Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos externos > D.A.V - O.S >

Ajuda - Solução GDOOR - Versão 2017

 
D.A.V.-OS - Ficha de lançamento

cab_dav


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Para abrir um novo D.A.V-OS, pressione F2 ou clique no botão Novo (F2) na tela principal do sistema, abrirá a tela de Lançamentos do D.A.V-OS.

 

gdoor14_davos_ficha

 

A ficha de lançamento de documentos do D.A.V-OS está separada em 3 partes distintas:

 

Cabeçalho

 

       No cabeçalho são informados os dados principais do documento como o Nome do Cliente, Vendedor e Ficha.

 

gdoor14_davos_cabecalho

 

       Cliente: O D.A.V-OS permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento de lançar o documento, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado. O comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7, ou clicando no botão Cliente (F7). Na figura abaixo, exemplo de tela de seleção do cliente, e suas funções.

 

gdoor14_davos_clientes

 

       Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.

       Para efetuar uma consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, cnpj ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.

     

       Logo abaixo aparecerão as informações:

 

       Código: Código do cliente consultado.

       CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado.

       Nome: Nome do cliente consultado.

 

Cadastrar (Ins)

 

       Nesta tela também é possível efetuar o cadastramento de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.

 

       Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão Cadastrar (Ins).

       Ao clicar no botão cadastrar apresentará a seguinte tela, com os seguintes campos para preenchimento:

 

gdoor14_dav_clientescad

 

       Após preenchimento, basta clicar em Salvar ou utilizar a tecla de atalho "F3" para grava as informações cadastradas.

 

Confirmar

       Após consultado o cliente, caso desejado utilizá-lo para lançar em um novo D.A.V-OS, basta clicar no botão Confirmar que o sistema automaticamente utilizará o mesmo para abertura da nova venda.

 

Cancelar

       Caso desejado cancelar o procedimento, basta clicar no botão Cancelar.

 

       Vendedor: Campo utilizado para escolha do vendedor que atendeu à venda do documento em questão.

 

       Ficha: Campo utilizado para informar o número da ficha no documento de D.A.V-OS. Esta informação é utilizada apenas como um controle interno.

 

       Nº do Documento: Campo onde é informado o número do documento salvo. Esta informação é gerada automaticamente pelo sistema.

 

       Nº do D.A.V-OS: Este campo é alimentado automaticamente pelo sistema, porém só gerará uma numeração após ter sido informado algum produto\serviço dentro do D.A.V-OS.

 

Inclusão de itens no D.A.V-OS

 

       Para incluir um item documento de D.A.V-OS existem várias maneiras. Uma delas é usando o espaço no canto esquerdo superior da tela acima, informando o código interno ou código de barras do produto. Quando é inserida uma informação numérica, o sistema pode buscar por esta tela e insere o item instantaneamente. No entanto, se letras forem informadas será aberta a tela de produtos.

       Na parte superior ao espaço para inclusão de itens há uma pequena legenda mostrando alguns comandos que podem ser executados ao vender o item, são eles:

 

gdoor14_davos_itens

 

gdoor14_dav_quantidade

       [Insert=Quantidade]: Insert é a tecla para acionar a alteração de quantidade ao lançar o item. Precisa ser pressionada antes de lançar o item. Sendo assim, para lançar um item com quantidade maior do que 1 (um), pressione Insert informe a quantidade, depois informe o item.

       Na tela ao lado, a quantidade pode ser informada digitando o valor no campo, pressionando os botões para adição e subtração nos lados do campo ou pressionando as teclas '+' e '-' no teclado.

 

gdoor14_dav_precos

       [Home=Preço]: Para conceder descontos ou aplicar acréscimos ao valor do item, antes de informar o produto, pressione a tecla Home. Neste caso, como o sistema precisa saber o preço do produto para aumentar ou diminuir o preço, depois de pressionar a tecla Home, informe o item, então o sistema irá apresentar a imagem ao lado para alteração de preços.

       Nesta tela, para alterar o valor é necessário definir o tipo de alteração que será aplicado no valor unitário.

gdoor14_davos_precos_tipo

       Ao abrir a tela é trazido por padrão a alteração no valor final, assim, o valor informado no campo da alteração será considerado o como o valor unitário de venda.

       Caso queira que o sistema calcule o valor final informando o desconto, clique no botão "- desconto" ou pressione a tecla do sinal de subtração (-) no seu teclado. Escolhido o tipo de alteração como desconto, ainda pode determinar se o desconto será concedido em valor ou percentual, e pode alternar entre as duas opções clicando nos botões que serão mostrados na direita, ou pressionando as teclas '$' (Shift + 4) e '%' (Shift + 5).

       Se quiser aplicar um acréscimo, basta clicar no botão "+ Acréscimo" ou pressionar a tecla de adição (+) no seu teclado. Assim como no desconto, pode escolher o tipo de acréscimo, se em valor ou percentual.

 

gdoor14_dav_cancelar

       [Del=Cancela item]: Para excluir o item selecionado na lista de itens vendidos, basta pressionar a tecla Delete ou Del. É possível percorrer entre os itens da lista pressionando as teclas direcionais do teclado (para cima e para baixo).

 

       [F5=Atualizar]: Pressionando a tecla F5, o sistema irá reconectar ao banco de dados para atualizar quaisquer informações que tenham sido alteradas com o documento aberto.

