Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos externos > CF-e SAT >

Ajuda - Solução GDOOR - Versão 2017

 
CF-e SAT

cab_nfce


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       As configurações do módulo SAT permitem que seja determinado como o sistema irá operar nas vendas\emissões de CF-e´s. Para ter acesso as configurações do sistema, clique no botão Supervisor (F9):

 

       A tela de Configurações está divida em cinco abas: Geral, Aparência, Vendas, Periféricos, T.E.F

 

Geral

 

Configurações gerais referentes a CF-e SAT:

 

g17_sat_f9

 

Nesta aba as seguintes opções estão disponíveis:        

Recebimentos: Permite realizar a integração com o livro caixa e configurar as vias do recibo.

Criar lançamento de cada venda no livro caixa: Após selecionar esta opção e salvar, todas as vendas realizadas serão lançadas no livro caixa da solução GDOOR.

Integrar abertura, suprimento e sangria com livro caixa:  Esta opção permite indicar qual é o plano de contas que irá receber os valores referentes a estas operações.

Configurações da CF-e SAT: Esta é uma opção fundamental para iniciar as operações de venda na NFC-e, pois, é possível inserir a série, número do caixa e o próximo número de nota fiscal  de consumidor eletrônica. Essas informações devem ser verificadas com seu contador.

Impressora: Esta opção permite selecionar a impressora local ou em rede que irá efetuar a impressão do DANFE NFC-e. O modo de impressão também pode ser selecionado, optando por completo ou simplificado, conforme exemplo a seguir:

 

   

 

No campo SAT: O consta o número de identificação do aparelho SAT.

No campo Caixa: Consta o número do terminal de venda, podendo ser número 1, 2, 3, 4 e assim por diante.        

No campo Ambiente, será informado qual o ambiente de geração dos CF-e's: Homologação para CF-e testes e Produção para emissão definitiva dos CF-e's.

 


 

g15_sat_impressoras        

Neste quadro é configurada a impressora padrão para impressão do extrato do CF-e SAT. No campo de "Impressora para VENDA:" serão apresentadas todas as impressoras que estão instaladas no Windows. O modo de impressão pode ser completo ou simplificado. É possível configurar uma impressora presente e compartilhada na rede local.

É possível efetuar o ajuste na largura (em geral 75 mm) e nas margens da bobina conforme necessidade.

 

    Abaixo o exemplo da impressão do extrato:

 

Completo

 

g15_sat_completo

Resumido

 

g15_sat_resumido

 

 

gdoor14_nfce_confmsgprom      

Campo disponível para informar uma mensagem promocional que será impressa logo abaixo dos totais no extrato.

 

gdoor14_nfce_confinteg        

Opção para que seja integrado com o Livro Caixa (retaguarda GDOOR) todos os lançamentos de Sangria e Suprimento feitos no módulo do CF-e SAT e também para qual conta no plano de contas deverão cair esses valores.

 

gdoor14_nfce_conflancvend        

Ao marcar a opção de "Criar lançamento de cada venda no livro caixa", o sistema fará a integração do módulo CF-e SAT com o retaguarda de todos os lançamentos feitos, inclusive Sangria e Suprimento. Nesta configuração também é possível configurar uma conta para o plano de contas onde serão gerados os lançamentos.

        Caso essa opção seja marcada, não será possível marcar a opção anterior (Integrar Suprimento e Sangria com Livro Caixa), pois dobrariam os valores de lançamento de Sangria e Suprimento, visto que ambos fazem o lançamento em questão no caixa do retaguarda.

 

gdoor14_nfce_conflogo        

Nesta opção é possível indicar uma logo para ser utilizada na impressão do extrato. Vide exemplo na impressão completo e resumido logo acima.

 

Aparência

 

       Aba com as opções de configurações de Aparência da tela principal do módulo de CF-e SAT.
 

gdoor14_nfce_confaparencia

 

       A Aba de Configuração de Aparência está dividida em quadros para melhor organização.

 

gdoor14_nfce_confapartam        

Opção para escolha do modo de tela em que o módulo de NFC-e será aberto (tela cheia ou restaurado) e também se os menus na tela principal deverão ficar fixos na tela ou escondidos até que se posicione o mouse sobre um dos cantos da tela.

 

gdoor14_nfce_confaparfundo        

 

 

        Opção para escolha da imagem de fundo que será mostrada nas telas do módulo de CF-e. Na instalação do sistema algumas imagens são disponibilizadas por padrão. Caso desejar incluir outras imagens, basta acessar a pasta "C:\GDOOR Sistemas\GDOOR 2016\Layout" e incluir as imagens desejadas em extensão .JPG

 

gdoor14_nfce_confaparimgpromo        

 

        Opção para que sejam incluídas diversas imagens que ficarão alternando na tela principal do módulo de CF-e dentro do tempo definido no campo "Tempo de apresentação". Todas as imagens incluídas nesta opção serão gravadas no diretório "C:\GDOOR Sistemas\GDOOR 2016\CFe\Publicidade". Caso desejado incluir diversas imagens de uma vez, basta incluir nesta pasta em questão.

 

gdoor14_nfce_confaparmsgrot        

Opção para inclusão de uma mensagem rotativa que será apresentada na tela principal do módulo de CF-e.

