivos não são criados pelo sistema. O sistema Gdoor pelo Frente de Caixa solicita para a impressora fiscal e quem gera o arquivo é a própria dll da impressora fiscal. Após a finalização da geração pela dll, o sistema apresenta em tela o local em que foi gerado este arquivo para que o usuário possa abrí-lo ou gravá-lo onde desejar.

       Vamos explicar cada um destes arquivos:

 

       Arq. MF (F10): Faz a geração de um arquivo eletrônico no formato binário com dados extraídos de toda a MF do ECF, contendo os seguintes tipos de registro: E01, E02, E03, E04, E05, E06, E07, E08, E09, E10, E11, E12, E13.

       A geração do "Arq. MF" será toda a a memória da ECF, este processo pode ser demorado dependendo da movimentação de sua impressora fiscal.

       Se deseja gerar a mesma informação do Arq. MF porém de um certo período específico, deve-se utilizar a função CAT52 disponível no menu Supervisor.

       

       A função desta forma segue a nova legislação do PAF ECF ER 02.01 do "ATO COTEPE/ICMS 9, DE 13 DE MARÇO DE 2013"

       

       REQUISITO VII

        - item 4. “Arq. MF”, para comandar a gravação de arquivo eletrônico no formato binário com dados extraídos da MF do ECF, no mesmo

       subdiretório onde está instalado o PAF-ECF, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente

       criando um arquivo TXT com mesmo nome contendo uma linha com o registro tipo EAD especificado no requisito XXXI.

       Observação: Para atender necessidades do estabelecimento usuário, o PAF-ECF poderá conter rotina destinada a comandar a conversão

       do arquivo binário em formato texto (TXT).

 

       Após gerar o arquivo, o sistema abrirá a tela para que o usuário escolha as opções conforme abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_arqmfarq

 

               Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

               Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

               Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

       Arq. MFD (F11): Faz a geração de um arquivo eletrônico no formato binário com dados extraídos de toda a MFD do ECF, contendo os seguintes tipos de registro: E01, E02, E14, E15, E16, E17, E18, E19, E20 e E21.

       Obs.: Em alguns estados é solicitado o Arquivo MFD para o CAT52, neste caso não é este arquivo. Para gerar o CAT52 entre no menu supervisor e clique na opção CAT52.

       A geração do "Arq. MFD" será toda a a memória da ECF, este processo pode ser demorado dependendo da movimentação de sua impressora fiscal.

       Se deseja gerar a mesma informação do Arq. MFD porém de um certo período específico, deve-se utilizar a função CAT52 disponível no menu Supervisor.

       A função desta forma segue a nova legislação do PAF ECF ER 02.01 do "ATO COTEPE/ICMS 9, DE 13 DE MARÇO DE 2013"

       

       REQUISITO VII - item 5.

       “Arq. MFD”, para comandar a gravação de arquivo eletrônico no formato binário com dados extraídos da MFD do ECF, no mesmo

       subdiretório onde está instalado o PAF-ECF, devendo o programa aplicativo informar o local da gravação e assiná-lo digitalmente

       criando um arquivo TXT com mesmo nome contendo uma linha com o registro tipo EAD especificado no requisito XXXI.

       Observação: Para atender necessidades do estabelecimento usuário, o PAF-ECF  poderá conter rotina destinada a comandar a

       conversão do arquivo binário em formato texto (TXT).

 

       Após gerar o arquivo, o sistema abrirá a tela para que o usuário escolha as opções conforme abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_arqmfdarq

 

               Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

               Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

               Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

       Identificação do PAF-ECF (F1): Efetua a impressão do Relatório Gerencial previsto no item 1 do requisito XLIII. A identificação do PAF-ECF contém as seguintes informações:

               · Número do Laudo, que deverá ser extraído do Laudo de Análise do PAF-ECF;

               · Identificação da empresa desenvolvedora;

               · Identificação do PAF-ECF;

               · Demais arquivos autenticados;

               · Arquivos de autenticações

               · Versão homologada do ER-PAF-ECF

               · ECFs Autorizados;

 

gdoor14_frentecaixa_botaoespelhomfd

 

       Opção utilizada para gerar arquivo eletrônico da Memória de Fita Detalhe. Esse arquivo é gerado no formato de “espelho” dos documentos nela contidos, com a possibilidade de selecionar por período de data. O espelho MFD será gerado em arquivo TXT.

