Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos auxiliares > Gerador de arquivos fiscais > Suporte >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Suporte ao GFiscal - Cadastro de Reduções Z

cab_gfiscal


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Esta opção ainda existe no sistema porque foi modificada a maneira com que os arquivos fiscais são gerados, no que diz respeito às movimentações pelo ECF. No cadastro de Reduções Z existe a função Recuperar Z (será explicada mais abaixo), que faz a migração dos dados para as novas tabelas de onde serão buscadas as informações. Também, em alguns casos, a impressora fiscal pode não retornar os dados corretos das Reduções Z, fazendo com que haja a necessidade de fazer ajustes.

       Para acessar o arquivo de Redução Z, basta acessar o executável do GFiscal (GFISCAL15.exe), este localizado no diretório onde o GDOOR 2016 esta instalado, escolher a opção SINTEGRA/ Redução Z, conforme a tela seguinte:

 

g15_acesso_rz

 

       Após teremos acesso aos dados referentes aos registros de Redução Z.

 

       gfiscal14_reducoes_lista_hilight

1. Abre o cadastro de uma nova Redução Z. Só deve se incluído um registro manualmente caso não haja possibilidade de fazer a recuperação da movimentação;

 

2. Abre a Redução Z selecionada para alteração de dados. Também pode ser usado o duplo clique do mouse;

 

3. Abre o assistente de recuperação de movimentação;

 

4. Fecha o cadastro de Reduções Z e volta para a tela anterior;

 

5. Listagem das Reduções;

 

6. Opções de filtros a serem aplicados na lista de Reduções. Ao fazer qualquer seleção, clique novamente no botão "Filtrar";

 

7. Clicando no botão no canto direito da tela, os totais da listagem são exibidos ou ocultados.

 


 

       Ao abrir um registro para alterar uma Redução Z ou adicionar, a tela abaixo será exibida:

gfiscal14_reducoes_alterar_hilights

1. Apaga a Redução Z aberta;

 

2. Salva alterações e retorna para a lista de Reduções;

 

3. Cancelar alterações e retorna para a lista de Reduções;

 

4. Cabeçalho da Redução Z, são os dados que identificam a Redução;

 

5. Recuperar informações do banco de dados referentes à Redução Z aberta;

 

6. Informações e valores encontrados no corpo da Redução Z.

 

Nesta tela é possível alterar dados das Reduções Z, caso haja necessidade. Ela também será apresentada em branco caso seja um registro novo.  As informações constantes no cadastro de Reduções Z são as seguintes:

 


Quadro 1

 


Número de série: Número de série de fabricação da impressora. Esta informação consta no rodapé de cada documento emitido, ao lado da inscrição FAB:.

 

Modelo ECF: Modelo da impressora fiscal, também consta no rodapé do documento impresso pela impressora fiscal.

 

Loja: Representa o número da loja em que o emissor de cupom fiscal está instalado. Encontrado no rodapé de todos os documentos emitidos pelo ECF, identificado por "LJ". Não pode ser informado zero.

 

Caixa: Representa o número do caixa do ECF. Ao ser lacrada, cada ECF terá um número de caixa. Por exemplo, se a loja tiver 3 caixas, os ECFs serão numerados de 1 até 3.  Encontrado no rodapé de todos os documentos emitidos pelo ECF, identificado por "ECF". Não pode ser informado zero.

 

Data: Data do movimento da Redução Z em questão. Na Redução Z, é apresentada no início do documento, logo após o título "REDUÇÃO Z", identificada por "MOVIMENTO DO DIA". Caso não tenha essa identificação, considera-se a data logo acima do título.

 


Quadro 5

 


COO Inicial: Contador de Ordem de Operação inicial. É o número do primeiro documento fiscal emitido no dia.

 

COO Final: Contador de Ordem de Operação Final. É o número do último documento fiscal impresso no dia, ou seja, a própria Redução Z.