 

Vendas

 

       Aba com as opções de configurações para as Vendas.

 

g15_sat_vendas

 

       A Aba de Configuração da Venda está dividida em quadros para melhor organização.

 

g15_sat_guiavenda      

Este quadro é destinado a configuração de funções envolvidas diretamente com a emissão da CF-e.

 

        Abrir venda automaticamente: Com esta opção marcada não é necessário pressionar o comando de abertura. Ao inserir o primeiro produto, o sistema abrirá automaticamente a CF-e. O sistema permitirá a digitação do segundo item do documento somente após a abertura do mesmo e impressão do primeiro item. Quando esta opção estiver marcada na tela principal do módulo de CF-e será mostrado o campo para digitação de produtos antes da abertura do documento.

        Solicitar o vendedor na abertura da venda: Marcando esta opção, o sistema solicitará o vendedor ao abrir o documento para lançamento da CF-e. Caso esta opção estiver desmarcada, o vendedor terá que ser selecionado no final da venda. Com está opção marcada o sistema mostrará a tela para seleção do vendedor.

        Solicitar cliente na abertura da venda: Com esta opção marcada, o sistema solicitará a informação do cliente ao abrir uma nova CF-e. O cliente também pode ser informado antes da abertura do documento através da opção Clientes no tela principal do CF-e caso esta opção esteja desmarcada.

        Imprimir somente Nome e CPF do cliente: Será impresso somente esses dois campos referenciando o produto.

        Emitir som (Beep) confirmando item vendido: Marcando essa opção, a cada item vendido um beep será emitido, confirmando a venda do item. O sistema também emitirá um beep diferenciando quando não encontrar o item informado.

        Solicitar quantidade após selecionar o produto*: Ao utilizar esta opção, após a inclusão do produto no documento de venda o sistema solicitará a quantidade do mesmo. Caso esteja desmarcada esta opção é necessário utilizar a tecla INSERT anteriormente à informação do produto para que se altere a quantidade padrão de 1 para a desejada. Esta é uma opção que ficará gravada apenas para a estação em que foi feita a configuração, as demais manterão a configuração que já está, ou seja, é uma configuração local.

        Memorizar último Vendedor utilizado: Quando marcada esta opção o sistema irá mostrar como opção para o próximo documento o vendedor utilizado no anterior. Mesmo com a opção marcada é possível alterar o vendedor.

        Utilizar busca com Fonética: Opção utilizada para que, quando for feita alguma busca dentro das listas no módulo de CF-e, o sistema utilize da fonética para tal.


 

gdoor14_nfce_confvendprazo        

Quadro destinado para a configuração da venda a prazo no módulo de CF-e.

 

        Controlar limite de crédito do cliente: O sistema automaticamente irá bloquear vendas para clientes que tenham ultrapassado o limite de crédito (títulos em aberto) de acordo com o que está configurado em seu cadastro.

        Invervalo de ___ dias entre as parcelas: Indica o intervalo de dias entre as parcelas, para vendas a prazo feitas na CF-e.

        Imprimir carnê ao final da venda: Com esta opção selecionada, no momento em que uma venda à prazo é finalizada, será impresso um documento não fiscal vinculado a CF-e, com as datas e valores das parcelas.

                Formato reduzido: Com esta opção marcada, o módulo de CF-e irá imprimir o carnê de pagamento de forma reduzida, economizando papel.

                Formato detalhado: Com esta opção marcada o sistema imprimirá os dados de forma mais detalhada, conforme exemplos abaixo.

                Qtd. de vias: Quantidade de vias do parcelamento que serão impressas.

 

 

 

 

Forma Completa:

 

g15_sat_parc_com

 

Forma Simplificada:

 

g15_sat_parc_sim

     

        Imprimir confissão de dívida: Com esta opção selecionada, o sistema irá imprimir uma confissão de dívidas ao final da impressão do carnê de pagamento. Esta confissão de dívida poderá ser digitada conforme necessidade do usuário. Para digitar a confissão de dívida clique no botão Configurar.

        Configurar: Na tela de configuração da confissão de dívida pode ser digitado texto e incluídos campos do sistema. Para mostrar a relação dos campos disponíveis basta clicar com o botão direito do mouse dentro da área destinada ao texto. Os campos do sistema serão mostrados entre o sinal de Menor e Maior <> e serão substituídos pelas informação da venda feita no CF-e. O campo <LINHA> será substituído por uma linha no tamanho total das colunas do documento.

 
        g15_sat_conf_divida

 

        A tela de configuração da confissão de dívida tem os seguinte comandos.
       

                Padrão (F6): Configura a confissão de dívida com o texto padrão que já vai junto com sistema.

                Limpa (F7): Limpa todo o texto da confissão de dívida.

                Confirmar (F3): Confirma e grava o texto definido na confissão de dívida.

                Sair (Esc): Sai da tela de Configuração da confissão de dívida.

 

        Exemplo de confissão de dívida impressa:

 

g15_sat_con_div

 

        Plano de Contas: Campo para configurar o plano de contas onde cairão os lançamentos a prazo.

