Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos externos > GFood >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
GFood - Conta cliente

cab_comandas


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       A descrição "Conta cliente" é uma exigência do PAF-ECF, pois o sistema foi homologado como Conta Cliente para Restaurante, mas ela se refere a uma mesa ou comanda. Para abrir uma nova conta, basta clicar sobre ela, clicar no botão "Conta" na tela inicial, pressionar F2, ou preencher o número no campo "Acesso rápido" na tela inicial. A tela que aparece por primeiro será para solicitar o garçom que atende a mesa, esta solicitação pode ser desabilitada (ver Configurações):

 

comandas14_conta_selecionar_garcom

 

       Confirme pressionando a tecla F2 ou clicando no botão "Abrir". Caso esteja configurado para não solicitar o garçom, ou este seja memorizado, pela tela de acesso rápido a  conta será aberta imediatamente, sem esta solicitação.

       A tela de lançamento de dados na conta tem a aparência detalhada abaixo:

 

gdoor14_comandas_ficha

 

       A inclusão de itens pode ser feita pelo código interno (não precisa digitar os zeros a esquerda do código), pelo nome ou pelo código de barras do produto, depois de informar o produto pressione a tecla ENTER para que o item seja incluído na Conta Cliente. Caso for usado o código de barras e o leitor estiver configurado para dar ENTER ao final da leitura o itens será incluso na Conta Cliente sem a necessidade de pressionar a tecla ENTER.  É possível também, utilizar o menu ao lado direito (Favoritos) para efetuar o lançamento dos itens desejados.

       Na tela de lançamentos, além de lançamentos de itens podemos verificar dados da Conta Cliente, e fazer várias funções.
       Abaixo iremos detalhar todas as informações e funções da tela de lançamento:

 

Cabeçalho

 

      No cabeçalho são informados os dados principais do documento como o Nº da Mesa, Nome do Cliente, Vendedor, quantidade de ocupantes e tempos de uso da mesa.

 

gdoor14_comandas_cabecalhoficha

 

       Mesa Nº: Mostra o número da Conta Cliente em que os produtos estão sendo lançados.

       Cliente: (F7): O Comandas (Conta Cliente) permite que um cliente, já cadastrado, seja selecionado no momento de lançar o documento, ou ainda, possibilita que um cliente que não está cadastrado no banco de dados seja informado. O comando para chamar a tela de seleção ou indicação do cliente é F7. Abaixo, exemplo de tela de seleção do cliente, e suas funções.

       Vendedor: Mostra o nome do garçom que foi selecionado no último atendimento.

       Ocupantes: Mostra a quantidade de ocupantes da Conta Cliente.

       Tempo Aberta: Tempo que a mesa está aberta para consumo. Este tempo continuará contando até que a mesa seja finalizada pela emissão do cupom fiscal junto ao frente de caixa.

 

No canto superior direito há um ícone de um teclado. Ao clicar neste ícone o sistema abrirá o teclado virtual. Esta funcionalidade é muito utilizada por quem faz uso de um monitor Touch, facilitando a digitação das informações.

 

 

Seleção de cliente

 

       Após acessar o campo Cliente (F7) ou utilizar o atalho F7, abrirá a tela abaixo:

 

gdoor14_comandas_clientes

 

       Na tela de consulta de clientes existem diversas informações e opções.

       Para efetuar uma consulta de cliente, basta informar o nome do cliente, cnpj ou código no 1º campo da tela e após apertar a tecla ENTER.

     

       Logo abaixo aparecerão as informações:

 

       Código: Código do cliente consultado.

       CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do cliente consultado.

       Nome: Nome do cliente consultado.

 

Cadastrar (Ins)

 

       Nesta tela também é possível efetuar o cadastramento de um novo cliente, o qual poderá ser utilizado posteriormente nos demais módulos do sistema.

 

       Para cadastrar um novo cliente, basta utilizar o botão Cadastrar (Ins).

       Ao clicar no botão cadastrar apresentará a seguinte tela, com os seguintes campos para preenchimento:

 

gdoor14_comandas_clientescad

 

       Após preenchimento, basta clicar em Salvar ou utilizar a tecla de atalho "F3" para grava as informações cadastradas.

 

Confirmar

       Após consultado o cliente, caso desejado utilizá-lo para lançar em uma mesa, basta clicar no botão Confirmar que o sistema automaticamente utilizará o mesmo.

