Navegação:  Tópicos da Ajuda > Módulos auxiliares >

Ajuda - Solução GDOOR PRO

 
Backup

cab_backup


Página Anterior Retornar ao Tópico Principal Próxima Página

       Qual a importância de se fazer backup? Esta questão também pode ser interpretada de outro modo: qual a importância dos seus dados? Assim, deve-se pensar o que aconteceria com seu trabalho se o disco rígido do computador ou servidor fosse danificado e todos os arquivos lá armazenados fossem perdidos? Refletindo sobre estas perguntas você pode analisar a seriedade de um backup bem feito.

 

O que é fazer backup?

       É fazer uma cópia de todos os dados importantes do sistema, tudo compactado em um único arquivo para que, numa eventual perda dos dados originais (exclusão acidental, corrupção dos dados, acidentes naturais, queda de energia, entre outros), você possa restaurar esses dados (através do backup).

 

Onde armazenar os dados salvos?

       Devem ser levados em consideração o volume de dados que precisam ser armazenados e a periodicidade de renovação do backup. A escolha da mídia dependerá desta análise. Alguns exemplos de mídias de armazenamento de backup: discos rígidos, CD/DVDs, pen drives, servidor de armazenagem remoto acessado via FTP, etc.

       É recomendável armazenar os backups em pelo menos dois lugares: um interno à empresa (por exemplo, um disco rígido em outro micro, acessível pela rede), que permita fazer uma restauração rápida (por exemplo, recuperar um arquivo que tenha sido inadvertidamente apagado) e outro que possa ser armazenado fora das dependências da empresa (CD/DVDs, fitas magnéticas, etc), de maneira a deixar os dados a salvo de problemas físicos que destruam não só os dados originais, mas também o backup interno (furto, incêndio, etc).

       O Gerenciador de Backup da solução GDOOR permite, além de fazer e restaurar backups, o agendamento de backup para que seja efetivado automaticamente em determinado horário ou data. Abaixo, detalhamos as funções deste importante auxiliar.

 

gdoor14_backup

       Para abri-lo, clique no botão "Backup" na tela inicial do GDOOR:

 

  Nota importante

      Para fazer o backup do GDOOR, o gerenciador de Backup deve ser executado no computador onde está o banco de dados do sistema (Servidor).

 

          Fazendo um backup

 

backup14_backup_hilights

       

 

            Na guia Backup existem as opções Fazer backup agora, restaurar um backup e agendar um backup, a seguir iremos detalhar cada uma delas.

           Ao clicar em Fazer backup agora, teremos:

 

 

 

          gpro_bac_ago

 

 

1. Local e nome do arquivo de destino. O arquivo não precisa existir, basta apenas definir um nome para que o sistema salve o arquivo;

 

2. Adicionar arquivo a ser salvo juntamente com o backup, pode ser incluído qualquer arquivo, existente no seu computador. Para remover um arquivo da lista, basta selecioná-lo e pressionar a tecla Delete;

 

3. Adicionar uma pasta para salvar juntamente com o backup. Um exemplo é a pasta Resposta, que é onde são armazenados os arquivos XML. Ao incluir uma pasta, a tela abaixo é mostrada. Selecione a pasta e no campo "Máscara" determine a extensão dos arquivos que devem ser adicionados. Com o conteúdo '*.*', como já vem por padrão, todos os arquivos da pasta serão adicionados. Com a opção "Incluir subpastas" marcada, serão adicionados os arquivos das pastas que estiverem dentro da pasta selecionada, caso contrário, apenas os arquivos na raiz da pasta selecionada serão adicionados.

 

 

backup14_backup_adiciona_pasta

 

4. Lista dos arquivos e pastas já incluídos para serem salvos no backup;

 

5. Limpa o nome do backup e a lista de arquivos para criar novamente;

 

6. Iniciar o backup.

 

 


        Restaurando um backup

 

backup14_restaurar_arquivo_selecionado_hilights

       

 

      Na guia Restaurar existem as seguintes opções:

 

Restaurar na pasta GDOOR: Para fazer uso deste campo basta clicar na seta para baixo e selecionar o backup desejado e clicar em restaurar.
Restaurar em outra pasta: Será aberto um segundo campo com a possibilidade de selecionar o arquivo de backup, inclusive em pen drives e outros dispositivos, após selecionar o arquivo basta clicar em restaurar.

 

 

 


        Agendando um backup

 

backup14_agendar_hilights

       Referente ao agendamento é possível:

 

Definir o nome do backup;
Definir o período desejado inserindo apenas uma vez, todos os dias ou toda a semana, além da possibilidade de definir o horário desejado.
Quando o backup estiver ativo o ícone a seguir estará presente nos ícones ocultos do sistema operacional.

 

                        backup14_agendar_tray

 


 

Novo agendamento de backup:

 

backup14_agendar_novo_hilights

       A tela de novo agendamento tem as seguintes divisões:

 

1. Definição do nome do agendamento;

 

2. Local onde será salvo o backup agendado;

 

3. Histórico de backup no diretório. No exemplo da imagem, ao atingir o limite de 30 arquivos de backup dentro da pasta, o sistema começará a excluir os mais antigos, mantendo no máximo os 30 backup dentro da mesma pasta;

 

4. Marcando esta opção, deve selecionar uma data e horário únicos para realização do backup. Neste caso, depois de feito o backup, o agendamento será eliminado;

 

5. Com esta opção marcada, selecione um dia da semana e um horário, depois clique no botão "Adicionar" (destacado em verde). É possível adicionar mais dias da semana e mais horários para o mesmo dia, assim como adicionar várias vezes o mesmo dia ou horário. Exemplo: para cada dia da semana, adicione um backup para as 18hs, e todo dia neste horário, caso o Gerenciador de backup esteja aberto, será executada uma cópia de segurança;

 

6. Lista de arquivos e pastas que sempre serão salvos neste backup;

 

7. Salvar o agendamento;

 

8. Cancelar e voltar para a tela anterior.

 

       Ao executar um backup agendado, será aberta uma pequena janela logo acima do relógio do Windows, que mostrará o arquivo que está sendo compactado e uma barra de progresso:

backup14_agendar_agendado_executando