 

gdoor14_nfce_confvendprazocsosn

Se esta opção for marcada e o CSOSN do produto utilizado for 103, gerará como isento o imposto para esta operação.

gdoor14_nfce_confvendprazocfop

Opção para informar qual é a CFOP padrão para os produtos vendidos no módulo de CF-e.

 

Periféricos

 

       Aba com as opções de configurações de Periféricos.

 

gdoor14_nfce_confperifericos

 

       A Aba de Configuração dos Periféricos está dividida em quadros para melhor organização.

 

gdoor14_nfce_confperifbalche

        Opção destinada para configurar a leitura do peso dos produtos diretamente da balança. Para que a leitura do peso seja feita corretamente, a balança tem que estar corretamente configurada e conectada em uma saída serial RS 232. Alguns modelos de balanças só funcionam corretamente na porta serial COM1 e com velocidade de 2400 Bits. Alguns modelos de balanças permitem que sejam ligadas impressoras seriais nelas, estes modelos geralmente vêm de fábrica configurados como padrão para impressão, nestas balanças será necessário configurar para ligação com computador. Antes de configurar a balança no GDOOR, certifique-se que a configuração da balança esteja correta. Para configurar a captura do peso da balança serial, na tela principal do CF-e pressione F9 ou clique no botão SUPERVISOR (F9), e opte pela opção de Configuração. Na tela de configuração selecione a ABA Periféricos. As configurações serão feitas no quadro Balança via porta serial.

       

        Modelo: Neste campo deve-se informar o modelo da balança utilizado.

        Porta: Porta COM em que a balança está conectada.

        bits segundo: Velocidade da comunicação (vide manual da balança).

        Bits Parada: Bits de parada (vide manual de balança).

        Bits dados: Bits de dados (vide manual de balança).

        Paridade: Esta opção deve estar como PNone, assim como a balança.

        Decimais: Precisão numérica usada no peso.

        Monitorar Balança: Esta opção é utilizada para que o sistema fique monitorando a balança e caso seja colocado algum produto em cima da mesma, o peso será identificado e já lançado no sistema. Em alguns modelos de balança o envio dos dados da balança ao sistema não é continuo e por isso deve-se marcar essa opção para que não seja necessário a todo momento informar que deve ser buscado o peso lido na mesma.

        Acionar balança Automaticamente: Acionará automaticamente a balança tão logo seja colocado o produto\objeto sobre ela.

        Testar: Botão utilizado para efetuar um teste rápido de comunicação com a balança.

 


 

gdoor14_nfce_confperifcodbar        

Esta configuração permite que o leitor leia o código de barras com informações do peso ou preço dos produtos impressos em uma etiqueta pela balança. Para configurar a forma pela qual será feita a leitura do código de barras pelo módulo de CF-e, na tela principal pressione F9 ou clique no botão SUPERVISOR (F9). Opte pela opção de Configuração. Na tela de configuração, na aba Periféricos, a configuração será no quadro Código de barras com informação.

        As balanças suportam códigos com 4,5 e 6 dígitos. Antes de começar a configuração, verifique com quantos dígitos no código do produto a balança está configurada. Verifique também nas configurações da balança qual o dígito identificador está configurado, este dígito terá que ser o número dois (2). Abaixo veremos detalhadamente como configurar o CF-e e o Sistema GDOOR para fazer a leitura do código de barras.

 

 

 

Código do produto cadastrado com 6 dígitos na balança

 

        Este exemplo é usado na configuração quando os produtos de balança usam 6 dígitos no campo na balança. Antes de configurar o Programa de CF-e e cadastrar os produtos, configure o software da balança para usar 6 dígitos no código do produto.A configuração do Software da balança é de responsabilidade do fabricante da balança ou do representante que forneceu a balança.

 

gdoor14_nfce_configetiq01

 

        Na etiqueta temos:

  1 - Nome do Produto: PAO FRANCES kg

  2 - Unidade de Venda: KG

  3 - Preço por KG: R$ 6,30

  4 - Peso do produto: 0,446 Kg

  5 - Preço de Venda: R$ 2,81

  6 - Código de barras: 2260300002816 (neste código de barras está contido o preço do produto)

 

        O código de barras a seguir contém as seguintes informações:

 

gdoor14_nfce_configetiq02

 

gdoor14_nfce_configetiq03

 

        Sabemos agora quais são e como estão dispostas as informações no código de barras impresso pela balança. Para configurar o GDoor e NFC-e, siga os seguintes passos:

 

Entre no GDoor, clique no menu ESTOQUE. Cadastre o produto no estoque com as seguintes informações, conforme próxima tela:

 

        Código do Produto: Código interno sequencial com 6 dígitos e feito automaticamente pelo Sistema

        Código de Barras: Este código deverá conter de 7 dígitos. Tomando o exemplo da etiqueta anterior (6 dígitos), cadastre no código de barras: 2 (Dígito identificador de produto com código de barras da balança), 260300 código do produto, o mesmo código que estará (ou está) na balança (o código de barras ficará 2260300) O código de barras não precisa ser o mesmo código que o código interno do GDoor;

        Nome do Produto;

        Unidade de Medida: tem que ser KG;

        Quantidade em estoque;

        Preço unitário por KG;

        Validade (dias); Campo para informar o prazo de validade em dias do produto.