 

Cancelar

       Caso desejado cancelar o procedimento, basta clicar no botão Cancelar.

 

Inclusão de itens no Comandas

 

       Para incluir um item na mesa (Comanda). existem várias maneiras. Uma delas é usando o espaço no canto esquerdo superior da tela, informando o código interno ou código de barras do produto. Quando é inserida uma informação numérica, o sistema pode buscar por esta tela e insere o item instantaneamente. No entanto, se letras forem informadas será aberta a tela de produtos.

       Na parte superior ao espaço para inclusão de itens há uma pequena legenda mostrando alguns comandos que podem ser executados ao vender o item:

 

gdoor14_comandas_itensficha

 

gdoor14_comandas_quantidade

       [Insert=Quantidade]: Insert é a tecla para acionar a alteração de quantidade ao lançar o item. Precisa ser pressionada antes de lançar o item. Sendo assim, para lançar um item com quantidade maior do que 1 (um), pressione Insert informe a quantidade, depois informe o item.

       Na tela ao lado, a quantidade pode ser informada digitando o valor no campo, pressionando os botões para adição e subtração nos lados do campo ou pressionando as teclas '+' e '-' no teclado.

 

gdoor14_comandas_precos

       [Home=Preço]: Para conceder descontos ou aplicar acréscimos ao valor do item, antes de informar o produto, pressione a tecla Home. Neste caso, como o sistema precisa saber o preço do produto para aumentar ou diminuir o preço, depois de pressionar a tecla Home, informe o item, então o sistema irá apresentar a imagem ao lado para alteração de preços.

       Nesta tela, para alterar o valor é necessário definir o tipo de alteração que será aplicado no valor unitário.

gdoor14_comandas_precos_tipo

       Ao abrir a tela, por padrão a alteração no valor final, assim, o valor informado no campo da alteração será considerado o como o valor unitário de venda.

       Caso queira que o sistema calcule o valor final informando o desconto, clique no botão "- desconto" ou pressione a tecla do sinal de subtração (-) no seu teclado. Escolhido o tipo de alteração como desconto, ainda pode determinar se o desconto será concedido em valor ou percentual, e pode alternar entre as duas opções clicando nos botões que serão mostrados na direita, ou pressionando as teclas '$' (Shift + 4) e '%' (Shift + 5).

       Se quiser aplicar um acréscimo, basta clicar no botão "+ Acréscimo" ou pressionar a tecla de adição (+) no seu teclado. Assim como no desconto, pode escolher o tipo de acréscimo, se em valor ou percentual.

 

gdoor14_comandas_cancelar

       [Del=Cancela item]: Para cancelar o item selecionado na lista de itens vendidos, basta pressionar a tecla Delete ou Del. É possível percorrer entre os itens da lista pressionando as teclas direcionais do teclado (para cima e para baixo).

       Pressionando a tecla para cancelamento do item, será apresentada a tela ao lado. Ao pressionar Del, já é trazido o código do item selecionado e a quantidade lançada para ser cancelada, então basta pressionar Enter caso seja o item certo. Mas em uma situação em que a lista de itens é extensa, para não ser necessário percorrer até o item e depois cancelar, existem dois campos para acesso rápido ao item na parte superior da tela de cancelamento. No primeiro campo, basta informar o número sequencial do item no cupom e pressionar Enter ou clicar no botão "...", e o sistema irá carregar os dados do item e cancelá-lo. Caso possua o código do item, pode informá-lo no campo Código e pressionar Enter e também terá os dados do produto carregado. Pode até ser utilizado um leitor de código de barras, caso o item tenha sido lançado por este código. Para alternar entre os campos, não há necessidade de usar o mouse, podem ser usadas as teclas direcionais do seu teclado.

       Caso ao vender o item tenha lançado quantidade 4 (quatro), mas ao cancelar, informado 3 (três), serão canceladas as quatro unidades do item, e um novo será lançado com quantidade 1 (um).

 

       [F5=Atualizar]: Pressionando a tecla F5, o sistema irá reconectar ao banco de dados para atualizar quaisquer informações que tenham sido alteradas com o documento aberto.