       Para gerar o Espelho MFD, acesse o Menu Fiscal (F10), opção de Espelho MFD.

       É possível efetuar a geração através da data desejada ou COO:

       

       g16_pdv_mfd_data

       Ao escolher a opção DATA, o sistema abrirá uma tela para informação da data inicial e final:

 

gdoor14_frentecaixa_espelhomfdperiodo

 

       Após finalizada a geração, apresentará a tela onde é possível:

 

gdoor14_frentecaixa_arqpafecf

 

       Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

       Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

       Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

       É possível efetuar a geração através da data desejada ou COO:

       

       g16_pdv_mfd_data

       Ao escolher a opção  COO, o sistema abrirá a tela para informar o Nº Inicial e Nº Final:

 

       g16_pdv_mfd_coo

 

 

       Vendas do Período (F2): Gera o arquivo eletrônico das operações de saída e das prestações praticadas, conforme layout estabelecido no Manual de Orientação do Convênio 57/95, devendo conter ainda os registros tipo 10, 11, 75 e 90, e outro arquivo eletrônico contendo os registros do Ato COTEPE/ICMS 09/08, neste caso contendo ainda a tabela de blocos 0, H e 9, com possibilidade de seleção por período de data.

 

gdoor14_frentecaixa_menufiscalvendasper

 

       Depois de Gerar as vendas por período do Ato Convênio 57/95 e do Ato COTEPE/ICMS 09/08 será possível visualizar a tela de confirmação de geração do arquivo com as opções de abrir o arquivo ou abrir a pasta onde foi salvo o arquivo, conforme tela a seguir.

       

               Geração do arquivo no formato do Convênio 57/95: Informe o período para a Geração, aguarde o sistema terminar a geração. O sistema irá mostrar no final da geração a opção de abrir o arquivo, ou abrir a pasta onde o arquivo gerado foi gravado.

 

gdoor14_frentecaixa_vendasper01

 

gdoor14_frentecaixa_periodovendasper

 

       Após gerar o arquivo, o sistema abrirá a tela para que o usuário escolha as opções conforme abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_arqvendasper

 

               Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

               Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

               Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

               Geração do arquivo no formato do ato COTEPE/ICMS 09/08: Informe o período para a Geração, aguarde o sistema terminar a geração. O sistema irá mostrar no final da geração a opção de abrir o arquivo, ou abrir a pasta onde o arquivo gerado foi gravado.

 

gdoor14_frentecaixa_vendasper02

 

gdoor14_frentecaixa_perfilvendasper

 

gdoor14_frentecaixa_periodovendasper02

 

       Após gerar o arquivo, o sistema abrirá a tela para que o usuário escolha as opções conforme abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_arqvendasper02

 

               Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

               Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

               Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

       Tab. Índice Técnico Produção (F3): Gera arquivo eletrônico da tabela prevista no item 4 do requisito XXVII, quando for utilizada para atualização do banco de dados de estoque. Essa opção somente está disponível quando existir alguma operação com o Comandas. A tabela para a inserção de índices técnicos de produção deve ser inserida pelo usuário do programa para possibilitar a baixa correspondente nos estoques, que será acessada para atualização e consulta por meio do menu da tela de operação do usuário. Neste tela somente serão listados os produtos com IPPT definido com Própria cadastro de estoque.

 

gdoor14_frentecaixa_indicetecnprod

 

       Gerar Arquivo (F8): Gera o arquivo um arquivo em formato TXT com a tabela técnica de produção do produto selecionado.

