Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos auxiliares >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Conexão TXT

cab_conexao


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       O módulo de Conexão TXT agora é um módulo externo ao retaguarda, e mais facilmente monitora as movimentações pela rede sem comprometer o desempenho do sistema. O nome        "Conexão TXT" foi mantido para preservar o que já era conhecido pelos usuários, no entanto, a comunicação não é mais feita por meio de arquivos de texto, e sim, arquivos binários.

       Diferentemente do retaguarda, o Conexão TXT precisa ser configurado primeiro nos terminais, para que estes sejam localizados posteriormente no servidor.

       Vale lembrar que ao efetuar o uso deste recurso é necessário que o terminal possua uma instalação completa (SERVIDOR), desta forma, ao configurar o recurso da Conexão TXT        deverá definir qual o computador será terminal e qual será servidor.

       Ao iniciar pela primeira vez, será solicitado o tipo de conexão que será estabelecida no computador em questão, e as opções são as seguintes:

 

conexao14_inicio

 

1 - Servidor de arquivos TXT: Este é o tipo de conexão que deve ser escolhido no computador que for o servidor;

2 - Terminal de trabalho: Demais computadores devem ter este tipo de conexão.

 


 

Servidor de arquivos TXT

 

       Selecionando esta opção o sistema irá monitorar os demais computadores e suas pastas para troca de informações. Ao inicializar, o sistema informará que não foi encontrado nenhum terminal configurado, e a tela inicial fica assim:

 

conexao14_server_tela_inicial

 

Botão Ativar

       Ativa a comunicação por meio de arquivos caso existam terminais configurados. Quando a conexão for ativada, o sistema ficará monitorando o banco de dados e a pasta compartilhada. Cada alteração será enviada para as pastas e o sistema tratará de aplicar no banco de dados. Deste modo, quando a conexão direta dos terminais com o servidor cair, os arquivos irão acumulando nas pastas, até que a conexão seja retomada e o sistema possa atualizar o banco de dados.

 

Botão Novo terminal

       Cria um terminal especificado pelo usuário. Ao clicar neste botão, será solicitado o nome do computador a ser adicionado. Neste caso, deve-se informar o nome do computador ou então o IP do mesmo. É necessário que o terminal a ser configurado tenha a Conexão TXT já configurada como terminal. Ao clicar em "OK" o sistema irá localizar o nome ou IP informado na rede interna, não necessariamente no mesmo grupo de trabalho e, caso encontre, o mesmo ficará adicionado ao painel de terminais:

conexao14_server_novo_nome

 

conexao14_server_novo_adicionado

 

       Os terminais listados no painel podem ter as seguintes aparências:

 

conexao14_azul

 

Indica que o terminal foi apenas adicionado, mas a conexão não está ativa e não pode verificar o status.

conexao14_verde

 

A conexão está ativa e o terminal em questão está on-line.

conexao14_cinza

 

A conexão está ativa, mas o terminal em questão está desligado ou desconectado da rede.

conexao14_vermelho

 

A conexão está ativa, o terminal foi adicionado, está conectado, mas o sistema não conseguiu copiar algum arquivo ou não conseguiu encontrar uma das pastas compartilhadas.

 

Botão Localizar Terminais

       Faz uma busca pela rede apenas no grupo de trabalho do computador atual, e adiciona todos os que encontrar. Esta busca pode ser demorada, porque o sistema precisa percorrer toda a rede em busca de computadores que tenham o Conexão TXT configurado como terminal. Caso durante a busca o sistema indicar que encontrou o número máximo de computadores de sua rede e ainda continuar buscando, clique em "Cancelar" para que a busca seja interrompida, neste caso, os computadores já localizados serão adicionados ao painel de terminais.

 

conexao14_server_localizar

 


 

Botão Opções

conexao14_opcoes_gerais

       Guia Gerais:

Iniciar com o Windows: Inicializa o programa juntamente com o sistema operacional ao ligar o computador.

Tipo de conexão txt: Indica se o computador é o servidor ou terminal. É a mesma solicitação feita na primeira abertura do sistema, que pode ser alterada por aqui.

 

       Guia Banco de dados:

Apresenta a tela para indicar a localização do banco de dados.

 


Terminal de trabalho

       Os terminais precisam ser configurados antes do servidor, pois o servidor só vai encontrar computadores já configurados como terminais. Ao inicializar o Conexão TXT em modo Terminal, será apresentada a seguinte tela:

conexao14_terminal

 

       A tela acima mostra o nome do terminal, que é o que deve ser informado ao adicionar um novo terminal no servidor. O botão "Ativar" ficará monitorando qualquer alteração no banco de dados nas tabelas que são usadas pelo Frente de Caixa, como as de cadastros e de vendas. O botão "Opções" mostra a tela de configuração já apresentada anteriormente.