 

gdoor14_comandas_peso

       [*=Balança]: Para informar o peso do produto a ser lançado como quantidade, antes de informar o item, pressione a tecla asterisco (*) para que seja acionada a balança conectada ao computador. Lembrando que ela deve estar informada nas configurações de periféricos. Depois de a balança ter retornado o peso, lance o item no documento e o peso será levado em consideração como a quantidade.

 

 Dica de produtividade

      O programa também pode ser configurado para acionar a balança automaticamente quando for lançado um produto pesável.

 

 

       Produtos F8: Campo utilizado para informar o nome ou código do produto a ser lançado no documento aberto.

 

gdoor14_comandas_produtos

 

       Ao pressionar a tecla F8 no teclado, ou lançar um produto através da descrição, a tela ao lado será apresentada. A busca feita aqui é aprimorada, pois procura no cadastro de produtos por itens que tenham a descrição igual ao que foi digitado, depois, por produtos cuja descrição inicie com o que foi digitado, depois por produtos que contenham o que foi digitado em parte de sua descrição. Caso a busca fonética esteja ativada nas configurações do Conta Cliente (Comandas), ela também será considerada na pesquisa.

       Ainda com o foco no campo de pesquisa, é possível selecionar um determinado item na lista utilizando as setas do teclado para mover entre os itens. Com o item selecionado, pressione Enter e será carregado o código interno do item. Mais um enter e o item será vendido. Também pode ser utilizado o duplo clique sobre o item na lista.

 

 Dica de produtividade

      O produto também pode ser lançado pelo código do fabricante, desde que informado no cadastro do produto.       Pressione a tecla Page Up para que o Conta Cliente(Comandas) faça a busca pelo código do fabricante.

 

 

       Na grid de lançamento, serão apresentados os seguintes campos:

 

       Item: Número sequencial dos itens lançados na Conta Cliente (Comanda).

       Código: Código do produto lançado.

       Produto: Descrição do produto lançado.

       Qtd: Quantidade do produto informada no lançamento.

       Valor: Valor unitário do produto.

       Total: Valor total do produto.

 

       Adicionais: Para incluir um adicional ao produto lançado na mesa, basta clicar com o botão direito sobre o produto em que se deseja incluir o adicional e escolher a função "Adicionais" ou pressionar a tecla F12.

       Ao escolher tal função, abrirá a seguinte tela:

 

gdoor14_comandas_adicionais

 

       Selecione o adicional desejado marcando o quadro na frente do nome do adicional, quando todos os adicionais estiverem marcados clique em Confirmar (F3) ou utilize a tecla F3 do teclado.

       Os adicionais podem possuir um valor, o qual será subtraído ou somado ao valor total do produto. O valor do adicional pode ser configurado durante a inclusão de um novo ou na própria grid de escolha do adicional.

       Para alterar o valor do adicional na própria Grid, basta dar duplo clique sobre o valor que o campo abrirá para edição. Esta opção somente estará disponível para os adicionais que estiverem com a caixa em frente ao nome marcada para utilização.

       Para incluir um novo adicional basta clicar no botão Novo (Ins) que o sistema abrirá uma nova tela solicitando o nome do adicional e após o valor. Para valores que irão subtrair do total do produto, basta informar o valor e após pressionar o sinal de menos " - " no teclado.

 

gdoor14_comandas_cadadicional01

 

 

       Após cadastrado o adicional, basta clicar em OK em ambas as telas que o mesmo ficará gravado e poderá ser utilizado posteriormente em outras mesas e o mesmo poderá ser exibido em grupos específicos ou apenas no produto.

 

       Caso desejado excluir algum adicional, basta posicionar o cursor em cima do adicional que deseja excluir e apertar a tecla Del.

 

       Para cancelar a escolha de algum adicional, caso ainda não tenha sido confirmado, basta apertar o botão Cancelar (Esc) ou utilizar a tecla Esc.

       Para retirar o adicional já escolhido em algum produto, basta desmarcar o adicional que está atrelado a ele e confirmar a alteração, o valor do produto será novamente recalculado e alterado para o valor sem o adicional.

 

       Bloquear consumo: Botão utilizado para que o consumo de determinada mesa seja bloqueado, ou seja, não será possível desbloquear e utilizar a mesa até que seja desbloqueado novamente.