        Lembre-se de cadastrar também a parte de tributação do produto.

       

        Abaixo imagem do cadastramento do produto.

 

gdoor14_nfce_configetiq04

 

        Na imagem anterior, temos o exemplo de como cadastrar o produto para etiqueta usada como exemplo.

 

        Para configurar a leitura do código de barras no módulo de CF-e, siga os seguintes passos:

 

                 Na tela principal do CF-e, pressione F9 ou clique no botão SUPERVISOR (F9). Opte pela opção de Configuração. Na tela de configuração selecione a ABA Periféricos, e no quadro Código de barras com informação faça a configuração tomando como exemplo a etiqueta a seguir, e sabendo que nela está informado o valor do produto.

 

gdoor14_nfce_configetiq06

 

gdoor14_nfce_configetiq05

 

                 Tipo de informação contida no código: Marque a opção Valor. Esta informação faz com que o NFC-e saiba que o código de barras irá conter o valor do produto. Com isto, o sistema irá calcular automaticamente a quantidade do produto que será vendida (Preço da Etiqueta R$ 2,81 / Valor unitário R$ 6,30 = 0,446 KG). Caso o código de barras estivesse mostrando o peso do produto ao invés do preço, a opção marcada teria que ser Peso. Assim, o sistema multiplicará o peso informado no código de barras da etiqueta pelo valor unitário, (Peso do Produto 0,446 KG x Valor unitário R$ 6,30 = R$ 2,809 Valor total). O valor total pode apresentar variação de alguns centavos em relação a etiqueta e o preço apresentado na impressora, devido a configuração da balança e da impressora. Esta configuração consiste em truncar (só mostra duas casas decimais sem levar em consideração a terceira casa. Ex. R$ 2,809 será mostrado R$ 2.80) ou arredondar (só mostra duas casas decimais, mas leva em consideração a terceira casa, se a terceira casa for maior que 0,05 centavos, será acrescido um número na segunda casa Ex. R$ 2,809, será mostrado R$ 2,81). Verifique se a(s) balança(s) e a(s) impressora(s) esteja(m) com a mesma configuração, ambas truncando ou ambas arredondando.

                Digitos iniciais para identificar peso ou valor: Campo destinado a informar o(s) dígito(s) identificador(es) de produtos com código de barras com informação do preço ou peso (verificar configuração da balança). Como exemplo, temos o código de barras ao lado gdoor14_nfce_configetiq07 O primeiro dígito do código de barras será o dígito identificador de produtos pesáveis. O número informado neste campo terá que ser cadastrado como dígito inicial do código de barras do produto como mostrado no exemplo ao lado gdoor14_nfce_configetiq08.

                 Posição onde inicia a informação de peso ou valor: Campo para informar em qual posição do código de barras o sistema irá começar a ler a informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo gdoor14_nfce_configetiq09 temos o número 2 como dígito identificador e 260300 como código do produto. Estas informações não sofrerão mudanças, não importa quantas vezes o produto for vendido. Se somarmos a quantidade de dígitos do código de barras do produto, levando em consideração o dígito identificador (2) e também o código do produto (260300) teremos 7 dígitos. Como estas informações sempre irão sair na etiqueta, a informação do preço ou do peso do produto começará a partir do 8º dígito do código de barras gdoor14_nfce_configetiq10.

                 Tamanho da informação de peso ou valor: Neste campo é possível informar qual o tamanho da informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo dessa etiqueta, gdoor14_nfce_configetiq11o valor do produto é R$ 2,81, levando em consideração, que o último dígito do código de barras é sempre o dígito verificador (não deve ser contado no tamanho da informação), e que a informação do peso ou do preço começa na posição 8, sobram somente 5 dígitos para conter a informação do preço ou peso gdoor14_nfce_configetiq12.

                 Quantidade de casas decimais no peso ou valor: Campo para informar a quantidade de casas decimais usada na informação do peso do produto ou do preço de venda. Nessa etiqueta gdoor14_nfce_configetiq13 o valor do produto é R$ 2,81. Sabemos que a informação do preço ou peso dentro do código de barras tem 5 dígitos, começando no oitavo dígito do código de barras, e como o último dígito do código de barras (dígito verificador) não faz parte da informação do peso ou valor, temos então duas casas gdoor14_nfce_configetiq14. Podemos nesta configuração, ter na etiqueta um preço máximo de R$ 999,99. Caso no código de barras, estivesse contido o peso do produto ao invés do preço de venda, a quantidade de casas decimais seria 3, e o peso máximo seria de 99,999 Kg.

 

        Abaixo exemplo de venda de um produto pesado com a configuração citada.

 

g15_sat_eti1

 

        Podem ocorrer diferenças de R$ 0,01 entre o preços da etiqueta com o preço que é mostrado no sistema, esta diferença pode ocorrer caso a balança e a impressora não estejam configuradas igualmente (arredondamento e truncamento).