       Fechar: Sai da tela e volta para tela principal do Frente de Caixa.

 
       Após gerar o arquivo, o sistema abrirá a tela para que o usuário escolha as opções conforme abaixo:

       

gdoor14_frentecaixa_arqtabindtecprod

 

               Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

               Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

               Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

       Parâmetros de Configuração (F4): Emite Relatório Gerencial pelo ECF contendo a configuração programada no PAF-ECF em execução, para os parâmetros de configuração previstos nesta especificação.

 

       As informações dos parâmetros de configuração são:

               ·Número do Laudo;

               ·Empresa Desenvolvedora;

               ·Identificação e Características do Programa Aplicativo Fiscal ;

               ·Funcionalidades;

               ·Aplicações Especiais;

               ·Marcas e modelos de ECF compatíveis com o PAF-ECF

 

       Registros do PAF-ECF (F5): Gera um arquivo eletrônico do tipo texto contendo todas as informações de movimentação registrada no período selecionado.

       

       Dentre estas informações temos: dados da ecf conectada, redução Z emitida, cupons emitidos, itens vendidos, formas de pagamento, relatórios gerenciais, consumo em contas clientes, dav emitidos, estoque total do período, estoque atual.

       Este arquivo é gerado automaticamente na redução Z, que no caso gera os dados conforme a movimentação referente a redução Z emitida.

       O arquivo diário pode ser gerado manualmente selecionando a opção arquivo diário no momento da geração do Registros do PAF-ECF, com isto será gerado um arquivo para cada dia do período selecionado.

       Este arquivo também é conhecido como "Movimentação da ECF" em alguns estados.

 

       Para geração do arquivo, acesse no Frente de Caixa a opção Menu Fiscal (F10) e após a opção Registros do PAF-ECF (F5).

       Ao acessar esta opção, o sistema abrirá a tela para escolha do intervalo para geração do arquivo:

 

gdoor14_frentecaixa_regpafdata

 

       Após informar o intervalo(período), pode-se escolher entre gerar o Arquivo do período ou Arquivo diário:

 

       Arquivo do período: gerará apenas um arquivo com todas as informações do período informado.

       Arquivo diário: gerará um arquivo por dia com as informações de cada dia separadamente.

 

 

gdoor14_frentecaixa_regpafarqper

 

 

       Após a escolha do tipo de arquivo, abrirá uma nova tela solicitando que escolha o tipo de geração do estoque, Estoque Total ou Estoque Parcial:

 

gdoor14_frentecaixa_regpaftipo

 

       Estoque Total: Ao escolher a opção de estoque Total, o sistema buscará as informações de todo o estoque.

       Estoque Parcial: Ao escolher a opção de estoque Parcial, abrirá a tela conforme demonstrado abaixo, onde são inclusos os produtos dos quais deseja gerar o arquivo com as informações:

 

gdoor14_frentecaixa_regpafestpar

 

               Informar Produto: Botão utilizado para abrir a tela de pesquisa de produtos para que seja inseridos individualmente cada produto desejado.

               Confirmar: Confirmará o processo e iniciará a geração do arquivo.

               Sair (ESC): Sai da tela.

 

       Caso escolhida a opção de Arquivo Diário, abrirá a seguinte tela após a geração e anteriormente à tela de abertura da pasta onde foram gerados os arquivos:

 

gdoor14_frentecaixa_regpafarqdiario

 

       Após a finalização do processo, tanto para Estoque Total quanto Estoque Parcial, o sistema abrirá a tela para que o usuário escolha as opções conforme abaixo:

 

gdoor14_frentecaixa_regpafarqarq

 

               Abrir o arquivo: Abrir o arquivo para visualização.

               Abrir a pasta: Abrir a pasta onde o arquivo gerado foi salvo.

               Fechar: Fecha a tela da informação do diretório onde foi criado o arquivo.