 

Contador de Reduções Z (CRZ): Número de Reduções Z emitidas até a atual. Este número é sequencial e único, não pode ser zero.

 

Reinício de Operação (CRO): Cada vez que é feita alguma alteração ou troca na MFD do ECF, ela é reiniciada, e é incrementado este número. Também será mostrado na redução Z.

 

Venda Bruta (VB): Valor da venda bruta diária efetuada na impressora fiscal, somando todos os valores, mesmo os cancelamentos e descontos, adicionando sempre ao total geral de vendas do ECF.

 

Grande Total (GT): Também chamado de Totalizador Geral, é a soma do valor de todas vendas brutas já efetuadas na impressora fiscal desde o momento de sua lacração. Esta informação consta apenas na Redução Z, e a cada redução que tenha venda bruta maior que zero, este valor será maior.

 


Quadro 6

 


Cancelamentos: Valor dos cancelamentos feitos no dia.

 

Descontos: Valor dos descontos concedidos no dia, tanto nos itens, quanto no total do cupom.

 

Substituição: Valor de vendas feitas de produtos sujeitos à substituição tributária. Identificado na Redução Z na seção dos totalizadores fiscais, pelo nome de F1.

 

Isento: Valor de vendas feitas de produtos com isenção do ICMS. Identificado na Redução Z na seção dos totalizadores fiscais, pelo nome de I1.

 

Não incidência: Valor de vendas feitas de produtos com não tributados pelo ICMS. Identificado na Redução Z na seção dos totalizadores fiscais, pelo nome de N1.

 

Total (60A): Soma total dos totalizadores fiscais relacionados acima destes campos.

 

       Todas as informações desta tela precisam ser digitadas. Ao gravar as informações, o sistema vai verificá-las para que elas sejam gravadas corretamente. A seguir, um exemplo de uma redução Z com as informações solicitadas na tela de cadastros:

reducao_z


 

       Recuperar Movimentação

       Esta função faz com que o sistema recupere informações para os registros referentes a movimento por ECF para os arquivos fiscais, com base no arquivo gerado pela função Recuperar Movimentação, no menu Supervisor do Frente de Caixa. O procedimento é o seguinte:

       Certifique-se de que o Frente de Caixa e o GFiscal estejam atualizados. Faça a conferência no tópico de Atualizações.
       Abra o programa Frente de Caixa, acesse o menu Supervisor - Recuperar Movimentação e selecione o período do mês a ser recuperado. A geração deste arquivo pode ser demorada, pois é o arquivo TDM que está sendo gerado. A geração deste arquivo é feita pela DLL do ECF e consiste em fazer o download da MFD completa da impressora para o computador, depois é selecionada a movimentação do período selecionado anteriormente. Aguarde até que o procedimento seja concluído.
       Ao concluir a geração, será mostrada a tela com opções para abrir o arquivo, abrir a pasta onde o arquivo foi gerado, ou então salvar no banco de dados. Esta última opção vai abrir o GFiscal e iniciar imediatamente o procedimento de recuperar a movimentação.

 

       Para prosseguir com a recuperação, o sistema vai solicitar o valor do GT na tela abaixo:

 

gfiscal14_reducoes_recuperar


Este valor precisa ser informado manualmente porque o arquivo gerado pelo ECF não o traz. O sistema tenta localizar o valor em algum registro já existente no banco de dados e sugere este valor na tela. No entanto, é necessário conferir na Redução Z impressa da data que é mostrada na tela. Caso não tenha acesso a esta Redução Z, pode localizar emitindo um espelho da MFD pelo Frente de Caixa, no menu Supervisor (F9).

Após inserir o valor, clique em "Iniciar" para que o sistema faça a recuperação das informações.

 

 

  Nota

      Caso o usuário tenha emitido Reduções Z zeradas (sem movimento fiscal no dia), o sistema trará por padrão a opção de não recuperá-las, pois não são necessárias.