Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos auxiliares > Gerador de arquivos fiscais > Suporte >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Suporte ao GFiscal - Lançamento do conhecimento de frete

cab_gfiscal


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

  Nota

      O sistema GDOOR atualmente não emite o Conhecimento de Frete, apenas permite o lançamento do frete adquirido para que conste no arquivo Sintegra. O sistema também não permite a importação do XML do Conhecimento de Transporte eletrônico.

 

 

Lançamento da Aquisição de Frete destinada a registro no Sintegra - Registro 70:

       É necessário cadastrar a transportadora como um fornecedor, cadastrar um produto chamado Frete e também um CFOP referente a frete, que pode ser: 1.351, 1.352, 1.353, 1.354, 1.355, 1.356, 1.360, 2.351, 2.352, 2.353, 2.354, 2.355 ou 2.356.

       O lançamento do Conhecimento de Frete deve ser feito no módulo de Nota de Compra. O modelo da nota precisa ser alterado, para um de Conhecimento de Frete, que pode ser: 07, 08, 09, 10, 11 ou 57 (o modelo 57 é para Conhecimento de Transporte eletrônico – CT-e). A série também deve ser modificada para B, C ou U, a subsérie o sistema irá preencher automaticamente levando em consideração a série utilizada.        Informe para o produto (Frete), o valor unitário de R$ 0,01 e no campo Valor do Frete informe o valor do mesmo, para casos de frete por conta do Destinatário (1). Para os Fretes por conta do Remetente (0) com conhecimento de frete, informe o valor do frete no valor unitário do produto (Frete), também no campo destinado ao frete e insira ‘0’ no campo Frete por conta. Na tela de lançamento do Conhecimento de Frete, também será necessário informar a alíquota de ICMS do Frete, se for por conta do destinatário ou do remetente.

       Para que o arquivo Sintegra contenha as informações dos Fretes lançados, marque a opção referente ao registro tipo 70, no momento da geração:

       gfiscal14_sintegra_tela_registros_70

 


 

Lançamento da Aquisição de Frete destinada a registro na EFD ICMS/IPI - Registro D100:

       O lançamento do conhecimento de frete para o SPED Fiscal é o mesmo explicado acima, para o Sintegra. No entanto, para que seja escriturado no SPED, deve-se marcar a opção referente ao Bloco D no momento da geração:

       gfiscal14_sped_fiscal_blocos_d

       Para a geração do SPED Fiscal, se a aquisição do frete for por meio de CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico), deve ser informada a chave de acesso do CT-e. Isso é feito na tela de Adicionais, na guia Cadastrar CHAVE_NFE de Compra.

 


 

Lançamento da Aquisição de Frete destinada a registro na EFD Contribuições - Registro D100:

       Atualmente o GDOOR não gera conhecimento de frete na EFD Contribuições. No entanto, em breve esta funcionalidade estará à disposição.

 


 

Lançamento da Aquisição de Frete destinada a registro nos arquivos do SEF2:

       Para que constem nos arquivos do eDoc ou SEF, os conhecimentos de frete devem ser lançados da mesma maneira que são lançados para o Sintegra. No entanto, a geração destes registros não depende da marcação de nenhuma opção, são gerados automaticamente.