Navegação:  Tópicos da Ajuda > Cadastros > Estoque > Ficha de cadastro >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Estoque - Configurações dos impostos

cab_estoque


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

 

  Importante!

      Para evitar transtornos na emissão de NF-e, NFC-e ou transmissão ou validação de arquivos fiscais, procure sempre orientação contábil para a correta configuração dos impostos.

 

       Este tópico esclarece algumas dúvidas básicas sobre a configuração dos impostos individuais de cada produto.

ICMS

 

       A informação que define a situação tributária do item no estoque é o CST ou CSOSN. Quando a empresa emitente for optante pelo Simples Nacional, e assim estiver configurado no cadastro do emitente, no estoque será apresentado o campo "Origem - CSOSN", caso contrário, será apresentado como "Origem - CST".

       À esquerda deste campo existe um botão que abre uma lista de códigos disponíveis:

gdoor14_estoque_impostos_tabela_cst

 

       Esta janela apresenta duas tabelas:

       A primeira é referente à origem da mercadoria, indica se ela é importada, nacional e outros detalhes. Esta tabela define o primeiro dígito do CST/CSOSN.

       A segunda tabela é a da Situação Tributária, e compreende CST e CSOSN. No entanto, serão habilitadas apenas as opções pertencentes ao regime tributário da empresa. Se for uma empresa do Simples Nacional, serão habilitadas as opções que são códigos de CSOSN. Caso contrário, será como no exemplo da imagem, apenas a primeira parte da tabela será habilitada.

 

 Dica de produtividade

      Se houver necessidade de alteração de códigos em massa, pode ser utilizado o auxiliar Ferramentas de suporte com a função Alterar códigos.

 


IPI

 

       O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é calculado pelo GDOOR tanto nas compras como nas vendas.

gdoor14_estoque_impostos_ipi

 

       Nestes campos pode ser informada a porcentagem do IPI para as entradas, porcentagem do IPI para as saídas e a alíquota específica para entradas e saídas. No campo alíquota específica deve ser informado o valor do IPI por unidade, que será o mesmo valor independente do valor da transação, apenas será multiplicado pela quantidade. É geralmente utilizado em distribuidoras de bebidas e cigarros.

 


 

PIS

 

       O sistema GDOOR está apto para fazer o cálculo do PIS (Programa de Integração Social) nas movimentações e na geração da EFD Contribuições. Para que isto funcione corretamente, é necessário que os tributos estejam corretamente configurados. Por isso, com o auxílio da contabilidade, configure a tributação do PIS de todos os produtos conforme as opções abaixo:

gdoor14_estoque_ficha_pis

 

       Na linha superior, fica a configuração do PIS para as entradas. Em alguns regimes de tributação, o PIS de entrada deve seguir as regras de tributação do cliente, e não do fornecedor, por isso existe esta configuração no estoque.

       Os campos de valores ficarão desabilitados até que o código seja preenchido o código.

       Caso exista necessidade de alteração de códigos em massa, pode ser utilizado o auxiliar Ferramentas de suporte, com a função Alterar códigos. O código de PIS do produto sempre deve ser o mesmo que o da COFINS, assim como a base, o que pode mudar é a alíquota, por isso, algumas alterações serão feitas para PIS e COFINS.

 

gdoor14_estoque_ficha_cst_pis_tabela

 


 

COFINS

 

       O sistema GDOOR está apto para fazer o cálculo da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) nas movimentações e na geração da EFD Contribuições. Para que isto funcione corretamente, é necessário que os tributos estejam corretamente configurados. Por isso, com o auxílio da contabilidade, configure a tributação da COFINS de todos os produtos conforme as opções abaixo:

gdoor14_estoque_ficha_cofins

 

       Na linha superior, fica a configuração da COFINS para as entradas. Em alguns regimes de tributação, a COFINS de entrada deve seguir as regras de tributação do cliente, e não do fornecedor, por isso existe esta configuração no estoque.

       Os campos de valores ficarão desabilitados até que o código seja preenchido o código.

       Caso exista necessidade de alteração de códigos em massa, pode ser utilizado o auxiliar Ferramentas de suporte, com a função Alterar códigos. O código da COFINS do produto sempre deve ser o mesmo que o do PIS, assim como a base, o que pode mudar é a alíquota, por isso, algumas alterações serão feitas para PIS e COFINS.gdoor14_estoque_ficha_cst_cofins_tabela