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Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Ferramentas de suporte

cab_ferramentas


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gdoor14_ferramentas

       A solução GDOOR possui um auxiliar para executar procedimentos um pouco mais complexos ou solicitados pelo suporte técnico da GDOOR Sistemas. Este auxiliar é aberto pelo botão "Ferramentas" no painel lateral da tela principal do GDOOR.

 

       Ao abrir, irá fazer algumas verificações e ajustes necessários para o correto funcionamento do sistema. Os ajustes são os seguintes:

Verifica o nome de exibição da unidade C:\ do computador e altera, se necessário. Esta unidade deve estar sempre com o nome "Disco Local", ou podem haver problemas na habilitação.
Verifica se existe alguma atualização do programa Ferramentas de Suporte. Se encontrar atualização, faz o download e atualiza automaticamente.
Verifica e desabilita, se necessário, o UAC e SmartScreen, proteções existentes em algumas versões do Windows, que impedem o funcionamento do sistema todo. Se for necessário desabilitar um desses serviços, o computador será reinicializado.
Ajusta o formato de data para 'dd/MM/aaaa'.
Aplica permissão de Administrador para todos os arquivos executáveis presentes na pasta do GDOOR.
Verifica se existe alguma função ou script pendente de ser executada.

 

 

ferramentas_tela_inicial

 

       Ao ser aberto, o auxiliar Ferramentas de Suporte apresenta a tela acima com os seguintes botões:

Buscar arquivos existentes: Em caso de necessidade, o suporte técnico da GDOOR poderá enviar arquivos contendo instruções para o programa executar comandos no banco de dados ou alguns ajustes no computador em caso de interferência no funcionamento do sistema. Estes arquivos terão uma assinatura que será validada, de maneira que o arquivo possa ser enviado apenas pelo suporte técnico da GDOOR Sistemas, qualquer adulteração no arquivo irá invalidá-lo impedindo que seja executado.

       Se o usuário possuir acesso à internet, o arquivo será enviado pelo suporte para um banco de dados on-line. Caso contrário, o arquivo será enviado por e-mail, e pode ser baixado e levado até o computador em que deve ser executado.

       O botão "Buscar arquivos existentes" percorre a pasta do GDOOR em busca de um dos arquivos citados acima e o executa, caso encontrar. Se possuir acesso à internet, o sistema acessa o banco de dados on-line em busca de arquivos enviados pelo suporte, e também os executa se encontrar.

 

Executar Função: Este botão possui uma lista de funções que podem ser necessárias, que serão detalhadas mais abaixo. Ao clicar neste botão, a lista abaixo será exibida.

ferramentas_lista_funcoes

 

ferramentas_tela_senha

 

       Algumas funções irão solicitar uma senha para serem executadas, para evitar sua execução indevida. Outras irão solicitar usuário e senha, os mesmos cadastrados no GDOOR, apenas para gravação da auditoria. E outras funções serão executadas imediatamente, pois são simples.

       Quanto à senha solicitada para execução de algumas funções, a tela ao lado será apresentada. Entre em contato com o suporte técnico da GDOOR pelo telefone informado na mensagem, informando seu serial, data e hora apresentados na mesma tela para que a senha seja gerada e a função executada. A senha tem validade de um minuto, portanto, deve ser solicitada no momento em que for executar a função.

 


 

Funções

 

       Quando, eventualmente, o suporte técnico precisar enviar algum arquivo com funções, se o arquivo não for enviado diretamente para o banco de dados on-line, será enviado um arquivo por e-mail, e no Windows Explorer ele terá a seguinte aparência:

ferramentas_arquivo_funcoes

       Dentro deste arquivo conterão instruções para o sistema executar uma das funções da lista mostrada anteriormente, ou para fazer o download de algum arquivo enviado pelo suporte técnico, destinado ao cliente. Neste último caso, o arquivo já será direcionado para a pasta determinada pelo suporte.

       No caso da execução de funções, tanto pelo arquivo enviado, como selecionando manualmente pelo botão "Executar Função", abaixo detalhamos o que será executado por cada uma delas:

 

Listar antivírus instalados: Busca por programas antivírus instalados no computador e os lista, caso seja necessário desativá-los e o usuário não saiba quais estão instalados.

ferramentas_funcoes_antivirus

 

 

Repara base: Solicita senha para ser executada. Quando por algum motivo o banco seja corrompido, apresentando erros como por exemplo o "Internal gds software consistency check", esta função vai repará-lo. Durante sua execução, mouse e teclado serão bloqueados para evitar travamentos no computador.

 

Verificar Firebird: Firebird é o programa gerenciador do banco de dados, possui várias versões, e cada uma delas trabalha de maneira diferente. A versão do Firebird utilizada pelo GDOOR é a 2.0.3, evite ter outras versões instaladas no computador, pois o banco de dados do sistema pode ser corrompido e as informações perdidas.

ferramentas_funcoes_firebird

       A  função em questão questiona qual procedimento deve ser executado, mostrando a tela ao lado.

