Navegação:  Tópicos da Ajuda > Dicionário técnico >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Certificado digital

cab_dicionario


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações online e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Com este dispositivo, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações dos usuários, empresas e instituições na rede.

 

  Importante!

      A GDOOR não comercializa o certificado digital, ele pode ser adquirido em outras instituições, que podem ser indicadas pela contabilidade da empresa.

 

 

Qual é a diferença entre certificados A1 e certificados A3?

       A3 - Certificados digitais A3 são certificados digitais portáveis, que são armazenados em cartão inteligente e utilizados por meio de uma leitora que permite o acesso ao certificado em vários computadores diferentes. Apresentam nível de segurança superior.

       O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada ficará armazenada no cartão ou token protegida por senha de acesso, impedindo tentativas de acesso de terceiros. Com o cartão inteligente ou o token, você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.

       A1 - Certificados digitais A1 são certificados digitais válidos por 1 (um) ano, que ficam armazenados no próprio computador do cliente, por isso, não são portáveis. Recomendamos ao cliente que esse tipo de certificado tenha uma cópia de segurança (backup) em disquete, ou em outra mídia portável.

       O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada fica armazenada no seu computador, devendo, obrigatoriamente, ser protegida por senha de acesso. Este certificado só poderá ser instalado no mesmo computador em que foi efetuada a solicitação. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano.

 

  Nota

      Tanto o certificado A1 como o A3 são compatíveis com o GDOOR, apesar de alguns apresentarem incompatibilidade com o sistema operacional, o que deve ser verificado com o suporte da certificadora.

 

 


 

Como verificar se o certificado está instalado?

 

       No seu teclado, pressione simultaneamente as teclas de logotipo do Windows e a tecla R:

outros_teclado

 

       Digite "control" e clique em OK ou pressione Enter. Será aberto o Painel de Controle do Windows.

dicionario_executar_control

 

       Na janela que abrir, certifique-se de que a exibição do painel de controle esteja por ícones, e localize o item "Opções da Internet":

dicionario_control_op_internet

 

       Acesse a guia "Conteúdo" e clique no botão "Certificados":

dicionario_certificado_op_internet

 

       Será aberta a lista de certificados disponíveis no computador. O certificado emitido para sua empresa precisa estar listado na guia "Pessoal", e sem nenhum outro certificado de CNPJ sendo exibido, caso contrário, poderão haver conflitos na hora do envio da NF-e ou NFC-e.

dicionario_certificado_lista