 

gdoor14_davos_peso

       [*=Balança]: Para informar o peso do produto a ser lançado como quantidade, antes de informar o item, pressione a tecla asterisco (*) para que seja acionada a balança conectada ao computador. Lembrando que ela deve estar informada nas configurações de periféricos. Depois de a balança ter retornado o peso, lance o item no documento e o peso será levado em consideração como a quantidade.

 

 Dica de produtividade

      O programa também pode ser configurado para acionar a balança automaticamente quando for lançado um produto pesável.

 

 

       Produtos F8: Campo utilizado para informar o nome ou código do produto e também do serviço a ser lançado no documento aberto.

 

gdoor14_dav_produtos

 

       Ao pressionar a tecla F8 no teclado, ou lançar um produto através da descrição, a tela ao lado será apresentada. A busca feita aqui é aprimorada, pois procura no cadastro de produtos por itens que tenham a descrição igual ao que foi digitado, depois, por produtos cuja descrição inicie com o que foi digitado, depois por produtos que contenham o que foi digitado em parte de sua descrição. Caso a busca fonética esteja ativada nas configurações do D.A.V-OS, ela também será considerada na pesquisa.

       Ainda com o foco no campo de pesquisa, é possível selecionar um determinado item na lista utilizando as setas do teclado para mover entre os itens. Com o item selecionado, pressione Enter e será carregado o código interno do item. Mais um enter e o item será vendido. Também pode ser utilizado o duplo clique sobre o item na lista.

 

 Dica de produtividade

      O produto também pode ser lançado pelo código do fabricante, desde que informado no cadastro do produto.       Pressione a tecla Page Up para que o D.A.V-OS faça a busca pelo código do fabricante.

 

       Na grid de lançamento, serão apresentados os seguintes campos:

 

       Item: Número sequencial dos itens lançados no documento de D.A.V-OS.

       Código: Código do produto lançado.

       Produto: Descrição do produto lançado.

       Qtd: Quantidade do produto informada no lançamento.

       Valor: Valor unitário do produto.

       Total Produtos: Total dos produtos lançados no documento.

 

Serviços: Ao lançar algum produto que esteja configurado com sua destinação como "09-Serviço" no cadastro de Estoque dentro do sistema Gdoor (retaguarda), o sistema automaticamente jogará esse item para a grid de Serviços.

 

gdoor14_davos_itemserv

 

       Na grid de serviços existem os seguintes campos e informações:

 

       Item: Número sequencial dos itens lançados no documento de D.A.V-OS.

       Código: Código do serviço lançado.

       Produto: Descrição do serviço lançado.

       Qtd: Quantidade do serviço informada no lançamento.

       Valor: Valor unitário do serviço.

       Total Produtos: Total dos serviços lançados no documento.

 

Objeto: A aba de Objetos é utilizada para que sejam informados detalhes a respeito do objeto que será/está sendo consertado através da OS. Nesta aba temos os mesmos campos configurados no retaguarda, na parte de configurações de serviços - Campos identificadores do objeto, além da descrição e do campo para relatar o problema reclamado.

 

gdoor14_davos_objeto

 

Rodapé

 

       No rodapé da tela de lançamento de ítens estão as informações totalizadoras do documento e botões para finalizar o processo ou importar documentos de outros módulos. Abaixo explicaremos melhor cada opção.

 

gdoor14_davos_rodape

 

       Observações (F12): Campo para inclusão de textos de observação. Essa informação não será levada ao cupom fiscal na importação pelo frente de caixa. Para acessá-lo basta clicar na "inscrição mostrar obs..." ou apertar a tecla F12.

 

       Desconto: Campo disponível para informar um valor de desconto para o total do documento do D.A.V-OS.

       Total: Soma dos produtos subtraindo o valor do desconto informado no campo "desconto".

 
       Fechar (F3): Botão utilizado para gravar as informações. Ao clicar em Fechar (F3) o sistema gravará o documento e/ou suas alterações e voltará para a listagem de documentos.

       Imprimir (F6): Imprimirá o documento em questão em uma impressora instalada no windows.

       Importar (F4): Opção utilizada para efetuar importação de Orçamentos ou Pedidos de Venda para o D.A.V-OS.

       Validade: ___ dias: Campo para incluir a informação referente ao prazo de validade do D.A.V-OS.

 

       Na tela em questão é possível importar somente Ordens de Serviço.

 

       Na pesquisa é possível filtrar apenas pelo número do documento ou pelo nome do cliente, sendo que ao iniciar a digitação da palavra\nº desejada(o) o sistema iniciará a busca no banco de dados.
 

 

gdoor14_davos_importaf4

 

       Na tela de importação estão disponíveis os seguintes campos:

 

       Número: Número do documento pesquisado.

       Data: Data de emissão do documento pesquisado.

       Cliente: Nome do cliente do documento pesquisado.

       Vendedor: Nome do vendedor utilizado no documento pesquisado.

       Valor Total: Valor total do documento pesquisado.

 

       Código: Código do produto lançado no documento pesquisado.

       Produto: Descrição do produto lançado no documento pesquisado.

       Qtd: Quantidade do item do documento pesquisado.

       Valor: Valor unitário do item lançado no documento pesquisado.

       Total: Valor total do item lançado no documento pesquisado.

 

       Após escolhido o documento, basta clicar no botão Importar (Ins) que o sistema transferirá os itens para o D.A.V-OS.

 

       Para cancelar o procedimento basta clicar no botão Sair (ESC) ou então utilizar apenas a tecla ESC.