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Contas a pagar - Ficha de lançamento

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       A Ficha de Lançamento do módulo de Contas a Pagar, é destinada ao cadastro e manutenção das parcelas registradas. Pela ficha de cadastro é possível efetuar o pagamento total de uma parcela ou o pagamento parcial de uma parcela.

 

gdoor14_contas_a_pagar_ficha

 

       Os campos que compõem o cadastro de contas a receber são:

 


 

< Dados principais

       Documento: Campo para identificação do título. Este campo contém 8 dígitos que conterão o número do documento e também a identificação da parcela. Quando a parcela for originada por uma compra à prazo através do módulo de Compras, o número do documento conterá os 6 dígitos, identificando o número da nota fiscal e mais 1 ou 2 dígitos (letras ou caracteres) identificando a parcela. No exemplo da tela acima temos uma parcela da nota fiscal 000004 e a letra B identificando que é a 2ª parcela. Este número também pode ser preenchido manualmente bem como as letras identificando a parcela, em casos de lançamento manual no contas a pagar.

       Histórico: Campo para preenchimento de um pequeno resumo da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a identificação da parcela e com o número do documento fiscal, quando as parcelas forem feitas pelo módulo de Compras.

       Nome do Fornecedor: Nome do fornecedor para quem a parcela será paga. Este campo é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo de Compras. Quando o lançamento for feito manualmente, o sistema irá abrir uma lista com os nomes dos fornecedores cadastrados, para a seleção do fornecedor.

       Emissão: Data em que a parcela foi emitida. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo de Compras.

       Vencimento: Data de vencimento da parcela. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo de Compras.

       Pago em: Data do pagamento da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com a data do pagamento, quando usada uma das quatro opções de pagamento: Pagar Contas, Pagamento de Várias Contas, Pagamento Parcial de uma Parcela ou o Pagamento pela Ficha.

       Valor: Valor da parcela. Este campo também é preenchido automaticamente quando a parcela for feita pelo módulo Compras.

       Valor Pago: Valor pago da parcela. Este campo é preenchido automaticamente com o valor pago, quando usado uma das quatro opções de pagamento: Pagar Contas, Pagamento de Várias Contas, Pagamento Parcial de uma Parcela ou o Pagamento pelo Ficha.

Para fazer  o pagamento parcial do título, basta preencher o valor pago neste campo, e o sistema irá perguntar se deve ser gerada uma nova parcela do valor restante.

 

gdoor14_contas_a_pagar_novaparcela

 

Caso confirmado, será aberta uma nova ficha do valor restante, que pode ser gravada como uma nova conta:

 

gdoor14_contas_a_pagar_novaconta

       

       Plano de contas: Campo para informar para qual Plano de Contas o valor pago será debitado, quando o título for quitado. Este campo é preenchido automaticamente quando o parcelamento for feito pelo módulo de Compras.

       Centro de Custo: Campo para informar para qual Centro de Custo o valor pago será debitado, quando o título for quitado. Este campo é preenchido automaticamente quando o parcelamento for feito pelo módulo de Compras.

       Portador: Nome da espécie de pagamento do titulo (Boleto do banco ......, Carnê, Cheque, etc.).

       Tipo de Documento: Campo auxiliar para informação do tipo do documento de cobrança (ex Cartão visa, boleto bancário).

 


 

< Observações

       O campo de observações foi otimizado nesta versão. Agora conta com a barra de personalização de fonte, onde é possível fazer as alterações básicas de fonte no texto, como alinhamento, cor, tamanho, estilo, negrito, itálico, sublinhado, etc.

gdoor14_clientes_ficha_observacoes_hilights

 

1. Indica linha e coluna onde o cursor está posicionado;

 

2. Insere data e hora atuais na posição do cursor;

 

3. Imprime o texto das observações. A impressão será feita com toda a caracterização atribuída ao texto;

 

4. Altera cor do texto selecionado;

 

5. Define alinhamento à esquerda para a linha onde o cursor está posicionado;

 

6. Define alinhamento centralizado para a linha onde o cursor está posicionado;

 

7. Define alinhamento à direita para a linha onde o cursor está posicionado;

 

8. Abre assistente para mudança de fonte;

 

9. Define o texto selecionado como negrito, ou para normal, caso já esteja em negrito;

 

10. Define o texto selecionado como itálico, ou para normal, caso já esteja em itálico;

 

11. Define o texto selecionado como sublinhado, ou para normal, caso já esteja sublinhado.