 

Código do produto cadastrado com 5 dígitos na balança

 

        Este exemplo é usado na configuração quando os produtos de balança usam 5 dígitos no campo na balança. Antes de configurar o Programa de NFC-e e cadastrar os produtos, configure o software da balança para usar 5 dígitos no código do produto. A configuração do Software da balança é de responsabilidade do fabricante da balança ou do representante que forneceu a balança.

 

gdoor14_nfce_configetiq16

 

        Na etiqueta temos:

  1 - Nome do Produto: PAO FRANCES kg

  2 - Unidade de Venda: KG

  3 - Preço por KG: R$ 6,30

  4 - Peso do produto: 0,446 Kg

  5 - Preço de Venda: R$ 2,81

  6 - Código de barras: 2260300002816 (neste código de barras está contido o preço do produto)

 

        O código de barras a seguir contém as seguintes informações:

 

gdoor14_nfce_configetiq17

 

gdoor14_nfce_configetiq18

 

        Sabemos agora quais são e como estão dispostas as informações no código de barras impresso pela balança. Para configurar o GDoor e NFC-e, siga os seguintes passos:

 

Entre no GDoor, clique no menu ESTOQUE. Cadastre o produto no estoque com as seguintes informações, conforme próxima tela:

                 Código do Produto: Código interno sequencial com 6 dígitos e feito automaticamente pelo Sistema.

                 Código de Barras: Este código deverá conter de 6 dígitos. Tomando o exemplo da etiqueta anterior (5 dígitos), cadastre no código de barras: 2 (Dígito identificador de                            produto com código de barras da balança), 26030 código do produto, o mesmo código que estará (ou está) na balança (o código de barras ficará 226030) O código de                            barras não precisa ser o mesmo código que o código interno do GDoor;

                 Nome do Produto;

                 Unidade de Medida: tem que ser KG;

                 Quantidade em estoque;

                 Preço unitário por KG;

                 Validade (dias); Campo para informar o prazo de validade em dias do produto.

                 Lembre-se de cadastrar também a parte de tributação do produto.

 

        Abaixo imagem do cadastramento do produto.

 

gdoor14_nfce_configetiq19

 

        Na imagem anterior, temos o exemplo de como cadastrar o produto para etiqueta usada como exemplo.

        Para configurar a leitura do código de barras no NFC-e, siga os seguintes passos:

                 Na tela principal do NFC-e, pressione F9 ou clique no botão SUPERVISOR (F9). Opte pela opção de Configuração. Na tela de configuração selecione a ABA Periféricos, e no quadro Código de barras com informação faça a configuração abaixo, conforme etiqueta a seguir.

 

gdoor14_nfce_configetiq20

 

gdoor14_nfce_configetiq21

 

                 Tipo de informação contida no código: Marque a opção Valor. Esta informação faz com que o NFC-e saiba que o código de barras irá conter o valor do produto. Com isto, o sistema irá calcular automaticamente a quantidade do produto que será vendida (Preço da Etiqueta R$ 2,81 / Valor unitário R$ 6,30 = 0,446 KG). Caso o código de barras estivesse mostrando o peso do produto ao invés do preço, a opção marcada teria que ser Peso. Assim, o sistema multiplicará o peso informado no código de barras da etiqueta pelo valor unitário, (Peso do Produto 0,446 KG x Valor unitário R$ 6,30 = R$ 2,809 Valor total). O valor total pode apresentar variação de alguns centavos em relação a etiqueta e o preço apresentado na impressora, devido a configuração da balança e da impressora. Esta configuração consiste em truncar (só mostra duas casas decimais sem levar em consideração a terceira casa. Ex. R$ 2,809 será mostrado R$ 2.80) ou arredondar (só mostra duas casas decimais, mas leva em consideração a terceira casa, se a terceira casa for maior que 0,05 centavos, será acrescido um número na segunda casa Ex. R$ 2,809, será mostrado R$ 2,81). Verifique se a(s) balança(s) e a(s) impressora(s) esteja(m) com a mesma configuração, ambas truncando ou ambas arredondando.

                 Dígitos iniciais para identificar peso ou valor: Campo destinado a informar o(s) dígito(s) identificador(es) de produtos com código de barras com informação do preço ou peso (verificar configuração da balança). Como exemplo, temos o código de barras ao lado gdoor14_nfce_configetiq22 O primeiro dígito será o dígito identificador de produtos pesáveis. O número informado neste campo terá que ser cadastrado como dígito inicial do código de barras do produto como mostrado no exemplo ao lado gdoor14_nfce_configetiq23.

                 Posição onde inicia a informação de peso ou valor: Campo para informar em qual posição do código de barras o sistema irá começar a ler a informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo gdoor14_nfce_configetiq24 temos o número 2 como dígito identificador e 26030 como código do produto. Estas informações não sofrerão mudanças, não importa quantas vezes o produto for vendido. Se somarmos a quantidade de dígitos do código de barras do produto, levando em consideração o dígito identificador (2) e também o código do produto (26030) teremos 6 dígitos. Como estas informações sempre irão sair na etiqueta, a informação do preço ou do peso do produto começará a partir do 7º dígito do código de barras gdoor14_nfce_configetiq25.