Reativar o Firebird verifica se existe apenas o Firebird 2.0.3 instalado. Se for detectada mais alguma versão do gerenciador do banco de dados, todas serão removidas e será instalada a versão correta. Se apenas esta estiver no computador, o serviço será reiniciado.

Reinstalar o Firebird não fará nenhuma verificação, apenas remove todas as versões do Firebird e instala a correta.

Alterar códigos: Solicita usuário e senha para ser executada, desde que possua algum cadastrado no sistema. Permite que sejam realizadas alterações em massa de alguns códigos do sistema, como por exemplo o CSOSN dos produtos.

ferramentas_funcoes_mudacodigo

 

       Se o banco de dados estiver configurado para uma empresa do Simples Nacional, será permitida alteração do CSOSN apenas, caso contrário, permite alterar o CST do ICMS além  de código, base e alíquota de PIS/COFINS.

       As alterações podem ser feitas selecionando a informação de origem e a de destino, por exempo: alteração de CST pode ser feita de "Todos" para "00", o que fará alteração do CST de todos os produtos para "00". No campo da informação de origem, além da opção "Todos" existe a opção "Em branco" que altera todos os produtos que possuem o código em branco, e também lista os códigos existentes, no caso de necessidade de alterar, por exemplo, os produtos com CST 50.

 

Verificar atualizações GDOOR: Localiza e abre o programa Atualizador GDOOR. Se o mesmo não for encontrado na pasta do sistema, tenta baixá-lo diretamente do servidor.

 

Enviar banco: Solicita senha para ser executada. Compacta o banco de dados e envia diretamente para o servidor da GDOOR para que possa ser analisado pelo suporte técnico.

 

Enviar pasta Resposta: Solicita senha para ser executada. Compacta a pasta que contém todos os arquivos XML e envia diretamente para o servidor da GDOOR para que possa ser analisado pelo suporte técnico.

 

Enviar outros arquivos: Solicita senha para ser executada. Caso seja solicitado pelo suporte, esta opção permite envio de arquivos diversos para o servidor da GDOOR para que possam ser analisados pelo suporte técnico.

 

Ajustar GT: Solicita senha para ser executada. Faz o ajuste da diferença entre o Grande Total do ECF e o armazenado no sistema.

 

Permissões: Aplica permissão de usuário Administrador e altera configurações de segurança de determinado arquivo ou pasta. É útil para os casos onde o sistema não consegue  alterar determinado arquivo devido a restrições do Windows. Para aplicar as permissões, a tela abaixo será apresentada para que sejam selecionados os arquivos ou pastas.

ferramentas_funcoes_permissoes

 

       Selecione aqui os arquivos e pastas que devem receber as permissões e clique em "Aplicar".

 

Firewall: O Firewall do Windows pode bloquear a comunicação do Firebird pela rede, deste modo, impedindo os terminais de se comunicarem com o servidor. Para resolver esta situação, a função permite que seja adicionada a porta de comunicação do Firebird às exceções do Firewall, ou que o Firewall seja completamente desabilitado.

ferramentas_funcoes_firewall

 

Revogação de Certificado - IE: Desabilita a verificação de revogação de certificados pelo servidor. Opção encontrada no Internet Explorer - Ferramentas - Opções da Internet - Avançadas.

 

Desabilitar UAC: Esta opção estará visível apenas nos computadores que possuírem o UAC para ser desativados, e dificilmente precisará ser utilizada, pois é executada automaticamente ao abrir o Ferramentas de Suporte.

 

Instalar WinRAR: Instala o programa compactador de arquivos, caso não esteja instalado no computador.

 

Instalar Capicom: Instala e registra no computador o módulo "capicom.dll", que possui algumas funções utilizadas pelo sistema na emissão de NF-e.

 

Classe não registrada: Realiza alguns procedimentos de registros de DLLs, auxiliando assim, a emissão da NF-e.

Compartilhar pasta: Cria um compartilhamento na rede local para a pasta selecionada com permissão total de acesso para todos os usuários.

 


 

Scripts

 

       Quando, eventualmente, o suporte técnico precisar enviar algum arquivo com comandos a serem executados no banco de dados, se não for enviado diretamente para o banco de dados on-line, será enviado um arquivo por e-mail, e no Windows Explorer ele terá a seguinte aparência:

ferramentas_arquivo_script

 

       Este arquivo pode ser executado diretamente pelo Explorer, dentro dele conterão alguns comandos criados pelo suporte técnico, que farão alterações necessárias no banco de dados. Enquanto o comando estiver sendo executado é importante que o computador não seja utilizado para evitar travamentos e corrupções no banco de dados.

 

ferramentas_script_executando