 

       Transferência entre Contas (F6): Efetua a impressão do Relatório Gerencial previsto na alínea "a" do item 5 do requisito XXXVIII, no caso de PAF-ECF para restaurantes, bares e estabelecimentos similares. Usado para imprimir as mesas de origem, as mesas de destino ainda abertas e os respectivos produtos transferidos com quantidade e preço unitário, registrados até o momento da emissão do Relatório Gerencial.

       

       Contas Abertas (F7): Efetua a impressão do Relatório Gerencial previsto na alínea "b" do item 5 do requisito XXXVIII, no caso de PAF-ECF para restaurantes, bares e estabelecimentos similares. Opção onde serão impressas todas as contas, individuais ou coletivas, de todos os consumos cujos cupons fiscais ainda não foram impressos até o momento da emissão do Relatório Gerencial, informando a data e horário de abertura de cada mesa.

 

 


Produtos (F8)

 

       A opção de Produtos abrirá uma nova janela para pesquisar pelos produtos cadastrados na base que posteriormente podem ser lançados diretamente por essa tela para um novo cupom fiscal.

 

gdoor14_frentecaixa_produtos

 

       Nesta tela, serão apresentados os seguintes campos:

 

       Pesquisar: Campo para digitação do código do produto, nome do produto ou código de barras.

 

       Código: Apresenta o código do(s) produto(s) consultado(s).

       Cod. Barra: Apresenta o código de barras do(s) produto(s) consultado(s).

       Descrição: Apresenta a descrição do(s) produto(s) consultado(s).

       QTD: Quantidade em estoque do(s) produto(s) consultado(s).

       UND: Unidade de medida do(s) produto(s) consultado(s).

       Valor. Unit: Valor unitário do(s) produto(s) consultado(s).

       ST: Situação tributária do produto. Conforme ECF conectada, aparecerá o índice da tributação.

       AT: Apresentará a informação do arredondamento ou truncamento da ECF conforme ela estiver configurada.

       PT: Tipo de produção configurada no cadastro do produto, se é produção própria ou de terceiros.

 

       Com o cursor posicionado sobre o produto pesquisado, basta clicar 2x no mesmo ou então utilizar a tecla ENTER para que abra um novo cupom fiscal com o produto em questão.        Aparecerá a confirmação de abertura de nova venda, ao clicar em Sim, abrirá a nova venda, caso contrário basta abortar o processo por meio do botão Não.

 

gdoor14_frentecaixa_produtos02

 

       A consulta de produtos pode ser utilizada também durante o lançamento dos itens já dentro de um novo cupom fiscal utilizando o mesmo atalho, F8.

 

       Para sair da tela de consulta de produtos basta apertar a tecla ESC ou clicar sobre o botão Sair (ESC).

 


Clientes (F7)

 

       O Frente de Caixa permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento da venda, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado. O cliente pode ser informado ou selecionado antes da abertura da venda, durante a venda ou na tela de fechamento. Em ambos os casos, o comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7, ou clicando no botão Clientes (F7). Aconselhamos que o nome do Cliente seja indicado antes do início da venda, para isto configure o Sistema para que o cliente seja solicitado na abertura da nova venda. Na figura abaixo, exemplo de tela de seleção do cliente, e suas funções.

 

gdoor14_frentecaixa_clientes

 

       Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.

       Para efetuar uma consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, cnpj ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.

     

       Logo abaixo aparecerão as informações:

 

       Código: Código do cliente consultado.

       CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado.

       Nome: Nome do cliente consultado.

 

Cadastrar (Ins)

 

       Nesta tela também é possível efetuar o cadastramento de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.

 

       Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão Cadastrar (Ins).

       Ao clicar no botão cadastrar apresentará a seguinte tela, com os seguintes campos para preenchimento:

 

gdoor14_frentecaixa_clientescad

 

       Após preenchimento, basta clicar em Salvar ou utilizar a tecla de atalho "F3" para grava as informações cadastradas.