                 Tamanho da informação de peso ou valor: Neste campo é possível informar qual o tamanho da informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo dessa etiqueta, gdoor14_nfce_configetiq26 o valor do produto é R$ 2,81, levando em consideração, que o último dígito do código de barras é sempre o dígito verificador (não deve ser contado no tamanho da informação), e que a informação do peso ou do preço começa na posição 7, sobram somente 6 dígitos para conter a informação do preço ou peso gdoor14_nfce_configetiq27

                 Quantidade de casas decimais no peso ou valor: Campo para informar a quantidade de casas decimais usada na informação do peso do produto ou do preço de venda. Nessa etiqueta gdoor14_nfce_configetiq28 o valor do produto é R$ 2,81. Sabemos que a informação do preço ou peso dentro do código de barras tem 6 dígitos, começando no sétimo dígito do código de barras, e como o último dígito do código de barras (dígito verificador) não faz parte da informação do peso ou valor, temos então duas casas gdoor14_nfce_configetiq29 Podemos nesta configuração, ter na etiqueta um preço máximo de R$ 9.999,99. Caso no código de barras, estivesse contido o peso do produto ao invés do preço de venda, a quantidade de casas decimais seria 3, e o peso máximo seria de 999,999 Kg.

 

        Abaixo exemplo de venda de um produto pesado com a configuração citada.

 

g15_sat_eti1 (2)

 

        Podem ocorrer diferenças de R$ 0,01 entre o preços da etiqueta com o preço que é mostrado no sistema, esta diferença pode ocorrer caso a balança e a impressora não estejam configuradas igualmente (arredondamento e truncamento).

 

Código do produto cadastrado com 4 dígitos na balança

 

        Este exemplo é usado na configuração quando os produto de balança usam 4 dígitos no campo na balança. Antes de configurar o Programa de NFC-e e cadastrar os produtos, configure o software da balança para usar 4 dígitos no código do produto. A configuração do Software da balança é de responsabilidade do fabricante da balança ou do representante que forneceu a balança.

 

gdoor14_nfce_configetiq30

 

 

        Na etiqueta temos:

  1 - Nome do Produto: PAO FRANCES kg

  2 - Unidade de Venda: KG

  3 - Preço por KG: R$ 6,30

  4 - Peso do produto: 0,446 Kg

  5 - Preço de Venda: R$ 2,81

  6 - Código de barras: 2260300002816 (neste código de barras está contido o preço do produto)

 

        O código de barras a seguir contém as seguintes informações:

 

gdoor14_nfce_configetiq31

 

    Sabemos agora quais são e como estão dispostas as informações no código de barras impresso pela balança. Para configurar o GDoor e NFC-e, siga os seguintes passos:

 

Entre no Gdoor, clique no menu ESTOQUE. Cadastre o produto no estoque com as seguintes informações, conforme próxima tela:

        Código do Produto: Código interno sequencial com 6 dígitos e feito automaticamente pelo Sistema.

        Código de Barras: Este código deverá conter 5 dígitos. Tomando o exemplo da etiqueta anterior (4 dígitos), cadastre no código de barras: 2 (Dígito identificador de produto com código de barras da balança), 2603 código do produto, o mesmo código que estará (ou está) na balança (o código de barras ficará 22603) O código de barras não precisa ser o mesmo código que o código interno do GDoor;

        Nome do Produto:

        Unidade de Medida: tem que ser KG;

        Quantidade em estoque;

        Preço unitário por KG;

        Validade (dias): Campo para informar o prazo de validade em dias do produto.

        Lembre-se de cadastrar também a parte de tributação do produto.

 

        Abaixo imagem do cadastramento do produto.

 

g15_sat_eti1 (3)

 

        Na imagem anterior, temos o exemplo de como cadastrar o produto para etiqueta usada como exemplo.

        Para configurar a leitura do código de barras no NFC-e, siga os seguintes passos:

                 Na tela principal do NFC-e, pressione F9 ou clique no botão SUPERVISOR (F9). Opte pela opção de Configuração. Na tela de configuração selecione a ABA Periféricos, e no quadro Código de barras com informação faça a configuração abaixo, conforme etiqueta a seguir.

 

gdoor14_nfce_configetiq34

 

gdoor14_nfce_configetiq35

 

                 Tipo de informação contida no código: Marque a opção Valor. Esta informação faz com que o NFC-e saiba que o código de barras irá conter o valor do produto. Com isto, o sistema irá calcular automaticamente a quantidade do produto que será vendida (Preço da Etiqueta R$ 2,81 / Valor unitário R$ 6,30 = 0,446 KG). Caso o código de barras estivesse mostrando o peso do produto ao invés do preço, a opção marcada teria que ser Peso. Assim, o sistema multiplicará o peso informado no código de barras da etiqueta pelo valor unitário, (Peso do Produto 0,446 KG x Valor unitário R$ 6,30 = R$ 2,809 Valor total). O valor total pode apresentar variação de alguns centavos em relação a etiqueta e o preço apresentado na impressora fiscal, devido a configuração da balança e da impressora. Esta configuração consiste em truncar (só mostra duas casas decimais sem levar em consideração a terceira casa. Ex. R$ 2,809 será mostrado R$ 2.80) ou arredondar (só mostra duas casas decimais, mas leva em consideração a terceira casa, se a terceira casa for maior que 0,05 centavos, será acrescido um número na segunda casa Ex. R$ 2,809, será mostrado R$ 2,81). Verifique se a(s) balança(s) e a(s) impressora(s) esteja(m) com a mesma configuração, ambas truncando ou ambas arredondando.

