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Contas a receber - Ficha de lançamento

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       A Ficha de Lançamento do módulo de Contas a Receber, é destinada ao cadastro e manutenção das duplicatas registradas. Também é possível fazer o recebimento total ou parcial de um título.

 

gdoor14_receber_ficha

       

       Os campos que compõem o cadastro de contas a receber são:

 


 

< Dados principais

 

       Documento: Campo para identificação do título. Este campo contém 8 dígitos que conterão o número do documento e também a identificação da parcela. Quando a parcela for originada por uma vendas à prazo no módulo de Faturamento, o número do documento conterá os 6 dígitos, identificando o número da nota fiscal e mais 1 ou 2 dígitos (letras ou caracteres) identificando a parcela. No exemplo da tela acima temos uma parcela da nota fiscal 000119 e a letra A identificando que é a 1ª parcela. Quando o parcelamento for feito pelo módulo de Frente de Caixa os dois primeiros dígitos do documento serão letras, identificando o Número do Caixa e o Número da Loja que estão na impressora fiscal. Este número também pode ser preenchido manualmente bem como as letras identificando a parcela, em casos de lançamento manual no contas a receber.

       Histórico: Campo para preenchimento de um pequeno resumo da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a identificação da parcela e com o número do documento fiscal, quando as parcelas forem feitas pelos módulos de Faturamento ou frente de Caixa.

       Nome do Cliente: Nome do cliente de que a parcela será cobrada. Este campo é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelos módulos de Faturamento ou Frente de Caixa. Quando o lançamento for feito manualmente, o sistema irá abrir uma lista com os nomes dos clientes cadastrados, para a seleção do nome do cliente.

       Emissão: Data em que a parcela foi emitida. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelos módulos de Faturamento ou Frente de Caixa.

       Vencimento: Data de vencimento da parcela. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelos módulos de Faturamento ou Frente de Caixa, respeitando as configurações de intervalo entre parcelas feitas para o Frente de Caixa e para o Faturamento.

       Recebido em: Data do recebimento da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a data do recebimento, quando usada uma das quatro opções de recebimento: Receber Contas, Recebimento de vários títulos, recebimento parcial do título ou o Recebimento pela ficha.

       Valor Recebido: Valor recebido da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com o valor recebido, quando quitada a duplicata pela tela de recebimentos. Para fazer  o recebimento parcial do título, basta utilizar os seguintes passos:

 

       Selecionar a conta desejada e clicar em receber conta:

 

       g16_rec_par_parc

 

       Após, é necessário utilizar o botão na parte inferior direita, recebimento parcial, seguido da confirmação de uma nova duplicata:

       

       g16_rec_par_parc2

 

       Após clicar no botão Gerar nova duplicata do valor restante, será exibido a seguinte tela para confirmar a operação e geração:

 

       g16_rec_par_nov

 

       Valor Atual: Valor atual do título. Este campo também é preenchido automaticamente levando em consideração os dias de atraso do título e também a configuração de juros para as contas em atraso.

       Forma de Recebimento: Indica qual foi a forma de recebimento em que a parcela foi recebido (Ex. Recebido em Dinheiro. Ou também se for integrado com o módulo de banco, qual foi a agencia e conta em que o lançamento de recebimento foi integrado).

       Plano de contas: Campo para informar para qual Plano de Contas o valor recebido será creditado, quando o título for quitado. Este campo é preenchido automaticamente quando o parcelamento for feito pelo módulo de faturamento.

       Centro de Custo: Campo para informar para qual Centro de Custo o valor recebido será creditado, quando o título for quitado. Este campo é preenchido automaticamente quando o parcelamento for feito pelo módulo de faturamento.

       Portador: Nome da espécie de pagamento do título (Boleto do banco, Carnê, Cheque, etc.). Campo preenchido automaticamente após a impressão dos documentos de cobranças referentes a parcela.

       Nosso Número: Número identificador do título no banco, este número será impresso levando em consideração as configuração feitas para os boletos bancários para papel A4.

       Tipo de Documento: Campo auxiliar para informação do tipo do documento de cobrança (Cartão visa, boleto bancário).

 


 

< Observações

       O campo de observações foi otimizado nesta versão. Agora conta com a barra de personalização de fonte, onde é possível fazer as alterações básicas de fonte no texto, como alinhamento, cor, tamanho, estilo, negrito, itálico, sublinhado, etc.

gdoor14_clientes_ficha_observacoes_hilights

 

1. Indica linha e coluna onde o cursor está posicionado;

 

2. Insere data e hora atuais na posição do cursor;

 

3. Imprime o texto das observações. A impressão será feita com toda a caracterização atribuída ao texto;

 

4. Altera cor do texto selecionado;

 

5. Define alinhamento à esquerda para a linha onde o cursor está posicionado;

 

6. Define alinhamento centralizado para a linha onde o cursor está posicionado;

 

7. Define alinhamento à direita para a linha onde o cursor está posicionado;

 

8. Abre assistente para mudança de fonte;

 

9. Define o texto selecionado como negrito, ou para normal, caso já esteja em negrito;

 

10. Define o texto selecionado como itálico, ou para normal, caso já esteja em itálico;

 

11. Define o texto selecionado como sublinhado, ou para normal, caso já esteja sublinhado.