Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos de movimentação > Módulos externos > GFood >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Comandas Monitor

cab_comandas


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       GFood Monitor é um aplicativo que fará o controle das impressões dos pedidos, tanto do GFood, como do GFood Móvel.

 

 

gdoor14_comandasmovel_monitor01

 

        1. Departamentos monitorados no computador;

        2. Número da mesa a qual se refere o pedido;

        3. Tempo decorrido desde que o pedido foi feito;

        4. Quantidade do pedido;

        5. Produto solicitado;

        6. Marcar como pronto. Clicando nesta opção, o pedido será eliminado da lista;

        7. Enviar para impressão. Caso tenha impressora configurada para o setor, será impresso o pedido;

        8. Abre a tela de configurações;

        9. Finaliza o programa;

        10. Adicionais ao produto

 

Como funciona?

 

       O sistema deve ficar aberto o tempo todo. Ele ficará monitorando todos os pedidos feitos para até quatro departamentos: Cozinha, Copa/Bar, Entrega e outro que pode ser personalizado. A separação das impressões será feita por grupo, cada grupo terá um departamento, e cada departamento pode ter uma impressora diferente ou apenas usar um monitor, que pode ser touch screen.

       Pelo monitor, é necessário ter uma pessoa para operar e definir os pedidos como prontos. Se tiver uma impressora em cada departamento, é possível configurar o sistema para impressão automática.

       Como a configuração é gravada localmente, e não no banco de dados, cada computador pode ter uma configuração diferente.

 

Opções

 

       É possível efetuar algumas configurações para a utilização do Comandas Monitor, como por exemplo, efetuar e destinar a impressão de pedidos para uma determinada impressora.

       Na próxima tela temos a opção de inserir novos departamentos e impressoras correspondentes, ou também, destinar que um determinado grupo seja impresso em determinada impressora.

 

gdoor14_comandasmovel_opcoesgerais

 

 

     

        Quadro para definir o que será monitorado no computador. O Comandas Monitor de cada computador receberá somente as impressões para os departamentos marcados.

        No exemplo, somente as impressões destinadas à churrasqueira não serão mostradas ou impressas no computador que possuir essa configuração.

        O último campo a ser monitorado é um departamento que pode ser criado. No exemplo foi utilizado 'churrasqueira', mas como outro exemplo, poderia ser 'pizzaria'.

 

 

Quadro para definir o que o sistema fará com os pedidos de cada departamento. A impressão será feita na impressora definida para o departamento, geralmente é definida uma impressora 40 colunas não fiscal. Se o campo estiver em branco, o pedido apenas será exibido na tela.

        Imprimir automático: Assim que o aplicativo receber um pedido monitorado, este será impresso automaticamente na impressora configurada para o setor.

        Marcar como pronto ao imprimir: Após enviar para a impressão, o pedido já é definido como pronto automaticamente e tirado da lista.

 

        Essas duas últimas opções marcadas são úteis nos casos onde o restaurante utiliza o Comandas Monitor apenas para fazer as impressões automaticamente. Assim, cada pedido recebido é impresso automaticamente e também definido como pronto.

 

        Nota importante: existem impressoras não fiscais que, ao serem instaladas, emulam uma porta serial, como por exemplo Daruma. No gerenciador de dispositivos ficará listada a 'Daruma Printer', porém, será criada a porta COM10, por exemplo.

        Ao selecionar a impressora para o departamento, no caso citados acima, deve ser selecionada a porta emulada (COM10), e não o driver da impressora (Daruma Printer). Se for selecionado o driver a impressão sairá desconfigurada.

 

gdoor14_comandasmovel_impmatri         Caso a impressora utilizada seja uma impressora Matricial, marque esta opção para que o layout de impressão se adeque ao modo de impressão matricial.

 

gdoor14_comandasmovel_grupos      

Aqui serão definidos os grupos de cada departamento. É possível definir mais de um grupo para o departamento, basta criar uma nova linha usando a seta direcional para baixo, selecionar o departamento e o grupo.

        Na seleção de grupos, existem as opções 'Sem grupo', que irá monitorar para o departamento selecionado os produtos que não têm grupo definido, e 'Outros', que monitora os produtos que estão em todos os grupos, exceto os que já foram definidos para algum departamento.