                Dígitos iniciais para identificar peso ou valor: Campo destinado a informar o(s) dígito(s) identificador(es) de produtos com código de barras com informação do preço ou peso (verificar configuração da balança). Como exemplo, temos o código de barras ao lado gdoor14_nfce_configetiq36O primeiro dígito será o dígito identificador de produtos pesáveis. O número informado neste campo terá que ser cadastrado como dígito inicial do código de barras do produto como mostrado no exemplo ao lado gdoor14_nfce_configetiq37

                 Posição onde inicia a informação de peso ou valor: Campo para informar em qual posição do código de barras o sistema irá começar a ler a informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo gdoor14_nfce_configetiq38temos o número 2 como dígito identificador e 2603 como código do produto. Estas informações não sofrerão mudanças, não importa quantas vezes o produto for vendido. Se somarmos a quantidade de dígitos do código de barras do produto, levando em consideração o dígito identificador (2) e também o código do produto (2603) teremos 5 dígitos. Como estas informações sempre irão sair na etiqueta, a informação do preço ou do peso do produto começará a partir do 6º dígito do código de barras gdoor14_nfce_configetiq39

                 Tamanho da informação de peso ou valor: Neste campo é possível informar qual o tamanho da informação do peso do produto ou do preço de venda. No exemplo dessa etiqueta, gdoor14_nfce_configetiq40 o valor do produto é R$ 2,81, levando em consideração, que o último dígito do código de barras é sempre o dígito verificador (não deve ser contado no tamanho da informação), e que a informação do peso ou do preço começa na posição 6, sobram somente 7 dígitos para conter a informação do preço ou peso gdoor14_nfce_configetiq41
                 Quantidade de casas decimais no peso ou valor: Campo para informar a quantidade de casas decimais usada na informação do peso do produto ou do preço de venda. Nessa etiqueta, gdoor14_nfce_configetiq42 o valor do produto é R$ 2,81. Sabemos que a informação do preço ou peso dentro do código de barras tem 7 dígitos, começando no sexto dígito do código de barras, e como o último dígito do código de barras (dígito verificador) não faz parte da informação do peso ou valor, temos então duas casas gdoor14_nfce_configetiq43 Podemos nesta configuração, ter na etiqueta um preço máximo de R$ 99.999,99. Caso no código de barras, estivesse contido o peso do produto ao invés do preço de venda, a quantidade de casas decimais seria 3, e o peso máximo seria de 9.999,999 Kg.

 

        Abaixo exemplo de venda de um produto pesado com a configuração citada.

 

gdoor14_nfce_lctoetiq03

 

        Podem ocorrer diferenças de R$ 0,01 entre o preços da etiqueta com o preço que é mostrado no sistema, esta diferença pode ocorrer caso a balança e a impressora não estejam configuradas igualmente (arredondamento e truncamento).


 

E-mail

 

        ABA com as opções de configurações de E-mail para envio do XML\VENDAS do programa de CF-e.

 

g15_sat_email

 

        A aba de Configuração de E-mail está dividida em quadros para melhor organização.

 

gdoor14_nfce_configemail01

Nesta aba é possível configurar a forma de Envio, se será feita por Servidor Próprio ou por E-mail Padrão.

 

        Caso seja marcada a opção de E-mail Padrão, o sistema automaticamente enviará o e-mail pelo gerenciador de e-mail´s padrão instalado na máquina, com o usuário utilizado nesta configuração.

 

 

 

        Caso utilizada a opção Servidor Próprio, abrirão as configurações referentes ao servidor conforme detalhado abaixo:

 

       E-mail: Endereço de e-mail que será utilizado para envio dos arquivos.

        SMTP: Endereço do servidor SMTP para envio das mensagens.

        Usuário: Usuário utilizado para envio do e-mail.
        Exige conexão segura (SSL): Marcar esta opção caso o servidor exija conexão segura (SSL).

        Conexão criptografada (TSL): Marcar esta opção caso o servidor utilize conexão criptografada (TSL).

        Porta: Porta utilizada pelo servidor para envio do e-mail.

        Senha: Senha do usuário configurado.

 

        Enviar Automatico no final da venda: Caso esta opção esteja marcada, o e-mail será enviado diretamente sem que seja solicitada intervenção do usuário ao final de cada venda.

 

        Testar: Botão utilizado para testar as configurações feitas.

 

 

g15_sat_con_ema

Nesta aba serão configuradas as informações que irão no título (Assunto) e no corpo (conteúdo) do e-mail.

 

        A configuração do campo de Conteudo é toda feita na linguagem HTML, portanto para alteração das informações sugerimos que o usuário tenha conhecimento desta linguagem para garantir o perfeito funcionamento das funções. Em ambos os campos pode-se utilizar campos do sistema para que ele busque automaticamente as informações e jogue no e-mail criado. Essas informações devem ser colocadas entre colchetes [NomeCampo].