       Ao apertar o botão em questão, surgirá a seguinte mensagem de confirmação:

 

gdoor14_comandas_bloquearcons

 

       Ao escolher a opção de bloqueio, o sistema retornará a tela para inclusão do motivo de bloqueio, o qual pode ser digitado livremente:

 

gdoor14_comandas_motivobloq

       Estando bloqueada, a mesa será apresentada da seguinte forma, não sendo possível qualquer lançamento na mesma:

 

gdoor14_comandas_bloqueada

 

       Tendo a mesa bloqueada, na tela principal do sistema ela será apresentada de forma diferenciada para que fique claro o bloqueio. Abaixo segue ícone da mesa quando está com bloqueio:

 

gdoor14_comandas_iconebloqueio

       Esse status de bloqueio permanecerá na mesa até que seja liberada novamente clicando no botão Liberar Consumo.

 

       Logo abaixo da grid de lançamento dos produtos, existem algumas outras informações, são elas:

 

       Último registro: Data e hora do último registro (lançamento\alteração de item) feito na mesa em questão.

       Tempo sem consumo: Tempo em que a mesa está parada, sem movimentação de consumo.

       Total Produtos: Valor total dos produtos consumidos até o momento na mesa.

       Comissão: Ao marcar esta opção o sistema incluirá um valor de comissão à mesa. Este valor é estipulado e preenchido manualmente ao lado do campo.

 

Rodapé

 

       No rodapé da tela de lançamento de itens estão as informações totalizadoras do documento e botões para finalizar o processo ou importar documentos de outros módulos. Abaixo explicaremos melhor cada opção.

 

gdoor14_comandas_rodape

 

       Observações: Campo para inclusão de textos de observação. Essa informação não será levada ao cupom fiscal na importação pelo frente de caixa.

 

       Desconto: Campo disponível para informar um valor de desconto para o total da mesa/comanda.

       Total: Soma dos produtos subtraindo o valor do desconto informado no campo "desconto".

       Consumação: Campo utilizado para informar um valor de consumação, caso haja.

       Restante: Valor restante da consumação informada no campo em questão. Este valor será a diferença do total da mesa com o valor informado no campo da consumação.

       Fechar (F3): Botão utilizado para gravar as informações. Ao clicar em Fechar (F3) o sistema gravará as informações e/ou suas alterações e voltará para a listagem de mesas.

 

       Transf. Conta (F4): Botão utilizado para transferir a conta para outra, ou seja, ao clicar no botão em questão, será transferida a mesa inteira para outra a escolher. Abaixo segue tela apresentada no momento da transferência:

 

gdoor14_comandas_transferenciamesa

 

       Transf. Item (F6): Botão utilizado para transferência apenas do(s) item(s). Ao utilizar este botão o sistema fará a transferência de um item específico, ou quantos forem marcados, para outra mesa, porém manterá a mesa de origem aberta e com os demais itens restantes ainda lançados.

 

       Ao clicar no botão de transferência de item ou pressionar a tecla F6, será necessário informar quais os produtos serão transferidos:

 

gdoor14_comandas_transfmarq

 

       Após apresentada a mensagem, abrirá uma caixa ao lado de cada item lançado para marcá-los de acordo com a necessidade da transferência.

       Tendo marcados os itens desejados, basta clicar novamente no botão Transf. Item (F6) que o sistema abrirá a tela de transferência.

 

gdoor14_comandas_transftela

 

       Na tela de transferência temos os seguintes campos e informações:

 

       Item: Código sequencial na comanda do item que esta sendo transferido.

       Descrição: Descrição do produto que está sendo transferido.

       Qtd: Quantidade a ser transferida. Essa informação pode ser alterada manualmente na tela de transferência.

 

       Confirmar (F3): Botão para confirmar o processo de transferência. Também pode ser utilizada a tecla de atalho F3.

       Transferir para: Local para informar o número da nova mesa a qual os itens serão transferidos.

       Sair (ESC): Caso desejado cancelar o procedimento, basta clicar no botão Cancelar (ESC) ou utilizar a tecla ESC.

 

       Após confirmado o processo, o sistema efetuará a transferência do(s) item(s) e voltará para a listagem das mesas.

 

       Caso tente transferir os itens para uma mesa que está em atendimento, o sistema bloqueará a transferência e emitirá a seguinte mensagem:

 

gdoor14_comandas_transfatendendo

 

       Após a mesa ter saído de atendimento pode ser feita a transferência sem problemas.