       

        Abaixo segue a mensagem padrão utilizada pelo GDOOR caso haja necessidade de copiá-la novamente:

 

<html><head> <title>Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor</title> </head> <body> <div align="center"><table border="0" cellpadding="0" cellspacing="15" align="center" bgcolor="#F8F8F8" bordercolor=#e8e8e8" style="border: 1 solid #e8e8e8" width="85%"><tr vlign="top"><td><p align="center"> <font face="Arial" size="4"><b>NFC-e - Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor</b></p><hr><p> <font face="Arial" size="2">Caro cliente,<br><br> A <b>[EMITENTE]</b> esta enviando por este email a NFC-e de número <b>[NUMERO]</b> com chave de acesso <b>[CHAVE]</b>.<br> Anexo a este Email segue o arquivo XML para armazenamento e o arquivo em PDF para impressão da referida nota.<br> Consulte a nota no site da fazenda: (<a href="[LINK_CONSULTA]" target="_blank">Consulta NFC-e<a>).<br> <br><br>Atenciosamente,<br><b>[EMITENTE]</b></font></p></p></td></tr></table><div><br></body> </html>

 


 

TEF

 

       A solução GDOOR possui a opção de uso de TEF no módulo de CF-e, atualmente compatível com TEF DIAL e SITEF.

       Opção de configuração do TEF DIAL:

       

g15_sat_tef_1

       

       Opção de configuração do SITEF:

 

       g15_sat_tef_2        

 

 

MF-e Ceará

 

       Antes de qualquer procedimento é necessário que você já tenha adquirido o equipamento de MFE e esteja devidamente autorizado pela SEFAZ do seu estado para realizar a emissão dos documentos. Sobre a liberação do seu equipamento é necessário verificar diretamente com sua contabilidade.

       O procedimento na solução GDOOR PRO é simples e fácil:

       1º - É necessário que o seu GDOOR PRO esteja devidamente atualizado;

       2º - Instale o Integrador Fiscal, disponível no site da SEFAZ: http://cfe.sefaz.ce.gov.br/mfe/informacoes/downloads

 

       Após, é necessário configurar o Integrador:

 

       1º - Liberar permissão de Administrador para o .exe do Integrador;

       2º - Código de Validação do Aplicativo Comercial, está disponível no “Painel de Suporte” na opção “Ass. SAT”;

       3º - O campo caminho do AC, deve ser preenchido  da seguinte forma: C:\GDOOR Sistemas\GDOOR PRO\SAT.exe

       gpro_mfe

       

       Instalação do SAT

       

       1º - Instalar os drivers do SAT;

       2º - Conectar o equipamento SAT;

       

       Configuração no GDOOR:

 

       1º - No PDV_server, efetuamos a ativação do SAT. Se foi alterada a pasta de instalação do Integrador, devem ser modificadas as pastas de Entrada e Saída.

       2º - O sistema efetuará então a configuração e ativação do SAT;

       Caso a assinatura não esteja vinculada ao SAT, basta efetuar o download da assinatura no “Painel de Suporte” na opção “Ass. SAT” e colocar o arquivo na pasta do GDOOR PRO.

 

       No SAT.exe, ao entrar no Supervisor > Configurações > TEF, temos a configuração do MFE para os pagamentos com cartão. Configure o caminho das pastas de entrada e saída do        integrador, Chave de Acesso fornecido pelo SEFAZ , nº do Estabelecimento, também o cadastro das máquinas POS onde devemos informar o nº de série da máquina, o Adquirente,        CNPJ do adquirente e se o POS é integrado ao SEFAZ.

       

       Seleção do tipo de documento:

       gpro_mpe_1

 

       Ativação de equipamento SAT:

       gpro_mpe_2

       

       Configuração T.E.F:

       gpro_mpe_3

 

       Emissão da Venda:

 

       O primeiro procedimento para emissão da venda permanece o mesmo usado no frente de caixa. A diferença será na venda de cartão com máquina POS. Ao finalizar a venda, será        apresentada a tela para informar os dados do pagamento POS, se o número de série selecionado for integrado ao SEFAZ a opção “Solicitar Pagamento” e “Informar dados” serão        apresentadas.

       A opção “Solicitar Pagamento” efetuará a comunicação com o SEFAZ e ficará aguardando os dados enviados pela máquina POS, já a opção “Informar dados” abre um cadastro para        que seja informado manualmente os dados do pagamento que foi efetuado na máquina POS. Para o caso do POS não integrado, o sistema vai abrir a tela de “Informar Dados”.

 

       Após um pagamento via Cartão TEF ou POS o sistema deve enviar ao SEFAZ estes dados, após a autorização da venda será enviado uma “Resposta Fiscal”, caso não consiga, esse        pagamento fica pendente no sistema e será acusado no topo da tela de CAIXA LIVRE, basta clicar sobre ele para que seja enviado, ou acesse o menu Supervisor -> MFE Pagamentos.

       

       gpro_mpe_4

       

 

       *O Integrador da SEFAZ do Ceará pode sofrer atualizações que não são de responsabilidade da GDOOR Sistemas, portanto esse tutorial pode ter pequenas diferenças com as telas        de instalação e configuração.